Como aumentar as vendas através do e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das melhores estratégias de marketing disponíveis hoje em dia. Já ajudou diversas empresas a aumentar as vendas e tentar converter clientes que abandonaram suas compras, fazendo com que, de fato, fechem negócio.

Como é de conhecimento geral no meio digital, as empresas precisam de estratégias, até mesmo negócios do ramo de licença cetesb microempresa, para que sejam possíveis mais vendas no final do ano.

É por isso que o negócio se move no final do ano. Ou seja, para que possam atingir os objetivos de forma mais eficiente e assertiva, obtendo assim melhores resultados a longo prazo.

Todos os departamentos estão ocupados e esta é uma ótima oportunidade para quem realmente deseja iniciar uma campanha de e-mail marketing.

Se um veterinário de pássaros deseja conseguir mais clientes e aumentar as vendas, as conversões e o tráfego, deve investir nessa ferramenta.

Porque, em última análise, o objetivo é aumentar as vendas. Essa estratégia é essencial para atingir esse objetivo. Por exemplo, consumidores que entraram na loja e simplesmente pegaram dados dela: o e-mail marketing pode trazê-los aqui para comprar.

De acordo com a Federação Nacional dos Comerciantes de Bens, Serviços e Viagens, este é o melhor momento dos últimos anos para os varejistas lançarem promoções porque é o melhor momento para as empresas se promoverem.

Um cliente pode pesquisar por algo como “banho e tosa próximo a mim” apenas porque um e-mail é enviado a ele, o que o convence a ir ao centro novamente e levar seu animal de estimação. Ou seja, com esse recurso as vendas vão crescer.

Não deve ser novidade para os empresários reconhecer que o final do ano é decisivo para as vendas, específica e principalmente para as vendas no ambiente virtual.

É um período em que as pessoas normalmente consomem mais e procuram mais produtos. As campanhas de marketing facilitam a extensão de todos os parâmetros de ação de uma só vez, enquanto todos os clientes já estão em estado de pleno entusiasmo pelas compras.

Uma dessas ações é o e-mail marketing em datas mais ao fim do ano. Essa é a melhor estratégia se as empresas que trabalham com venda de mesa para refeitório escolar atingirem suas metas até o final do ano.

Afinal, nas férias de fim de ano algumas escolas aproveitam para fazer reformas e possivelmente podem ter interesse em adquirir novas mesas para o refeitório ou outros itens e móveis para tornar o lugar mais aconchegante aos alunos no próximo ano.

Freqüentemente, porém, pode ser desconsiderado ou considerado uma estratégia ruim, mas os especialistas em marketing não compartilham dessa opinião.

Mas datas muito além do Natal devem ser consideradas quando se fala em final de ano. Datas como a Black Friday e a Cyber ​​Monday, por exemplo, podem ser extremamente benéficas para um negócio aumentar vendas e também acontecem no final de ano.

E-mail marketing: o que é?

O e-mail marketing é uma estratégia de envio de e-mails a um grupo de pessoas para estabelecer comunicação com cada uma delas e atingir determinados objetivos de marketing. E, em geral, as filmagens são feitas com instrumentos automatizados.

Originalmente, o e-mail era visto como a versão eletrônica de cartas famosas. Não é por acaso que tem esse nome, quando traduzido para o português vira e-mail.

Com o tempo, o e-mail tornou-se parte integrante da internet e foi considerado um tipo de identidade digital, que servia para troca de mensagens e informações sobre coisas pessoais ou até mesmo assuntos profissionais, como o de fornecedor de extratora para chopeira.

Claramente, o marketing viu esse recurso. O e-mail acabou sendo uma forma de anunciar produtos, oferecer ofertas e enviar mensagens para clientes e consumidores como se fosse um grande folheto virtual.

O maior problema é que o uso do e-mail como ferramenta de marketing começou a incomodar os usuários. Várias companhias começaram a enviar mensagens indesejadas e intrusivas de forma muito persistente sem qualquer permissão.

Como resultado, as plataformas foram compelidas a agir e criar um dispositivo que categoriza esses e-mails como spam ou e-mails “ilegais”.

Por isso, as campanhas de e-mail marketing devem ser bem estruturadas para garantir que até mesmo uma empresa especializada em reforma de sofá possa atingir consumidores qualificados para o negócio e usufruir de outras vantagens dessa estratégia.

Vantagens das campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing possui muitos benefícios que devem ser explorados em sua estratégia e é uma ótima opção para quem busca aumentar a relevância de sua marca em seus alicerces.

Com as campanhas de marketing por e-mail, é possível fazer vendas e provar novamente que é um especialista em seu nicho, o que tornará sua base de clientes existente lucrativa.

