negócio

Negócio B2B ou B2C: saiba a diferença e em qual investir

Sempre que alguém vai começar um novo empreendimento, uma das decisões mais importantes a serem tomadas é escolher o modelo de negócio ideal.

Entre os modelos de negócio mais comuns estão o B2B, sigla para Business-to-Business, e também o B2C, que significa Business-to-Consumer.

Os dois contam com as suas próprias vantagens e desvantagens, e é importante entender cada uma das diferenças entre eles antes de tomar uma decisão.

Isso porque ao conhecê-los se torna mais fácil escolher o modelo de negócio ideal para a empresa que vende carro porta cabo, por exemplo. 

Neste texto, será discutido o que é o modelo de negócio B2B e B2C, quais são as suas diferenças e, por fim, em qual dos dois investir.

O que é um modelo de negócio B2B?

O modelo de negócio B2B envolve uma companhia que vende produtos ou serviços para outras empresas fazerem a comercialização desses produtos ou serviços para o público.

Em outras palavras, é uma empresa distribuidora de materiais hidráulicos que atende a outras empresas que fabricam produtos hidráulicos com esses materiais, por exemplo.

Nesse modelo, o comprador na maioria das vezes é uma organização que está comprando produtos ou serviços para uso em suas próprias operações comerciais. Isso pode incluir uma ampla variedade de produtos ou serviços, como:

  • Suprimentos de escritório;
  • Equipamentos de TI;
  • Equipamentos industriais;
  • Serviços de consultoria.

Uma das principais características do modelo de negócio B2B é que as vendas são geralmente feitas em grandes quantidades e envolvem contratos feitos a longo prazo.

As empresas que vendem para outras empresas, muitas vezes, trabalham com clientes de longo prazo, o que lhes permite desenvolver relações de negócios muito mais profundas e também muito mais duradouras.

Além disso, as vendas no modelo B2B costumam ter um valor extremamente mais alto do que as vendas realizadas no modelo de negócios B2C.

Isso significa que essas transações têm um impacto muito mais significativo no faturamento de uma empresa que vende endereço fiscal para ecommerce, por exemplo.

Em que consiste um modelo de negócio B2C?

Já o modelo de negócio B2C, por outro lado, envolve um tipo de corporação que vende produtos ou serviços diretamente para o consumidor final.

Isso significa que a empresa está vendendo seus produtos ou serviços para pessoas que os usarão em sua vida pessoal, em vez de usá-los em suas operações comerciais e vendê-los para os clientes.

Uma das características que mais chama a atenção nesse tipo de modelo de negócio B2C é que as vendas são na maioria das vezes feitas em pequenas quantidades.

As organizações que vendem para os consumidores finais geralmente lidam com uma grande quantidade de transações de menor valor.

Isso tudo significa que elas precisam atrair um grande número de clientes para obter uma receita significativa ao vender portão automático pivotante, por exemplo.

Além disso, a fidelidade do cliente também está entre alguns dos pontos mais importantes no modelo de negócios que leva o nome de B2C.

Até porque quando os clientes estão satisfeitos, eles são mais propensos a retornar para futuras compras e recomendar a empresa para amigos, familiares e até conhecidos.

O chamado marketing de indicação, ou marketing de boca a boca, segue sendo até hoje um dos melhores marketings de atração de clientes que existe no meio, e um dos mais buscados por empresas de diversos segmentos diferentes.

Isso porque as pessoas costumam confiar muito mais em uma marca quando alguém que já usou seus serviços, ou produtos de acupuntura para bursite de quadril, os aprovou e os recomenda.

Diferenças entre B2B e B2C

Existe uma série de diferenças notáveis entre os modelos de negócio B2B e B2C. A seguir, será possível conhecer algumas das que se qualificam como mais significativas:

Público-alvo

O modelo B2B atende a várias outras empresas, enquanto o modelo B2C atende somente ao consumidor final que efetivamente usará o produto ou serviço oferecido pelo negócio.

Tamanho da venda

Como já mencionado, as vendas no modelo B2B, geralmente, envolvem grandes quantidades e são de um valor muito mais alto.

