Remarketing nada mais é do que uma estratégia de marketing digital em que os anúncios aparecem mais de uma vez para os usuários que em algum momento demonstraram interesse pelo produto ou serviço no site da marca.
Existem inúmeras estratégias de marketing digital e cada uma delas é voltada para um propósito. Por exemplo, o marketing de conteúdo tem o objetivo de atrair pessoas organicamente para o site da empresa.
Também serve para nutrir os leads gerados pelo negócio ao longo de todo o funil de vendas. Mesmo que os propósitos iniciais sejam diferentes, no fim das contas, o objetivo é vender.
Uma das maiores práticas da atualidade é conhecida como remarketing, sendo um anúncio que é veiculado para as mesmas pessoas que recentemente mostraram interesse por um produto visualizado no site.
Também pode ser um produto que a pessoa viu em um anúncio, mas o que realmente importa para a estratégia é atrair a atenção de pessoas que estão bem perto de finalizar a compra.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar o que é remarketing, quais são seus benefícios, qual é sua importância e como investir nessa estratégia.
Conceito de remarketing
Remarketing é uma estratégia que tem o objetivo de aumentar as conversões de uma marca, e faz isso exibindo anúncios para uma pessoa que já demonstrou interesse por um produto ou serviço anteriormente.
De acordo com informações mostradas pela plataforma de anúncios do Google, apenas 3% dos visitantes de uma loja virtual fazem a conversão imediatamente e isso é ainda mais difícil quando se trata de vendas complexas.
O remarketing entra nesse processo para que uma empresa de inspeção dimensional de caldeiraria e tubulação possa ter um contato mais íntimo com o consumidor, enviando mensagens personalizadas.
Isso é importante para que ele lembre a oferta e pense sobre a possibilidade de compra, visto que estará cada vez mais convencido sobre as vantagens de fechar negócio.
É interessante pensar nessa estratégia como um tipo de follow-up voltado para as estratégias de marketing digital.
De acordo com dados mostrados pela AgilOne em uma pesquisa, 58% das pessoas gostam de receber e-mails notificando sobre os produtos que visitaram no site e que estão em liquidação.
Além disso, 51% dizem que gostam de e-mails personalizados e tratamento vip, assim como 51% dos compradores entre 25 e 34 anos gostam de receber e-mails sobre abandono de carrinho.
Também um estudo realizado pela MIT mostrou que as chances de reengajar um potencial cliente reduzem em 10% se o follow-up for realizado mais de 1 hora depois que a pessoa interage no site.
Benefícios do remarketing
Investir em remarketing traz muitos benefícios para um fabricante de biombo curvo e qualquer outro tipo de negócio, e dentre os que mais se destacam estão:
Marca a mente do cliente
Existem muitas razões que levam uma pessoa a desistir de navegar em um site e fazer uma compra, como atender a uma chamada do trabalho, e acabam esquecendo de retornar para a pesquisa.
De acordo com a Adobe, 30% dos usuários reagem de maneira positiva para anúncios redirecionados, portanto, uma empresa pode lembrar as pessoas sobre um interesse anterior, usando esse tipo de anúncio.
Melhora a segmentação
Os maiores benefícios de investir em remarketing é que o anúncio é extremamente segmentado, sendo enviado diretamente para aqueles que demonstraram interesse nos produtos ou serviços.
De acordo com o próprio Google, é possível criar diferentes listas de remarketing que podem ser trabalhadas dessa forma, como no caso de pessoas que colocam alguma coisa no carrinho mas não finalizam a compra.
Se isso acontecer, a empresa pode criar anúncios de remarketing que oferecem desconto especial para o usuário, pois isso trará mais incentivo para que o potencial cliente resolva comprar.
Converte mais clientes
Quando alguém encontrou o caminho até o site da empresa e se expôs à marca, significa que a organização foi capaz de superar um grande obstáculo comercial e se conectar com as pessoas.
Por meio de uma boa estratégia de remarketing, o negócio aumenta as chances de transformar o cliente em potencial em uma venda propriamente dita.
Um fabricante de esticador de arame apicultura consegue oferecer condições para que as pessoas procurem o que precisam, algo que pode aumentar em 60% as chances de venda entre pessoas do grupo selecionado.
Mais do que lembrar o usuário sobre algum produto ou serviço, pode levá-lo novamente até a página de onde saiu. Supondo que a última visita foi na página de preços, o anúncio de remarketing volta a pessoa para ele.
Aumenta o foco nos anúncios
Outro grande benefício dessa estratégia é o fato de que consegue segmentar diretamente para aqueles que realizaram uma ação e expressaram interesse no produto ou serviço.
De acordo com o Google, o fornecedor de torta salgada de frango para festa pode criar várias listas de remarketing que são aplicadas em casos específicos, como no caso de pessoas que colocaram alguma coisa no carrinho mas não finalizaram.
Também é possível criar anúncios de remarketing que trazem desconto especial para o segmento do usuário ou para pessoas que concluíram uma ação esperada.
Ajuda a economizar
Uma vez que a empresa consegue gerar impactos nas pessoas certas, vai gastar muito menos do que investindo em ações que levam o nome da marca para qualquer um.
Mesmo que o custo total dependa de um bom planejamento de marketing, existem diversos outros recursos que ajudam a economizar.
Uma clínica especializada em laudo hidrogeológico, por exemplo, pode combinar o marketing com segmentação contextual e garantir que tudo seja apresentado a clientes em potencial relevantes.
Importância do remarketing
Investir em remarketing é muito importante porque, muitas vezes, o consumidor não faz uma compra assim que tem o primeiro contato com o produto ou serviço, principalmente quando essa interação acontece na internet.
O objetivo da técnica é aumentar a conversão, usando uma comunicação mais íntima entre a empresa e o cliente, de modo a convencê-lo a fechar uma compra. Por isso, essa ação consegue:
- Atrair o usuário;
- Oferecer os produtos certos;
- Influenciar a decisão de compra;
- Vender.
Mas para aproveitar todas as possibilidades que ela traz, é fundamental saber colocá-la em prática do jeito certo.
Dicas para fazer remarketing
Existem diferentes plataformas que podem ser usadas para aplicar o remarketing e uma delas é a rede de display do Google. Ela reúne um grupo de sites parceiros que oferecem espaços para trabalhar com banners e imagens diferentes.
Seu objetivo é impactar os usuários, com base na estratégia definida para o remarketing. É nesse momento que o usuário vai ver um banner ou uma pop-up sobre o produto que acabou de visualizar.
Mas também existe o remarketing na rede de pesquisa, totalmente focado na página de resultados do Google e por meio dele é possível criar anúncios em um formato padrão e com texto limitado.
Quando a pessoa pesquisar novamente sobre um assunto, como rede de ar comprimido em pvc, se depara com links dos anúncios no topo da página de resultados.
Essa estratégia é uma das melhores para aumentar as chances de conversão, por isso, é usada por negócios dos mais variados tipos.
Também existe a opção de fazer remarketing por e-mail, e ao contrário do que algumas pessoas pensam, esse canal é de alta adesão.
As estratégias de marketing por e-mail são efetivas e rendem ótimos resultados, podendo funcionar por meio do disparo de mensagens personalizadas, considerando cada grupo de usuários.
É possível investir em anúncios na caixa de entrada do e-mail e assim estabelecer uma comunicação direta com o potencial cliente, lembrando sobre o produto de seu interesse.
As redes sociais também são ótimas plataformas para isso, e um fabricante de conversor de energia pode usar o Facebook para divulgar seus produtos.
É assim que os usuários serão impactados por publicações patrocinadas sobre a marca, enquanto estiverem navegando pelos canais. Só que para aproveitar seus benefícios, é importante usar ferramentas de terceiros.
Independentemente de qual plataforma a organização vai usar, é fundamental que ela conheça muito bem sua audiência e saiba em qual momento da jornada de compra a pessoa está.
Um fabricante de aparelho de ultrassonografia hospitalar pode se comunicar com pessoas que estão se conscientizando sobre o assunto ou com aquelas que já consideram a compra de um produto ou serviço.
Na etapa da compra em si, o usuário é convertido e já na fidelização passa a ser um cliente que será trabalhado pelo negócio para fazer compras futuras.
Considerações finais
Não é porque uma pessoa deixou alguns produtos no carrinho que ela simplesmente não vai adquirir a mercadoria. Por alguma razão, os usuários pesquisam produtos e serviços e acabam não comprando, mas não deve ser visto como caso perdido.
Justamente por isso existe o remarketing e ele deve ser usado para facilitar a comunicação com pessoas que demonstraram interesse e que precisam apenas de um estímulo para finalizar a compra.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.