bruxismo

A relação entre o bruxismo e a saúde bucal

O bruxismo é um distúrbio que afeta muitas pessoas em todo o mundo, sendo caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono ou até mesmo ao longo do dia.

Essa condição pode ser causada por diversos fatores, como estresse, ansiedade, distúrbios do sono, uso de drogas e álcool, entre outros.

Embora muitas vezes seja considerado um problema menor, o bruxismo pode ter consequências graves para a saúde bucal. Confira no conteúdo disponibilizado abaixo um pouco mais sobre esse problema.

Quais as consequências do bruxismo?

O bruxismo pode levar a diversos problemas de saúde bucal, incluindo:

  • Desgaste dos dentes;
  • Dor na mandíbula;
  • Sensibilidade dental;
  • Dentes rachados ou quebrados;
  • Problemas de sono;
  • Desalinhamento dos dentes;
  • Desenvolvimento de distúrbios da ATM.

O ranger e apertar dos dentes no bruxismo pode causar desgaste excessivo nos dentes, deixando-os mais fracos e mais suscetíveis a cáries e outros danos, como o aparecimento de manchas nas dentições, o que requer pesquisas sobre clareamento dental preço.

O bruxismo pode causar dor na mandíbula, o que pode levar a dificuldades para abrir a boca, dor ao mastigar e dores de cabeça.

Quem é acometido pelo bruxismo também pode sofrer com a sensibilidade dental, tornando os dentes mais sensíveis ao calor, frio e comidas ricas em açúcar.

O ranger e apertar dos dentes pode causar rachaduras ou quebras nos dentes, o que pode exigir tratamento dentário, pois não é somente o clareamento interno que pode mexer com a estética dentária.

O bruxismo pode interferir no sono, tornando-o menos reparador e levando a fadiga durante o dia. Isso também pode gerar o desalinhamento dos dentes, o que pode levar a problemas de mordida e disfunção da mandíbula.

O bruxismo pode levar ao desenvolvimento de distúrbios da Articulação Temporomandibular (ATM), o que causa dor crônica na mandíbula e dificuldade para abrir e fechar a boca.

Qual o tratamento para essa condição?

O tratamento para o bruxismo varia de acordo com a gravidade e a causa subjacente da condição. Alguns tratamentos comuns incluem a placa de mordida ela pode ser usada para proteger os dentes do desgaste e reduzir a pressão exercida sobre a mandíbula durante o sono.

A terapia de relaxamento também pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade que podem contribuir para o bruxismo. Isto é, aliada às mudanças no estilo de vida, como evitar álcool e drogas, pode ajudar a reduzir a frequência e a gravidade do problema, assim como permitir que o clareamento dental com moldeira realmente tenha efeito.

Medicamentos como relaxantes musculares e ansiolíticos podem ser prescritos para ajudar a controlar o bruxismo, junto à terapia comportamental, da qual altera os padrões de comportamento que contribuem para o bruxismo.

Se o bruxismo causou danos nos dentes, como rachaduras, quebras ou desgaste excessivo, pode ser necessário realizar restaurações dentárias, como obturações, coroas ou facetas, ou assegurar que o aparelho ortodôntico invisível esteja funcionando.

O tratamento ortodôntico também é uma ferramenta. Em casos em que o bruxismo causa desalinhamento dos dentes ou problemas de mordida, o tratamento ortodôntico, como o uso de aparelhos dentários, pode ser necessário.

Em casos mais extremos de bruxismo, pode ser necessário cirurgia. Ela será necessária para realinhar a mandíbula ou reparar danos nos dentes.

Além disso, é importante manter uma boa higiene bucal e visitar regularmente o dentista para monitorar os efeitos do bruxismo na saúde bucal.

Por que o bruxismo é mais comum durante o sono?

O bruxismo é mais comum durante o sono porque nesse período, a atividade muscular da mandíbula é reduzida, o que pode permitir que a boca se mova com mais facilidade.

Além disso, durante o sono, o controle consciente sobre os movimentos da mandíbula é reduzido, o que leva a um aumento na pressão exercida sobre os dentes.

Como o estresse contribui para o bruxismo?

O estresse pode contribuir para o bruxismo de várias maneiras.

Primeiramente, o estresse pode levar a tensão muscular, incluindo na mandíbula, o que aumenta a probabilidade de bruxismo.

Além disso, o estresse pode interferir na qualidade do sono, o que pode aumentar a frequência e a gravidade do bruxismo.

Finalmente, o estresse pode aumentar a ansiedade, o que pode levar ao hábito de ranger ou apertar os dentes, o que afetaria a aparência e durabilidade da lente de contato dental de resina.

Consulte um profissional para o tratamento adequado

O bruxismo é uma condição que pode ter consequências graves para a saúde bucal, incluindo desgaste dos dentes, dor na mandíbula e sensibilidade dental.

O tratamento para o bruxismo pode incluir mudanças no estilo de vida, terapia de relaxamento, medicamentos, terapia comportamental e tratamento dentário.

É importante consultar um dentista se você suspeitar que tem bruxismo para avaliar a gravidade da condição e determinar o melhor tratamento.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *