Marketing de Impacto: o que é e como aplicá-lo

O marketing de impacto é uma estratégia que está se tornando cada vez mais procurada e implementada porque a concorrência no mercado cresce constantemente, e isso está impactando diversos segmentos.

As organizações precisam desenvolver maneiras diferentes de atrair a atenção dos consumidores e criar um diferencial competitivo. A melhor forma de alcançar esse propósito é investindo em estratégias inovadoras e criativas.

São ações que enchem os olhos dos consumidores e geram identificação entre eles e a marca, e é justamente aqui que entra o marketing de impacto.

Antigamente, era conhecido como marketing de guerrilha, mas hoje em dia, passou a ser conhecido como marketing de impacto por posicionar a marca de maneira inesperada.

Como resultado, a organização consegue cativar o cliente e alcançar excelentes resultados na hora de conquistar e fidelizar compradores. Mas antes de investir nessa prática, é essencial conhecer um pouco mais sobre ela.

Gestores e empreendedores dos mais variados segmentos precisam saber o que é marketing de impacto, como aplicar essa estratégia do jeito certo e como impulsionar as vendas por meio dela, e é sobre isso que o artigo vai falar.

O que é marketing de impacto?

O marketing de impacto é utilizado pelas organizações que querem promover seus produtos e serviços de maneira mais eficiente para fugir de ações convencionais e para despertar a curiosidade das pessoas.

É um tipo de estratégia que se caracteriza como ação de baixo custo, alto impacto e extremamente flexível, além do mais, a ação é recomendada para companhias que querem segmentar melhor seu público.

Para fazer marketing de impacto, uma clínica especializada em exame toxicológico demissional precisa de muita criatividade e energia, visto que essas ações são realizadas em locais públicos, tais como:

  • Shoppings;
  • Praias;
  • Parques;
  • Feiras;
  • Eventos.

Por essa razão, é fundamental que a campanha seja original, inesperada e imprevisível, capaz de gerar Buzz marketing, ser relevante, estar no lugar certo na hora certa, contar uma história e emocionar o público.

Marketing de impacto: como fazê-lo?

Para alcançar bons resultados com o marketing de impacto, existem algumas estratégias que precisam fazer parte dos investimentos da empresa. São elas:

Criar uma mensagem objetiva

As pessoas vivem uma rotina corrida e não encontram tempo para prestar atenção naquilo que não tem valor. Aliás, elas mal conseguem consumir conteúdos que são realmente interessantes.

Além disso, quando vão ler alguma coisa, preferem uma leitura dinâmica, ou seja, elas passam os olhos pelo texto e se a mensagem não for clara e direta o suficiente, a companhia não vai conseguir estabelecer uma comunicação.

Se uma clínica de odonto para cachorro realmente quiser impactar as pessoas certas, então precisa ser criativa e direta na hora de transmitir as mensagens tentando ser o mais esclarecedora possível.

Investir em mobile first

Não é novidade para ninguém que as pessoas acessam a internet por meio dos dispositivos móveis, como no caso do tablet e do celular, e fazem isso principalmente quando vão acessar as redes sociais.

Tendo isso em vista, mesmo que o negócio esteja desenvolvendo suas estratégias por meio de um computador, elas serão muito mais visualizadas pelo celular, por isso, é muito importante fazer testes de visualização em aparelhos e em tamanhos reais.

Cuidar da identidade visual da marca

O logotipo da empresa não precisa aparecer sempre, mas a comunicação precisa sim de coerência visual e textual. Em outras palavras, é fundamental que o branding da marca esteja presente, desde o anúncio até a página de destino.

Independentemente de ser um anúncio promocional ou institucional, ele precisa transmitir a mesma percepção de valor.

Adicionar animações

Com o crescimento de plataformas de streaming na internet e de redes sociais com foco em conteúdo visual, como no caso do Instagram, o mundo está cada vez menos estático e qualquer movimento na tela chama atenção.

Mas uma empresa que vende kit 6 geração gnv precisa contar com um bom designer para oferecer uma boa leitura de imagem. Além disso, também é muito importante cuidar da experiência do usuário.

Criar vídeos diretos

Ao criar um vídeo, é muito importante que ele transmita a mensagem em até 15 segundos, pois assim, logo no início do material, o usuário vai compreender do que se trata e continuar assistindo.

A empresa até pode fazer um vídeo maior, mas a atenção do usuário precisa ser captada nos primeiros 15 segundos.

Inserir CTA

Se a intenção é converter o usuário em visitante ou comprador, é fundamental inserir uma chamada para ação – CTA (Call To Action). Isso é muito importante para que a organização incentive as pessoas a realizarem uma ação.

Mais do que isso, a companhia vai mostrar o caminho que os usuários precisam percorrer para fazer o que ela deseja.

Caso um fornecedor de tora de eucalipto tratado insira um CTA como “fale conosco”, então precisará levar o usuário diretamente para a página de contato, conversa no WhatsApp ou chat online.

Chamar a atenção em 3 segundos

São apenas 3 segundos que vão definir o sucesso de uma estratégia de marketing de impacto, principalmente levando em conta que os usuários rolam o feed de notícias nas redes sociais rapidamente.

É por isso que a empresa precisa de uma campanha impactante e que faça o usuário parar a tela para visualizar sua ação.

Trabalhar com storytelling

As pessoas se conectam muito mais com histórias, por isso, elas podem ser usadas para favorecer a empresa. Isso fica ainda mais evidente ao observar que cada vez mais as pessoas procuram acompanhar e comprar com organizações humanizadas.

Se alguém precisa fazer negócio com um fornecedor de mini salgados para revenda, vai preferir comprar com aquela empresa que conversa de pessoa para pessoa.

Ao contar uma história, cria-se um personagem que vai envolver o público e despertar sentimentos, sendo a melhor forma de divulgar a marca, independentemente de seu segmento e impactar as pessoas.

Como impulsionar as vendas?

O marketing de impacto pode e deve ser usado para impulsionar as vendas do negócio, e uma das formas de fazer isso é aproveitar canais mais econômicos e efetivos.

O e-mail marketing é uma alternativa de comunicação entre empresas e pessoas que veio para ficar. É um canal que traz excelente retorno sobre os investimentos e se a estratégia for bem trabalhada, torna-se uma tática eficaz para os negócios.

A indústria produz uma média de taxa de abertura de e-mail de quase 27%, e quando se trata de novas soluções digitais, os clientes gostam muito de receber informações por e-mail.

Uma autoescola especializada em renovação cnh suspensa também precisa de uma abordagem ágil em suas estratégias de marketing. Para isso, é necessário se concentrar em interações rápidas ao invés de campanhas muito grandes.

Essas campanhas exigem muito tempo para que possam ser planejadas e executadas, fazendo com que a organização demore muito para começar a se comunicar com as pessoas.

Uma das coisas que o marketing de impacto faz é desenvolver, lançar e testar campanhas rapidamente. A organização também consegue coletar dados para análise e adaptar as estratégias, de acordo com as necessidades atuais e melhorar os resultados.

É uma coisa que ajuda muito a equipe de marketing a acompanhar os resultados obtidos e identificar qualquer erro que precisa ser corrigido.

Mas uma clínica especializada em implante capilar entradas também não pode deixar de automatizar as estratégias de marketing porque é praticamente impossível fazer tudo perfeitamente sem o auxílio desse recurso.

Trata-se de um momento em que a tecnologia se transforma em verdadeira aliada das startups, mas também pode oferecer todo o respaldo para outros tipos de negócio.

Basta investir em uma ferramenta de automação que consiga executar de maneira eficiente todas as tarefas de marketing e acelerar o crescimento dos resultados.

Por meio da automação, é possível aproveitar as informações das plataformas e usar eventos que vão acionar cenários automaticamente.

Dependendo do produto ou serviço, é possível criar quantos cenários forem necessários para melhorar a experiência do cliente dentro da jornada de compras.

Por fim, um fabricante de sofá recepção 3 lugares precisa se concentrar em atrair leads de qualidade. Quando existe um fluxo constante de leads de qualidade, mais oportunidades de vendas vão surgindo.

Quanto mais informações relevantes sobre os clientes, mais fácil fica para segmentar o público e personalizar materiais que vão gerar conversões.

A marca ainda pode trabalhar com recursos criativos e valiosos que chamam a atenção dos leads, como no caso de pesquisas originais e relatórios que aumentam a autoridade no mercado de atuação.

Considerações finais

Em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial que as empresas saibam impactar os clientes e potenciais clientes.

Por meio do marketing de impacto e das estratégias mostradas no conteúdo, fica mais fácil para o negócio alcançar quem ele deseja e melhorar seus resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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