QR Code é um recurso que foi criado no Japão e desde então tem ganhado muito destaque no mundo todo. Diversos segmentos podem usar o recurso que traz diversos benefícios para os negócios.
A tecnologia se faz cada vez mais necessária para movimentar a economia e até mesmo nos pontos turísticos ela pode ser empregada. As organizações utilizam esses recursos tecnológicos em várias situações, do marketing às estratégias de vendas.
Um dos recursos mais empregados ao QR Code, presente em embalagens, pontas de vendas, sites, produtos, etiquetas, entre outras possibilidades que facilitam tanto a vida das organizações quanto das pessoas.
Mas é fundamental conhecer muito bem essa tecnologia e saber empregá-la para aproveitar todos os seus recursos e facilidades, caso contrário, a marca não consegue extrair todo o seu potencial.
O empreendedor precisa compreender o conceito de QR Code, os benefícios de usar esse recurso, a importância para as empresas nos dias de hoje, quais informações e serviços podem ser acessados de que maneira melhora a experiência do cliente.
Este artigo vai apontar todos esses aspectos para que os empreendedores possam aproveitar ao máximo tudo o que essa tecnologia pode oferecer.
QR Code: sua definição
QR Code é um tipo de código de barras estilizado em formato de quadrado, podendo ser digitalizado para transmitir diferentes informações.
É diferente de um código de barras comum porque este apresenta uma direção horizontal única e uma forma de leitura exclusiva. O QR Code, por sua vez, é composto por dimensões horizontais e verticais.
Por conta dessa característica pode ser visto pela câmera de aparelhos celulares ou aplicativos para tal finalidade.
Um fabricante de moldura para coluna de concreto disponibiliza esse código em seu website para que possa ser lido digitalmente, podendo estar em um dispositivo eletrônico ou físico, caso seja impresso em algum lugar.
É uma ferramenta acessível de fácil uso, podendo estar presente em diversos tipos de negócios, como:
- Indústria;
- Varejo;
- Marketing;
- Logística.
Esse recurso é usado para fornecer informações e conteúdos para os usuários, podendo armazenar diversos tipos de dados com links, gráficos, textos, músicas e vídeos. Na verdade, diversos tipos de materiais podem ser acessados pelo código.
Pontos proveitosos da utilização desse recurso
Já faz alguns anos que o QR Code é utilizado de maneira comercial e antes dessa aplicação, existiam os códigos de barras. Entretanto, eles não traziam os mesmos benefícios que o QR Code.
Entre eles está o fato de que o conteúdo pode ser editado ou modificado, mesmo depois de sua implantação. O que é i code pode ser editado, mesmo depois que os usuários fizeram sua impressão.
Isso permite economizar grande parte das despesas com a reimpressão do código, além disso, suas varreduras são rastreáveis. A capacidade do recurso em rastrear as varreduras de código permite que os usuários compreendam a campanha.
É assim que uma confecção de conjunto de blazer feminino evangélico consegue obter dados abrangentes sobre seu público e descobrir informações que vão melhorar as estratégias de marketing e trazer mais investimentos.
A tecnologia em questão possui vários tipos de soluções e trabalha com 4 modos de codificação padronizados, podendo ser numéricos, alfanuméricos, binário e kanji. É assim que vai armazenar tudo de maneira eficiente e as extensões podem ser usadas.
Não se pode usar códigos de barras para o que os códigos QR estão fazendo devido à pequena informação contida.
Ao passo que os códigos de barras conseguem armazenar apenas 25 caracteres, o QR Code é capaz de superar os 2500.
Eles podem ser usados em versões muito pequenas para que possam caber em diferentes locais, incluindo pequenos cantos da embalagem de um produto. Com isso, o público consegue ter informações rápidas e úteis.
Importância do QR Code nos dias de hoje
O QR Code tem muita importância para uma empresa de aluguel de pula pula nos dias de hoje porque promove uma interação muito maior entre o cliente e o produto, de modo que ele tem outras informações adicionais sobre a mercadoria.
Outra facilidade é que permite efetuar pagamentos sem precisar usar dinheiro, tornando as transações mais seguras e rápidas.
Também precisa fazer parte do dia a dia das organizações porque facilita a expansão de contatos, substituindo as coisas que costumam ser escritas em um cartão de visitas.
