Market Share

Market Share: aprenda a calcular sua participação no mercado

É um objetivo comum entre as empresas conquistar a melhor posição possível dentro dos seus mercados. O problema é que tal meta costuma ser compartilhada entre todas as companhias de um setor, existindo uma disputa para conquistar o seu Market Share.

 

E isso trata-se de algo que pode ser visto em relação aos mais diversos tipos de empreendimentos, tratando-se de uma disputa comum entre companhias dentro do setor industrial, por lojas de roupas em um shopping ou até carrocinhas na frente de um estádio.

 

Essa concorrência pode acabar sendo até mesmo positiva em relação ao público, fazendo assim com que cada empresa tenha que se esforçar ao máximo para garantir com que a melhor experiência seja oferecida aos seus clientes, para ganhar sua preferência.

 

Compreender esse tipo de situação é algo que pode fazer com que um fornecedor de chapa dobrada em u, cujo público se encontra no setor industrial é conquistar um certo destaque dentro desse segmento enquanto concorrentes lutam para estar em evidência.

 

Tal situação apresentada aponta para a importância sobre como gerenciar um negócio da melhor maneira possível, a ponto de que ele não só conquiste uma boa performance frente ao seu público, mas que tal desempenho chegue também à sua posição em um mercado.

 

De fato, para alguns negócios conquistar uma pequena parcela de público já se mostra o suficiente, principalmente quando falamos de projetos que acabam de surgir dentro de um segmento repleto de concorrentes, mas para outros a situação é diferente.

 

Pode acontecer que para quem trabalha com serviço de manutenção de grupo gerador, ocupar uma posição no mercado não seja o suficiente para o seu negócio, principalmente por se tratar de segmento que precisa de altos recursos para responder ao setor industrial.

 

Para ambos os modelos citados, é importante estar atento à situação do seu mercado, assim como está sendo dividida a posição entre as empresas que atuam dentro de tal segmento, de forma assim a identificar o sucesso ou até mesmo fracasso de um negócio.

 

Nesse sentido, quando olhamos para a realização de análise é importante saber quais são os números alcançados em relação a uma métrica que conhecemos como market share. 

Afinal, do que trata o Market Share?

Esse tipo de conceito é importante para os mais diversos tipos de empreendimentos, tratando-se de forma geral da posição que ele ocupa dentro de um mercado específico, levando em conta a quantidade de vendas que podem ocorrer nesse espaço.

 

Diante disso, é possível associar o conceito de market share a uma ideia de fatia de mercado. Ou seja, qual é a porcentagem de vendas que uma empresa pode conquistar, tendo como comparação os seus concorrentes de mesmo segmento.

 

Então, estamos falando do percentual de vendas que um fornecedor específico de mangueira ordenhadeira consegue conquistar dentro do seu mercado, em comparação com as encomendas que possam estar sendo feitas junto aos seus concorrentes.

 

A partir desse tipo de análise, é possível compreender um pouco mais sobre a performance comercial de um negócio, reconhecendo o potencial ao qual sua empresa pode chegar, tendo como inspiração os números alcançados pelo líder do seu segmento.

 

Agora, para realmente compreender a realidade do seu market share, apontando para o seu sucesso no mercado ou para os desafios que devem ser ultrapassados para crescer em sua área, é preciso antes saber como esse tipo de cálculo pode vir a ser realizado.

Como se calcula o seu market share

Para entender o seu número de vendas, basta contar com um sistema organizado que tenha anotado todas as transações feitas por um negócio. 

 

Por outro lado, olhar para esses números de forma isolada não aponta realmente para a performance geral de uma empresa.

 

Caso busque compreender qual é o real desempenho de quem fornece blister articulado dentro de um mercado específico é preciso recorrer ao cálculo do market share, uma fatia comercial que pode ser identificada a partir da conta a seguir.

 

Primeiro, é preciso pegar o total de vendas de uma empresa, seja em termos de unidade ou valores, e então, dividir pelo número máximo de vendas do seu setor como um todo, com tal índice sendo multiplicado por 100 para chegar a um valor percentual.

 

Trata-se de um cálculo bastante simples, que depende apenas do conhecimento em cima dos números de uma companhia e de todo o segmento onde ela se encontra.

