nome de marca

5 dicas para criar um bom nome para marca

Criar um nome para marca pode ser uma tarefa muito difícil, já que essa é a porta de entrada do seu negócio.

Isso acontece porque criar um nome único e interessante não é uma tarefa tão simples, onde exige muito trabalho, criatividade e pesquisa, além de precisar se atentar a detalhes, como a facilidade de pronunciar, escrever e de se lembrar.

Dessa forma, desde uma empresa de manutenção de caldeiras na Bahia até uma farmácia em Santa Catarina precisam pensar bem antes de decidir um nome, a fim de optar por um que não cause dúvida ou insegurança no consumidor ao falar ou escrever.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre como criar um bom nome para a sua marca, se atentando a etapas essenciais no processo e evitando erros muito comuns, principalmente para iniciantes.

O que é naming?

O termo naming, ao ser traduzido para o português, significa “nomear”, entretanto, ele representa muito mais do que isso, sendo um conjunto de técnicas para o desenvolvimento de nomes de marcas.

Essa estratégia utiliza uma série de fatores, como o setor de atuação da organização, o público-alvo que ela atende e entre muitos outros atributos importantes e que devem sempre ser levados em consideração ao criar um nome para o seu negócio.

Por exemplo, fabricantes de transformador podem atender outras empresas, efetuando negócios B2B, ou business to business e, por esse motivo, podem obter algumas características em seu nome enquanto outras não.

Quais são os tipos de naming?

Dentre as diversas estratégias que existem para a composição de um nome de uma marca, algumas se sobressaem das outras, sendo assim mais usadas, transferindo uma maior clareza para sintetizar a mensagem da marca.

Com isso, dentre alguns dos recursos mais utilizados na construção de um excelente naming para um negócio, estão: abreviações, siglas e acrônimos, composições, descritivos, experiência, inventados, patronímicos, toponímicos, sugestivos, entre muitos outros.

Abreviações

A utilização de abreviações é uma técnica muito comum no momento de criar um nome para uma marca, uma vez que ele pode compor um nome curto e com sentido.

Por exemplo, uma empresa de assessoria aduaneira pode abreviar o nome “assessoria” para “ass.” e juntar com o nome da empresa, fornecendo uma maior clareza sobre a função do seu negócio.

Siglas e acrônimos

O uso de siglas também é muito comum na criação de nomes de marcas, proporcionando uma maior facilidade para a pronúncia de uma instituição, principalmente em companhias que possuem nomes muito extensos.

Composições

A tática da composição é basicamente a junção de duas ou mais palavras para compor o nome da marca, como uma empresa que fornece gerador para eventos, pode modificar o nome para “geraeventos”, sendo uma palavra de rápida associação e fácil pronúncia.

Descritivos

Os nomes descritivos são aqueles que descrevem exatamente o produto ou o serviço como ele é e que é oferecido pela marca atuante.

Existem muitos exemplos existentes, onde o nome da empresa descreve exatamente o que ela faz, onde um exemplo para isso seria se um negócio se chamasse “serviço de corte a laser”, descrevendo assim exatamente a sua função.

Experiência

Uma marca também pode refletir uma experiência significativa ao cliente, onde o seu nome pode refletir a isso, marcando assim a mente do consumidor e sendo, futuramente, lembrado.

Normalmente, essa estratégia é utilizada em estabelecimentos que fornecem serviços, tendo um contato direto com o cliente, ou produtos que possuam uma marca que transmita um estilo de vida do consumidor.

Por exemplo, uma loja que organiza e comercializa equipamentos para festas, como Tendas para alugar, pode possuir um nome como “momentos”, lembrando a função de uma festa em marcar a vida das pessoas através de pequenos momentos e recordações.

Inventados

Os nomes inventados geralmente partem de uma metáfora, fazendo referências e comparações de seus produtos ou serviços com outros elementos que tragam sensações felizes ao cliente e possuam uma boa sonoridade.

Patronímicos

Os patronímicos, possuindo esse nome por fazer referência ao termo “patrocinadores”, são os nomes de empresas que são baseadas no sobrenome do dono ou de sua família, sendo muito usado antigamente.

Toponímicos

Muito semelhante à estratégia anterior, o toponímico é a nomeação de uma empresa onde a sua referência é a cidade de origem do negócio, onde ele foi criado.

Por exemplo, uma empresa de aplicação de botox em São Paulo pode simplesmente possuir o nome de “Botox de São Paulo”.