O cliente só precisa ler o código que vai dar acesso a todas as informações necessárias sobre a empresa.
Informações e serviços que podem ser acessados
Existem diversas informações e serviços que podem ser acessados por meio do QR Code, e uma dessas possibilidades é direcionar os clientes para uma landing page. Ela pode estar relacionada a um produto, uma ação ou um serviço.
Um fabricante de corrimão de alumínio branco com vidro só precisa garantir que exista um contexto definido e que o direcionamento tenha sentido para o consumidor que vai acessar o código.
Além do mais, deve-se evitar que o QR Code esteja indexado a páginas muito generalistas, ou seja, é fundamental que realmente exista uma estratégia por trás do uso do recurso para que ele possa levar o usuário à landing page.
Isso vai gerar mais conversões, podendo ser em vendas, ofertas e captação de potenciais clientes.
Outra possibilidade é oferecer o download de conteúdos e aplicativos, uma excelente estratégia durante a ativação em um evento ou em publicidade pela televisão.
O usuário só precisa direcionar a câmera do celular para o código que aparece e acessar a loja de aplicativos. Para usar o recurso dessa forma, pode-se imprimir em cartazes, fazer distribuição de panfletos ou imprimi-lo na embalagem dos produtos.
Se quiser, uma clínica especializada em especialista em cirurgia refrativa pode fazer sua veiculação em vídeos promocionais na internet.
A marca pode oferecer mais informações sobre um produto porque, hoje em dia, compreender a experiência de compra é fundamental para qualquer setor.
Existe a possibilidade de que o produto seja mais interessante do que suas funções e finalidades, e uma das melhores formas de provar isso é facilitar a interação que ele pode gerar.
Tal prática estimula o engajamento, por meio de propostas simples e eficazes. Um exemplo clássico é colocar o QR Code na embalagem de um alimento que vai direcionar o consumidor para uma página com informações sobre a tabela nutricional.
Por fim, as empresas podem usá-lo para oferecer cupons de desconto. Uma ideia é trabalhar durante uma ação física para distribuir o código que vai levar as pessoas até uma landing page com o desconto para comprar em uma loja virtual.
Ele também pode ser usado em produtos, apenas quando a embalagem for aberta pelo consumidor. Isso estimula o consumo recorrente porque o benefício é concedido na próxima aquisição.
Como melhorar a experiência do cliente
Uma lavanderia de cobertor pode usar esse recurso tecnológico para melhorar a experiência do cliente, e uma dessas possibilidades é usar o QR Code como forma de pagamento.
Já existem bancos digitais que oferecem a tecnologia como solução financeira, permitindo que seus clientes façam o pagamento pelo escaneamento. É uma solução que pode ser usada tanto de forma física quanto online, agilizando o processo.
Outra forma que melhora muito a experiência do consumidor é criar uma interação entre ele e o produto. O código pode ser usado para levar as pessoas a um material adicional relacionado à solução, como no caso de um vídeo explicativo.
Um fabricante de envelopes VOID também pode criar uma promoção exclusiva ou oferecer um desconto para a próxima compra.
Muitas organizações usam o recurso para diversificar as formas de cobrança, o que consequentemente varia as formas de pagamento e aumenta as chances de fazer vendas.
O recurso traz mais segurança porque é uma cobrança sem contato, por isso é visto como uma opção segura de pagamento. O cliente consegue fazer toda a transação sem precisar de contato físico.
Por fim, um fabricante de bateria impact também pode usar o QR Code para atrair mais clientes. Isso acontece porque quanto mais formas de pagamento, mais oportunidades de vendas, o que reduz os riscos de perder uma compra.
Considerações finais
A tecnologia está sendo usada pelas empresas de muitas maneiras e elas podem ser usadas em situações variadas, principalmente para melhorar a experiência do cliente e a comunicação com o público.
O QR Code é um dos recursos tecnológicos mais empregados porque traz diversas facilidades para os negócios, colabora com as estratégias de marketing e vendas e chega a facilitar as opções de pagamento.
A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das organizações e dos consumidores e a tendência é que seja cada vez mais utilizada, independentemente do tamanho do negócio e do público que pretende atingir.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.