O chamado Search Engine Optimization é algo que já ganhou muita popularidade entre os redatores web e os gestores de marca. Tudo porque, quando feito corretamente, essa técnica poderá colocá-lo no topo.
E não importa se trabalha com vendas de fitas do bonfim ou moda. As palavras-chave, assim como as palavras de transição, tag alt da imagem e outras vertentes, mostrarão que é possível fazer sucesso na internet, investindo quase nada. Ficou curioso e deseja compreender melhor? Então, vem com a gente.
O que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica de otimização de sites e conteúdos para melhorar seu posicionamento nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo.
O objetivo é aumentar o tráfego orgânico do site, atraindo mais visitantes qualificados. Ele envolve a implementação de diversas técnicas, tanto no conteúdo quanto na estrutura do site, para torná-lo mais relevante e visível para os motores de busca. Portanto, assim como não há apenas um modelo de ventilador climatizador, também há variações para o uso do SEO.
A otimização de pesquisa é importante porque os mecanismos de busca são a principal fonte de tráfego da maioria dos sites na internet. Quando as pessoas procuram por informações, produtos ou serviços online, elas geralmente usam um mecanismo de busca para encontrá-las.
A maioria delas tende a clicar nos resultados que aparecem no topo da página, tornando o SEO uma estratégia crucial para qualquer empresa ou site que queira ter uma presença forte neste setor.
E não para por aí. Pois frisamos que essas vertentes envolvem as palavras-chave, as tags, as meta descrições, os títulos e subtítulos e imagens, só para citar alguns. Todos esses são cuidadosamente selecionados para propagar relevância e qualidade do conteúdo. Existem duas categorias principais de técnicas e falaremos sobre cada uma logo abaixo.
SEO On-page e SEO Off-page
O SEO On-page envolve as técnicas aplicadas diretamente no site, como o uso correto de palavras-chave, a otimização de títulos, tags e descrições, a otimização de imagens e o uso de links internos.
Em contrapartida, SEO Off-page tem a ver com a construção de backlinks de qualidade, a presença nas redes sociais e a participação em fóruns e comunidades online. Os mecanismos de busca estão sempre atualizando seus algoritmos para fornecer resultados mais relevantes e de qualidade para os usuários.
Sendo assim, verifique que há cada vez maior exigência para atualizações de postagens, para manter-se no topo.
Como usar as mídias sociais para impulsionar o SEO do seu site?
Assim como um corpo de bombeiros necessita de mangueira de incêndio para o trabalho no dia a dia, um profissional do marketing que está atento às mudanças referentes ao SEO, sabe que há uma lista de obrigações.
E é sobre esse uso que falaremos a partir de agora. Começando, exatamente, pelo aumento da presença em apps como Tik Tok, Instagram, Facebook, etc., para que elas possam ajudar a impulsionar o SEO do seu site.
Criar perfis para a sua empresa e certificar-se de preencher completamente as informações pedidas ali fará toda diferença. Esses detalhes trarão maior facilidade para os interessados clicarem e saberem mais a respeito.
Em seguida, vale a pena compartilhar o seu conteúdo nas mídias sociais. Com isso, você aumenta as chances de ser visto e compartilhado por outras pessoas, o que pode ajudar a impulsionar o SEO do seu site.
Além de inserir as famosas palavras-chave. Tudo porque, assim como no SEO, as palavras-chave também são importantes no Instagram e seus concorrentes. Tanto quanto a modelagem de conteúdos exclusivos. Isso pode incluir postagens em formato de vídeo, imagens, infográficos e outros tipos de conteúdo que sejam relevantes para o seu público.
Imagine apresentar um novo modelo de central de alarme de incêndio em uma animação? Essa pode ser a ‘cereja do bolo’ e chamar atenção de todos para sua marca, atraindo mais seguidores e nas suas páginas nas mídias sociais.
Os dois últimos detalhes desta lista, são:
- Incentive o compartilhamento do seu conteúdo pelos seus seguidores: Esta é uma das formas mais eficazes de impulsionar o SEO do seu site. Incentive-os a compartilharem com outras pessoas, por meio de botões de compartilhamento nas suas postagens ou incentivando-os a marcar amigos nos comentários;
- Interaja com o seu público nas redes sociais: Qual pessoa não gosta de ter sua mensagem respondida por aquele famoso ou aquela empresa que tanto é fiel? Então, interaja e crie um relacionamento mais próximo e duradouro.
Responda aos comentários e mensagens dos seus seguidores, faça perguntas e incentive a participação dos seus seguidores nas suas postagens. Quanto mais engajamento nas suas páginas nas mídias sociais, maior será o impacto positivo no SEO do seu site.
Com todos esses detalhes colocados em prática, é hora de fazer reuniões com o time de marketing e analisar quais delas valem a pena serem inseridas ao longo dos próximos meses e anos.
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