Já as vendas no modelo B2C, na maioria das vezes, envolvem pequenas quantidades e são de menor valor comparadas ao modelo B2B.

Estratégias de marketing

As estratégias de marketing no modelo B2B são mais focadas em criar relacionamentos de longo prazo com os clientes, enquanto no modelo B2C são mais focadas em atrair novos clientes.

Mesmo que o modelo B2C também tenha o desejo de criar essa relação a longo prazo com o público, a estratégia fica em segundo plano quando o assunto é atrair clientes para vender espetinho para aniversario, por exemplo.

Ciclo de vendas

No modelo B2B, o ciclo de vendas é, normalmente, mais longo e pode envolver uma série de interações muito antes que uma venda seja feita.

Já no modelo B2C, o ciclo de vendas é mais curto e as transações podem ser concluídas em poucas interações ou até mesmo em uma única interação.

Complexidade

As transações no modelo B2B tendem a ser mais complexas do que no modelo B2C, isso porque elas costumam envolver negociações de preços, contratos e outros detalhes mais complexos.

Já no modelo B2C, as transações tendem a ser mais extremamente mais simples e diretas justamente pela necessidade de vender para mais pessoas.

Fidelidade do cliente

No modelo B2B, a fidelidade do cliente é baseada em  diversos fatores como as relações de longo prazo, a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e muitos outros.

Já no modelo B2C, a fidelidade do cliente pode ser influenciada por uma outra variedade de fatores, o que inclui o preço, a qualidade do produto, o atendimento ao cliente, entre outros.

Qual modelo de negócio é melhor para investir?

A escolha entre os modelos de negócio B2B e B2C dependerá do tipo de empresa que o empreendedor está criando e dos seus objetivos de negócios.

Em seguida, será possível conhecer algumas considerações importantes a serem feitas antes de escolher um modelo de negócio para investir:

O mercado

É primordial avaliar se o mercado para os produtos ou serviços é composto principalmente de outras empresas ou de consumidores finais.

Se a empresa que fabrica botijão de gás pequeno está vendendo para outras empresas, o modelo B2B é provavelmente o mais adequado para o seu negócio.

Já se essa mesma empresa está vendendo diretamente para os consumidores finais, certamente o modelo B2C é mais apropriado para ela.

O ciclo de vendas

É necessário avaliar também se o ciclo de vendas para os produtos ou serviços é longo e envolve várias interações, ou se é curto e pode ser concluído em uma única interação.

Se o ciclo de vendas for mais longo, o modelo B2B pode ser o mais adequado, já se o ciclo de vendas for curto, o modelo B2C pode ser mais apropriado para o caso.

A complexidade

Outro ponto a se levar em consideração é se transações envolvendo os produtos ou serviços são complexas, com negociações de preços e contratos detalhados, ou são negociações mais simples e diretas.

Se as transações forem complexas, o modelo B2B pode ser mais adequado, já se as transações forem mais simples, o modelo B2C pode ser mais apropriado.

A fidelidade do cliente

Por fim, deve ser levado em conta se a fidelidade do cliente é baseada na relação que ele tem com a empresa a longo prazo e na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, ou se é influenciada por fatores como preço e até mesmo, atendimento ao cliente.

Se a fidelidade do consumidor for baseada em relacionamentos de longo prazo, o modelo B2B pode ser mais adequado, já se a fidelidade do cliente for influenciada por outros fatores, o modelo B2C pode ser mais apropriado.

Considerações finais

Ao se deparar com modelo de negócios para se investir como o B2B ou o B2C, é primordial estudá-los de maneira profunda e eficaz.

Nesse caso, é indispensável entender do que se trata cada um deles, as suas maiores diferenças, e os pontos que devem ser levados em conta para escolher um ou outro.

Ambos os modelos contam com vantagens e desvantagens, portanto, uma avaliação realmente deve ser feita antes do dono da empresa que vende curso polimento técnico tomar uma decisão.

A escolha sempre dependerá do tipo de negócio que ele tem e também dos objetivos que ele almeja para essa ação e para a empresa em si.

Portanto, é ideal listar os prós e contras da escolha de cada uma das opções, avaliar como eles poderiam funcionar no negócio e tomar uma decisão final.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *