O tráfego pago é proveniente de anúncios realizados em mecanismos de busca, redes sociais e outras plataformas digitais. Dentro de um planejamento de marketing digital, é usado para conduzir visitantes para páginas estratégicas.
Hoje em dia, muito se fala sobre as práticas orgânicas, como no caso das estratégias de SEO e e-mail marketing, só que elas funcionam em médio e longo prazo. Mesmo assim, é inegável que trazem um crescimento previsível e sustentável.
Só que enquanto essas estratégias fazem efeito, os negócios precisam de ações mais rápidas para atrair tráfego, e uma das soluções para isso é a mídia paga. São anúncios, também conhecidos como propaganda e que trazem excelentes resultados.
Mas quando os negócios começam a implementar o tráfego pago, muitos se assustam, mas quando encontram o equilíbrio entre investimentos e retornos, a satisfação é garantida, independentemente do tamanho do negócio.
Quem está começando a investir em anúncios ou simplesmente quer ter mais clareza sobre o assunto, antes de aumentar seus investimentos, precisa conhecer um pouco mais sobre tráfego pago.
Pensando nisso, este artigo vai explicar seu conceito, quais são as vantagens e desvantagens de investir e quais são as ferramentas necessárias para fazer tráfego pago.
O que é tráfego pago?
Quando se fala em marketing digital e na internet como um todo, o tráfego pago nada mais é do que uma audiência que chega até o canal da marca por meio de anúncios, realizados em canais como:
- Google;
- Bing;
- Facebook;
- Instagram;
- LinkedIn;
- Taboola;
- Outbrain.
Esses e outros recursos são utilizados pelos negócios para atrair visitantes até suas páginas institucionais. Em outras palavras, um fabricante de rolo de plastico stretch vai pagar para que essas plataformas divulguem seus produtos.
Hoje em dia, é perfeitamente possível ter sucesso por meio de estratégias orgânicas, mas as marcas precisam continuar investindo em anúncios pagos para acelerar seu próprio crescimento.
É justamente por isso que profissionais de marketing recomendam a combinação entre tráfego pago e orgânico para aproveitar os benefícios de ambas as frentes.
Nesse cenário, as empresas precisam conhecer estratégias como e-mail marketing, SEO, entre outras práticas orgânicas, mas sem abrir mão das facilidades trazidas pelo tráfego pago.
Mas para que o planejamento seja maduro e eficiente, a marca precisa conhecer as vantagens e desvantagens do tráfego pago, para que faça um investimento consciente.
Vantagens e desvantagens do tráfego pago
Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, o tráfego pago tem suas vantagens e desvantagens. Entre os principais benefícios estão:
Resultados imediatos
Ao investir nessa estratégia, é inegável que o negócio vai alcançar resultados rapidamente, pois basta criar uma conta em uma das ferramentas disponíveis, configurar as campanhas e anúncios e definir o orçamento.
Depois de fazer isso, as campanhas de uma empresa de pantógrafo industrial serão veiculadas e o público segmentado vai visualizar os anúncios e interagir.
Baixo investimento
Para começar a investir nessa estratégia, não é necessário grandes quantias, na verdade, o processo pode começar com bem pouco e ir aumentando aos poucos.
Fica a critério da organização definir o quanto deseja investir, podendo ser um valor diário, mensal ou até mesmo vitalício, durante toda a realização da campanha.
No caso do Facebook, a organização pode começar investindo um montante inicial bem baixo, enquanto em outras ferramentas a lógica é praticamente a mesma, variando apenas o valor mínimo investido.
Fácil de acompanhar
Outra vantagem inegável do tráfego pago é a facilidade na hora de acompanhar as métricas, algo que pode ser feito praticamente em tempo real. Dessa forma, o anunciante pode adaptar rapidamente às estratégias de acordo com os resultados.
Em outras ações de marketing, como no caso do SEO, não é possível controlar completamente as páginas que serão ranqueadas e o tempo que isso demora para acontecer.
Mesmo que as métricas em tempo real façam parte do trabalho de profissionais de marketing, os investimentos em tráfego pago de um fabricante de torneira Kohler banheiro permitem correções e ajustes rapidamente.
Segmentação apurada
As ferramentas de tráfego pago possuem excelente capacidade de segmentação, algo que inclui palavras-chave, personalização do público, canais de mídia e informações demográficas.
Pelo fato de que essas ferramentas trazem ótimas maneiras de segmentar a audiência, esse processo não acontece de maneira automática. Ou seja, alguém precisa configurar a segmentação das campanhas.
É assim que a plataforma vai entender o que precisa para atingir o público certo, com o menor custo e trazendo resultados satisfatórios.
Sistema self service
Outra grande vantagem do tráfego pago é que existem diversas ferramentas no mercado que oferecem o modelo self service, portanto, não é necessário contar com intermediário para colocar a campanha em circulação.
Um fabricante de pasta L personalizada só precisa se cadastrar, configurar sua conta, criar as campanhas e anúncios e colocá-los no ar.
Mas independentemente do tipo de negócio ou seu tamanho, é fundamental saber o que está sendo feito porque quando não existe um planejamento ou um objetivo bem definido, esse investimento vai apenas consumir recursos e não trazer resultados.
Agora, no que diz respeito às desvantagens do tráfego pago, uma das que mais se destaca é o fato de que os custos para investir nessas plataformas costumam subir ao longo do tempo.
Isso acontece porque outros anunciantes começam a criar campanhas, além do fato de que elas melhoram consideravelmente, visto que as próprias empresas e agências de marketing estão aumentando a maturidade com as ferramentas envolvidas.
Quando o negócio já anuncia em alguma plataforma há algum tempo, começa a perceber esse aumento, por essa razão, os custos por clique cobrados há 1 ou 2 anos já não são os mesmos.
Além disso, uma empresa especializada em inspeção de recebimento de materiais precisa ter em mente que o tráfego só vai acontecer enquanto ela estiver em existindo.
Supondo que a organização decida dar um tempo do tráfego pago porque conquistou muitos leads, ao interromper o investimento, automaticamente os resultados param de aparecer.
Justamente por isso é tão importante investir nas estratégias orgânicas porque esse problema não acontece com elas. Encontrar o ponto de equilíbrio entre essas duas formas é indispensável para conseguir um bom planejamento de marketing.
Ferramentas de tráfego pago
Além de conhecer as vantagens e desvantagens do tráfego pago, as organizações também precisam conhecer as principais ferramentas para colocá-lo em prática. São elas:
Facebook Ads
Facebook Ads é uma plataforma de anúncios do Facebook que também é análoga ao Instagram. Com isso, o anunciante consegue exibir suas campanhas nas duas redes sociais.
Para um fabricante de tubo de cola branca, é uma plataforma interessante para trazer os clientes para o negócio e aumentar a visibilidade da marca. Além do mais, oferece recursos para uma boa segmentação da audiência.
YouTube Ads
O YouTube Ads é a plataforma de anúncios de um dos maiores canais de vídeo da internet, se não o maior. Por meio dele, é possível criar e veicular anúncios dentro dos próprios vídeos ou como sugestão.
É o formato ideal porque ajuda a atrair e encantar o público com facilidade, visto que os vídeos estão entre as primeiras colocações na geração de tráfego online.
Google Ads
Antigamente, o Google Ads era conhecido como Google Adwords, e por meio dele, os anúncios podem aparecer nos resultados de pesquisa do Google, bem como em sites parceiros.
Para um fabricante de placas informativas personalizadas, uma das maiores vantagens é segmentar o público que o negócio pretende atingir.
Além do mais, a segmentação da plataforma permite exibir os anúncios para pessoas de determinado lugar, idade, endereço, entre outras determinações. Por essa razão, é a melhor opção na hora de impactar um público qualificado.
Outra característica que destaca o Google Ads é que ele permite fazer testes A/B para saber quais anúncios funcionam para o público definido.
Instagram Ads
Por fim, as organizações podem gerar tráfego pago pelo Instagram, por meio do Instagram Ads. A ferramenta permite que uma marca de lavadora de piso com operador a bordo crie anúncios nessa rede social.
Eles podem ser em formato de imagens, vídeos, feed de notícias ou até mesmo nos stories. Para aproveitar todo o potencial do Instagram Ads, é indispensável seguir as orientações da própria plataforma na hora de anunciar.
Considerações finais
Existem muitas outras ferramentas de marketing que podem ser usadas para investir em tráfego pago, mas independentemente da escolha feita pelo negócio, os resultados sempre serão muito positivos.
Tudo o que a companhia precisa fazer é um bom planejamento para o investimento e escolher os canais mais usados pelo seu público-alvo para criar campanhas ainda mais assertivas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.