Se você conhece marketing, muito provavelmente já ouviu falar da sua versão digital e das diferentes modalidades, como é o caso do marketing de conteúdo, que dentro do ambiente online é uma das maiores tendências para as empresas que almejam benefícios satisfatórios com baixos investimentos.
Isso porque, a principal premissa deste tipo de marketing é justamente conseguir atrair os consumidores e público-alvo, com o objetivo de não ter que ir atrás deles. Para isso, a principal isca nesta pesca é a produção de conteúdos de interesse para o consumidor que sejam não só de qualidade como também relevantes.
Se você não entendeu ainda e quer saber mais, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do marketing de conteúdo, mesmo sem ter formação em um curso de propriedade intelectual, por exemplo, e entenda seus principais benefícios para uma marca, objetivos e estratégia, para que consiga se destacar no mercado.
Quais os objetivos dessa estratégia?
O principal objetivo desse tipo de estratégia é justamente conseguir trazer o público-alvo até a marca sem precisar ir atrás dele, assim como já mencionado anteriormente.
Para conseguir esse objetivo, as estratégias do marketing digital usam como isca o conteúdo. Esse por sua vez pode ser texto, foto, vídeo, entre outras mídias.
Na verdade, o que realmente vai importar não é o formato do conteúdo, mas ele em si. Ou seja, é preciso que seja bem pensado, estruturado e planejado, já que ele vai ser a isca da pesca.
Para isso, precisa ser algo que chame a atenção do seu público-alvo de tal maneira a levá-lo a tomar a atitude almejada por você.
Vale a pena destacar, que nesse cenário, mesmo sem formação em um curso oratória online, por exemplo, a companhia consegue não só conquistar novos clientes, como também construir uma imagem sólida no mercado, já que devido a seus conteúdos de qualidade poderá ser avistada como autoridade no assunto.
O que é o marketing de conteúdo?
Uma vez que foi possível compreender os objetivos desse tipo de marketing, fica ainda mais fácil entender sua definição.
Pois bem, o marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente, para atrair e capturar uma audiência definida, além do objetivo final que é fazer o consumidor realizar alguma ação que gere lucros.
Dessa forma, assim como é possível resumir um curso de design de interiores online, para resumir essa estratégia é possível defini-la como uma isca que se baseia na produção de materiais com alta qualidade, focando-se em um objetivo e público-alvo.
Ou seja, é possível dizer que qualquer conteúdo rico que não tenha como objetivo fazer publicidade e seja produzido por uma marca é Marketing de Conteúdo.
Vale destacar que nesse cenário, também é uma possibilidade a integração do marketing de conteúdo com outros tipos de marketing para potencializar os resultados.
Como planejamos essa estratégia?
Assim como qualquer outro tipo de estratégia, seja no marketing ou em uma formação em gestão de pessoas ead, para conseguir bons resultados, não basta uma boa estratégia, mas também um bom planejamento.
Portanto, avalie algumas questões como as mencionadas a seguir, que te ajudarão a realizar um bom planejamento de marketing de conteúdo:
- Entenda seu cliente;
- Escolha os seus canais;
- Seja original;
- Resolva o problema do seu visitante;
- Faça a manutenção das suas redes.
O conjunto de ações irá resultar em melhores resultados, por isso aprimore seus processos para números se manterem estáveis a curto, médio e longo prazo.
Por que devemos utilizar o marketing de conteúdo?
Por último, mas definitivamente não menos importante, chegou a hora de descobrir por que esse tipo de marketing é vantajoso.
Entre os vários motivos, podemos destacar pontos como a necessidade de baixos investimentos, já que para produzir bons conteúdos digitais não é preciso grandes produções.
Além disso, alguns outros benefícios desse tipo de estratégia são:
- Maior conexão com o cliente através de um vínculo;
- Construção do vínculo para criar a fidelização com a empresa;
- Aumento das vendas;
- Melhor relacionamento com o cliente através do conteúdo;
- Ganho de credibilidade para a empresa;
- Crescimento da visibilidade e engajamento;
- Estratégia econômica.
Em geral, é possível afirmar que escolher esse tipo de estratégia é o mesmo que entrar para a melhor faculdade de gestão financeira, quando se tem interesse nesse tipo de formação. Ou seja, com o marketing de conteúdo, sua companhia só tem a ganhar.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
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