Sugestivos

Os nomes sugestivos são aqueles que se conectam com algum atributo do produto, insinuando, já no nome, que esse é o melhor do mercado nesse quesito.

5 dicas de como criar um nome para marca

Como já mencionado, criar um nome para uma empresa pode ser muito difícil, por isso representa o modo como ela será conhecida no mercado.

Dessa forma, confira a seguir cinco dicas fundamentais para criar um ótimo nome para a sua marca, onde esses são:

  • Levante o perfil do público-alvo da marca;
  • Entenda as necessidades de comunicação da marca;
  • Analise os territórios onde a marca vai operar;
  • Identifique a estratégia de visibilidade da marca;
  • Analise os aspectos jurídicos.

Essas são algumas das principais dicas para conseguir sair de um dos primeiros passos para tornar a sua marca realidade.

1 – Levante o perfil do público-alvo da marca

O primeiro passo de qualquer estratégia em um negócio é identificar o seu público-alvo e analisar o seu comportamento, interesses e entre muitas outras características que impactam diretamente na sua relação com eles.

Com isso, é possível compreender se uma loja com um nome mais sofisticado irá fazer um maior sucesso ou se é necessário utilizar um nome mais popular.

Por exemplo, se você vende Cabo singelo, você deve decidir se pretende comercializar em grandes lotes, para companhias de alto porte, ou se prefere vender para pequenos empreendimentos de bairro.

Dessa forma, é possível tomar decisões mais assertivas, levando sempre em consideração primeiro o cliente.

2 – Entenda as necessidades de comunicação da marca

Para definir o nome da sua marca, você também deve levar muitos outros fatores em consideração, como se perguntar qual é o intuito do negócio.

Assim, questionamento como quem é a empresa ou o serviço, quais os seus valores, diferenciais, personalidade e entre muitas outras perguntas devem ser levantadas.

Esses são aspectos que ajudam a compreender ainda mais os motivos que o fizeram abrir essa empresa e quais os pontos que o sobressaem da concorrência.

3 – Analise os territórios onde a marca vai operar

Um fator muito importante a ser considerado são os territórios onde a sua marca irá atuar, podendo funcionar apenas no Brasil ou em outros países.

Além disso, até mesmo a mudança de cidade pode impactar profundamente na forma de interação com o seu cliente, uma vez que cada região possui uma cultura um pouco diferente.

Isso acontece porque as marcas prontas para o exterior enfrentam barreiras, como a linguagem que deverá ser excedida, a percepção, o entendimento, entre muitos outros elementos que devem ser analisados.

4 – Identifique a estratégia de visibilidade da marca

Atualmente, existem muitos meios de comunicação diferentes ou o nome da sua marca pode ser veiculado e, por esse motivo, é muito importante se atentar ao local em que a sua empresa será mais divulgada e comunicada.

Com isso, você possui um maior controle em relação aos efeitos do ambiente sobre a marca e vice-versa, onde o espaço não afetará o nome e o nome não afetará o espaço.

5 – Analise os aspectos jurídicos

Por fim, mas talvez o mais importante, durante o processo criativo para o nome da sua empresa, também é essencial que você se atenha a todos os aspectos jurídicos que o envolvem.

Isso se deve porque os aspectos jurídicos de probabilidade de registro e proteção são de suma relevância. O segmento em que a marca irá atuar transmite uma ideia de como criar o seu nome, onde existe uma maior facilidade em designar o que pode ser registrado ou não.

Ao identificar esse fator logo no início da jornada de criação ajuda que o nome seja mais forte e original e, principalmente, que ele seja exclusivo para a companhia.

Com isso, você também deve sempre efetuar uma pesquisa de mercado, com o intuito de verificar os nomes que já estão em circulação, garantindo assim a originalidade no seu nome.

Dicas bônus

Existem ainda muitas outras dicas que podem o ajudar a encontrar o nome ideal para o seu negócio, onde essas são:

  • Escolha um nome segundo o ramo da empresa;
  • Evite combinações de nomes;
  • Tente transparecer um sentimento com o cliente ou trabalho exercido;
  • Procure simplificar;
  • Criatividade.

Essas são apenas algumas das dicas que podem ser usadas por você para o orientar na criação do nome do seu negócio e assim dar vida ao seu estabelecimento.

A escolha do nome ideal pode ser muitas vezes difícil, por precisar resumir as suas atividades e atrair os clientes, entretanto, é importante lembrar que esse é apenas um dos vários elementos que proporcionam o sucesso para uma organização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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