Como otimizar a experiência do usuário para melhorar o SEO do seu site?

Estar no topo das plataformas de busca é uma missão quase imprescindível para quem deseja ter sucesso dentro da sua página, de acordo com pesquisas, o primeiro link orgânico do Google tem uma taxa média de cliques de 28,5%, já o segundo fica com 15,7% e o terceiro 11%, apenas cerca de 12% dos usuários passam da primeira página da pesquisa. 

Só pelos números já é possível entender o quão relevante é se manter lá em cima e garantir as primeiras colocações em uma plataforma de busca, se você quer que as pessoas encontrem sua empresa na hora de pesquisar um serviço prestado por ela, como sua instalação de placa solar, é necessário se atentar a esses detalhes. 

E é claro que essas primeiras colocações não acontecem da noite para o dia, para que elas sejam de fato efetivas é preciso caprichar em um ponto-chave: no SEO. Otimizar o site não é fácil e os resultados podem demorar a chegar, mas eles devem ser feitos e todos os detalhes devem ser levados em consideração durante a sua execução. 

Vale ressaltar que para ter um SEO funcional você não precisa apenas focar em estratégias programadas, acima de tudo é necessário se atentar à chamada experiência do usuário. Quanto melhor for a sua navegação, como consequência mais eficiente e otimizada é a sua página. 

Pensando nisso, no texto de hoje nós iremos mostrar como otimizar a experiência visando melhorar o SEO do seu site, como caprichar de uma forma atrativa e que consiga melhorar a navegação dos visitantes, bora conferir? Então vamos lá!

Velocidade de carregamento

Um dos fatores determinantes para determinar uma experiência positiva ou negativa de um usuário dentro do site é a velocidade de carregamento da página, pode parecer apenas um detalhe, mas cada segundo a mais pode fazer total diferença tanto para a conversão e é claro, para a otimização do SEO. 

A cada 100 milissegundos que a página demora a mais para carregar, a probabilidade de conversão cai em 7%, enquanto os sites que carregam mais rápido tem visitas que duram 70% mais, quanto antes a página carregar, melhor será a experiência do usuário e mais ele pode navegar e explorar melhor cada cantinho e detalhe da página. 

Para alguém que quer ampliar o SEO, esse detalhe faz total diferença, já que o tempo que o usuário passa no site e o número de acessos ou desistências influencia diretamente no rankeamento da página. 

De preferência, o carregamento deve ser algo sutil, quase imperceptível e extremamente útil assim como um toldo policarbonato, ele não deve ser reparado nem ser visto como motivo de desistência, e sim algo que ajude a sua página com uma velocidade acelerada e imperceptível. 

Para conferir a velocidade da sua página e se ela precisa ser otimizada, recomendamos usar o Page Speed essa é uma plataforma essencial que mede a velocidade da página e te fala o status atual dela e a sua qualidade. 

Responsividade e adaptação mobile

O acesso à internet pelo celular é algo abordado há muito tempo aqui no Brasil e vem tendo um crescimento cada vez maior com o passar dos anos, mais de 85% da população com 10 anos ou mais possui um dispositivo móvel, sendo que esse 98,8% das pessoas que acessam a internet usam o celular, e 58% usam a internet de forma exclusiva por esses dispositivos. 

Isso mostra que acessar um site pelo celular é muito mais comum do que por computadores e outras telas, então se você quer melhorar a experiência do usuário e otimizar o SEO do seu site é necessário ter uma página responsiva e com adaptação mobile. 

Adapte seu site para que ele consiga responder bem em diferentes formatos de tela, até mesmo Tablets ou Smart TVs, e é claro, tenha como foco principal os celulares. Crie seu site pensando neles, ou faça essa transição para que se adapte bem aos mobiles. 

O layout deve ser capaz de se adaptar ao tamanho da tela e ficar proporcional independente de onde o usuário esteja fazendo seu acesso, com imagens otimizadas e textos compactos, além de elementos fáceis de serem acessados pelos smartphones. 

Assim como na confecção de uniformes, cada detalhe importa, então fique de olho na responsividade e como o seu site abre nos celulares. 

Boa estrutura de layout e facilidade para encontrar informações

Falando em layout, não é apenas nos dispositivos móveis que ele deve ter uma boa distribuição, mas sim em sua totalidade, um dos fatores mais importantes do SEO e da experiência do usuário como um todo é justamente a disposição dos elementos dentro do site. 

Procure criar uma estrutura compacta, com facilidade para encontrar as informações e com clareza para que o usuário navegue com tranquilidade. Separe seu site em tópicos e deixe tudo muito bem alinhado. 

Também tenha uma separação concisa de informações, sem deixar nada amontoado ou confuso, otimize suas imagens, distribua bem seus CTAs e garanta que tudo seja distribuído de forma agradável e extremamente organizada. 

Assim como um letreiro de led que ajuda bastante a visualização em uma loja, todo o design, layout e estruturação são essenciais dentro do site, tanto para manter a sua qualidade quanto para agregar muito valor durante a navegação do usuário. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

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