O e-mail marketing é uma ferramenta importante para as empresas, como as que vendem itens mais específicos, como uma tela mosquiteira sacada, por exemplo, que desejam se comunicar com seu público de maneira eficiente e personalizada.

Com o uso do e-mail marketing, é possível enviar mensagens para uma base de contatos específica, aumentando as chances de conversão em vendas.

Além disso, o e-mail marketing permite o acompanhamento das métricas de abertura, cliques e conversões, permitindo aprimorar as campanhas e melhorar os resultados.

Outra vantagem do e-mail marketing é a possibilidade de personalização das mensagens, tornando-as mais relevantes e direcionadas para cada público-alvo.

Com um bom planejamento é uma estratégia bem definida, o e-mail marketing pode ser uma ferramenta poderosa para a comunicação e o marketing de uma empresa que vende ducha quadrada inox com chuveirinho ou qualquer outro segmento de negócio.

Qual a estrutura de um bom e-mail marketing?

Para obter bons resultados com uma estratégia de marketing por e-mail, existem alguns fatores que devem ser observados.

Esses fatores determinam a capacidade de convencer uma pessoa a clicar nos links ou executar qualquer outra ação relevante referente a campanha. Esses fatores são o assunto do e-mail, o conteúdo e o CTA, que significa Call to Action ou chamada para ação.

Cada uma dessas partes, quando reunidas, formam uma campanha de email marketing bem-sucedida que trará bons resultados em termos de taxas de abertura, engajamento e taxas de cliques.

Escolher um assunto para e-mail marketing é uma etapa básica de como escrever e-mail marketing. Sem um bom tema, a taxa de abertura tende a ser baixa, e uma taxa de abertura baixa pode afetar os resultados das campanhas como um todo. Algumas dicas são:

  • Ser objetivo;
  • Buscar gerar curiosidade;
  • Evitar palavras como “promoção”, “exclusivo”, “grátis”, entre outras;
  • Incluir o nome do lead e oferecer conteúdos que interessantes;
  • Despertar o senso de urgência e utilizar outros gatilhos mentais;
  • Utilizar, quando relevante, números e dados para interessar o lead.

Estas são apenas algumas ideias sobre como uma empresa ou empreendedor pode começar a usar o email marketing criando linhas de assunto poderosas.

Por que utilizar estratégias de e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma forma de alcançar um grande número de clientes potenciais a um custo relativamente baixo quando comparado com outras formas de publicidade digital.

Com uma previsão de 310 milhões de usuários até 2021, essa estratégia pode garantir toda a atenção do lead ou prospect, uma vez que a mensagem ocupa boa parte da tela do dispositivo quando aberta.

Ao contrário de anúncios pop-up, formulários flutuantes ou outras propagandas na internet, o email marketing não atrapalha o acesso do cliente potencial ao conteúdo desejado.

Portanto, é essencial adaptar o conteúdo do email de acordo com os interesses e necessidades dos leitores, evitando a compra de listas de emails e chamadas de assuntos sem sentido para não correr o risco de ter o conteúdo excluído ou marcado como spam.

Como usar o e-mail marketing para vender mais?

Existem muitas possibilidades para garantir que o uso do e-mail marketing gere mais vendas para uma empresa. Por isso, algumas das principais formas são:

Colocar o cliente e as soluções em foco

É fundamental ter foco no cliente e em suas necessidades ao desenvolver a estratégia de marketing de uma empresa.

Para isso, é recomendado que sejam estudadas as personas do negócio e suas características, com o objetivo de construir mensagens personalizadas que possam solucionar os problemas do cliente de forma mais efetiva.

Dessa forma, é possível criar uma conexão mais forte entre a marca e o consumidor, aumentando as chances de conversão e fidelização.

Construir uma base de contatos organicamente

Para aumentar suas vendas, é necessário construir relacionamentos e nutrir seus leads até que estejam prontos para fazer uma compra.

Isso envolve o desenvolvimento de confiança entre as partes, o que pode ser alcançado por meio do consentimento do lead para receber conteúdos e do acompanhamento das taxas de abertura e cliques desses materiais.

Testar vários modelos e encontrar um que funcione

Uma maneira eficiente de aumentar as vendas por email é por meio de testes. Testar diferentes títulos, mensagens, horários e dias de envio pode gerar resultados distintos.

É imprescindível analisar as interações dos leads com as mensagens para determinar qual modelo de email marketing de vendas é o mais eficaz para o seu negócio.

Considerações finais

Ao longo dos anos, as empresas se desenvolveram em contextos cada vez mais complexos, tornando importante destacar alguns elementos fundamentais dentro dessas estruturas.

Quando se trata de comunicação direta com o cliente no mundo digital, o e-mail marketing é um recurso indispensável. Saber como interagir com essa ferramenta pode ser um fator decisivo para o sucesso da estratégia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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