 

No entanto, tal conta aponta apenas para um market share geral, existindo outros modelos que podem ser analisados, tratando-se cálculos que trabalham com métricas específicas, sendo elas:

 

  • Receita;
  • Unidade;
  • Clientes;
  • Relativo.

 

Para quem fornece relé de proteção ou peças automotivas, é importante reconhecer as diferenças associadas a cada um desses modelos, para saber como medir a sua parcela de mercado da melhor maneira possível.

Market Share de Receita

Trata-se de um modelo de medição sobre a sua participação no domínio do mercado feito a partir do total da receita conquistada. 

 

Ou seja, é usado o lucro conquistado por uma empresa em comparação com esse mesmo tipo de valor alcançado pelos concorrentes no mercado.

Market Share de Unidade

É um modelo de market share que também é usado como um cálculo tradicional. No entanto, ao invés do valor conquistado, ele lida justamente com a quantidade de itens vendidos, de forma independente ao valor de seus produtos, entre outras variáveis.

Market Share de Cliente

Caso o sucesso de quem venda encoder rotativo, por exemplo, ou qualquer outro equipamento depende da sua quantidade de clientes. 

 

Esse é um cálculo de fatia do mercado que pode ser feito em cima dessa informação, apontando o percentual de clientes que a companhia pode conquistar.

Market Share Relativo

Essa última versão do market share conta com um sistema um pouco mais complexo, tendo como referência os números alcançados pela companhia dominante dentro do seu segmento. Diante disso, é possível comparar sua performance contra tal companhia.

 

A partir desse cálculo, é possível até mesmo compreender o quanto falta para que o seu negócio possa vir a dominar o seu segmento, tendo como referência e desafios os números obtidos por tal líder específico de mercado, sendo preciso analisar o contexto de cada setor.

 

Com a ajuda dessas contas, é possível compreender qual é a sua posição dentro de um mercado, observando o seu domínio dentro de um setor. Sendo possível a partir disso focar em ações que levem ao crescimento ou até mesmo manutenção dos seus negócios.

 

Agora, se o seu objetivo é especificamente de conquistar um aumento em relação ao seu market share, existem algumas ações que devem ser colocadas em prática.

Maneiras de aumentar o seu market share

De forma a garantir que sempre que alguém precise de iluminação de emergência seja a sua companhia aquela a ser contactada, aumentando assim o seu controle de mercado, pode ser necessário adotar algumas táticas, sendo possível citar dentre elas:

Entender o seu mercado

Cada segmento conta com seus respectivos desafios e demandas, sendo importante para um negócio ter uma compreensão clara sobre tudo isso, de forma a destacar características que possam levar ao maior reconhecimento dentro desse seu setor.

Investir em tecnologia

A partir das ferramentas disponíveis, é possível não só otimizar sua produção e seus serviços, como também realizar um cálculo de market share de forma cada vez mais complexa, permitindo não só se destacar, como também reconhecer esse tal destaque.

Oferecer a melhor experiência

Para se certificar de que uma audiência opte pelos serviços que uma companhia oferece em comparação às outras opções de mercado, é preciso oferecer algo único, permitindo assim, a conquista de uma maior domínio dentro de seu segmento.

Olhar para os seus preços

Agradar o seu público é o principal comportamento capaz de levar ao sucesso de um negócio. No entanto, existem outros fatores que também devem ser levados em conta, tal como a questão da precificação, o que pode afetar diretamente o seu número de vendas.

Adote uma segmentação

Em mercados mais disputados pode ser difícil conquistar uma fatia maior de público, com uma opção para se destacar nesse cenário. Sendo então a decisão de adotar uma maior segmentação, tal como um serviço de adesivo jateado para vidro apenas à uma região.

 

Trabalhar com diferentes canais de venda, olhando para a internet, por exemplo, é também uma maneira de conseguir se destacar frente a um segmento específico, com tudo isso podendo então levar à uma melhor performance, ampliando o seu market share.

 

Diante de tudo isso, é importante sempre acompanhar qual é o seu nível de desempenho comparado a tudo aquilo que se encontra no mercado, de forma a garantir a melhor performance possível, conquistando uma fatia que garanta o seu sucesso.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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