Muitos empresários que são novos ou inexperientes com marketing online assumem que SEO e mídia social não estão relacionados, com cada um operando independentemente um do outro e exigindo objetivos separados e distintos. SEO e marketing de mídia social orgânico realmente trabalham juntos de várias maneiras para enviar sinais ao Google. Empresas com altos sinais sociais tendem a ter posições altas nos motores de busca. De acordo com o Relatório de Fatores de Classificação de Reinicialização da Searchmetrics: “Os sites mais bem classificados nas classificações do Google exibem muito mais sinais sociais do que todas as outras páginas. Isso se deve principalmente à sobreposição entre os sites das marcas com forte desempenho nas redes sociais e as primeiras posições atribuídas pelo Google.”
Aqui estão 4 maneiras pelas quais as mídias sociais podem trazer mais visitantes ao seu site e melhorar o SEO geral:
1. Criação de links
Quando se trata de SEO, o Google adora duas coisas: conteúdo e links de alta qualidade. Quanto mais compartilhamentos nas mídias sociais você tiver, mais oportunidades as pessoas terão de ver seu conteúdo e criar um link para ele. Não importa se é Twitter, LinkedIn, Pinterest ou Facebook. Se você tem conteúdo de alta qualidade que ganha força nas mídias sociais, é mais provável que receba links de outros sites. Embora os links de entrada de seus compartilhamentos de mídia social não tenham o mesmo impacto que os links autênticos de sites de alta qualidade, eles podem influenciar sua taxa de rejeição e engajamento de tempo no site, o que influencia o SEO.
A mídia social também é uma ótima maneira de facilitar um pouco a rede e a divulgação para a criação de links. Tente usar sites de mídia social para encontrar oportunidades de prospecção de links e construir relacionamentos com outras pessoas e empresas ativas em seu setor.
2. Promoção de Conteúdo
Não há melhor maneira de melhorar a autoridade do seu site do que oferecer aos visitantes uma experiência de alta qualidade, e isso é resultado de fornecer um ótimo conteúdo em seu site. Uma das principais funções das mídias sociais é o compartilhamento de conteúdo. Promover seu conteúdo de alta qualidade nas mídias sociais oferece outra oportunidade de entregar esse conteúdo.
3. Conhecimento da marca
Em junho de 2017, a SEMrush publicou um relatório que estudou mais de 600 palavras-chave para determinar o que realmente afeta os resultados da pesquisa. O fator de classificação número um foi o tráfego direto para um site – o tráfego direto geralmente se correlaciona com o reconhecimento da marca, pois essas pessoas já conhecem sua empresa. A mídia social é uma ótima ferramenta para aumentar o reconhecimento da marca, pois oferece acesso direto ao seu público-alvo. Publicar conteúdo útil, responder a perguntas ou comentários e participar de conversas da comunidade ajudam a aumentar o reconhecimento da marca. Além disso, opções pagas, como anúncios e postagens patrocinadas, oferecem uma oportunidade de atingir um público-alvo ainda maior.
4. Engajamento
O conteúdo que recebe muito engajamento nas plataformas de mídia social terá uma boa classificação nos tópicos abordados. Se você é uma empresa local, o SEO local deve ser uma prioridade. A mídia social pode ajudar a atrair visitantes locais para seu site e enviar sinais positivos para os mecanismos de pesquisa. Aqui estão 10 maneiras de aumentar o engajamento da sua empresa nas mídias sociais.
Mesmo que a mídia social não seja um fator direto de classificação do Google, há uma forte correlação com o SEO. É também uma das melhores maneiras de promover conteúdo e ser encontrado online. Que é, em última análise, o que é SEO.