Startup é uma empresa que apresenta um conceito inovador para determinado mercado ou até mesmo um mercado totalmente novo. Seu funcionamento é totalmente tecnológico e se tornaram muito populares no mundo todo.
No Brasil, isso não é diferente e muitas empresas desse tipo estão alcançando centenas de milhões de reais em ativos no mercado. Entretanto, empreender esse tipo de negócio pode ser um desafio para muitas pessoas.
Isso é ainda mais comum para aqueles que tiveram uma boa ideia, mas simplesmente não entendem nada de gestão. Tampouco sabem como conduzir o negócio e fazer com que ele tenha sucesso em seu segmento.
No entanto, encarar esse desafio pode ser extremamente recompensador, pois as startups são empresas que possuem um intenso crescimento financeiro, uma vez que apresentam um grande potencial de crescimento.
São organizações que ajudam a transformar o mercado, geram oportunidades de emprego e melhoram a vida dos consumidores. Mas o negócio só vai cumprir esse papel, se tiver alguém que saiba conduzi-lo.
Tendo isso em vista, este artigo vai explicar o que é a startup, as principais estratégias para que ela cresça no mercado, como construir uma marca forte e relevante e quais são as métricas de desempenho que precisam ser acompanhadas.
O que é startup?
Startup nada mais é do que uma empresa que tem o objetivo de crescer rapidamente, oferecendo produtos e serviços inovadores, capazes de solucionar uma dor ou inovar algo que já existe no mercado.
Geralmente, esse tipo de negócio se baseia em recursos tecnológicos e operam em um mercado de alto risco. Os empreendedores buscam investimentos externos para potencializar o crescimento do negócio e desenvolver soluções rentáveis.
Sendo assim, uma clínica veterinária que faz hemograma completo em cachorro não pode ser considerada uma startup porque seu funcionamento é diferente desse tipo de companhia.
Elas fazem de tudo para crescer e para isso aceitam correr riscos, buscando sempre captar investimentos externos para acelerar o crescimento.
Também é um tipo de negócio que pode ser incorporado por outra grande empresa, se transformar no que chamam de unicórnio, que são aquelas que faturam bilhões, ou simplesmente ir à falência.
As organizações comuns possuem uma pretensão de crescimento modesta, como no caso de uma padaria de bairro que pode até crescer, mas sempre será limitada e não precisa tomar decisões empresariais tão ousadas quanto uma startup.
Empresas comuns também não precisam captar investimentos externos, podendo fazer financiamentos empresariais. Até mesmo as multinacionais são diferentes das startups, visto que a cultura organizacional da segunda é voltada para a inovação.
As grandes corporações possuem uma cultura tradicional, voltada para melhorias contínuas, mas sem grandes revoluções em curto prazo.
Estratégias para crescer
As estratégias de crescimento de um fabricante de maquina de arquear fita são diferentes das de uma startup, além de envolver mais planejamento. No caso das corporações modernas me tecnológicas, algumas boas estratégias são:
Entender o perfil do empreendimento
O perfil do empreendimento é uma das questões mais importantes para alavancar a startup, pois seu propósito é compreender o perfil do negócio, a natureza do projeto e suas motivações.
Isso ajuda a criar tudo aquilo que é essencial para definir as primeiras métricas e necessidade, tendo em vista que a estrutura necessária para se tornar uma franquia e abrir filiais é diferente de um negócio regional.
Definir os objetivos
Se o empreendedor não souber definir objetivos, não saberá o caminho que deve seguir e as métricas que devem avaliar para saber se os resultados são satisfatórios.
Depois de compreender o perfil do negócio, é o momento de definir objetivos de médio e longo prazos e revisá-los frequentemente para fazer os ajustes necessários.
Conversar com os sócios
Antes de começar a empreender com uma sociedade, é fundamental ter uma conversa franca com essas pessoas em relação aos objetivos e anseios envolvidos. Entre os temas mais importantes estão:
- Responsabilidades;
- Objetivos;
- Autonomia;
- Recursos humanos;
- Antecipação;
- Dinheiro.
É necessário distribuir as responsabilidades de cada um, saber quais são suas ambições, quem será o responsável pelas decisões, como será o recrutamento e seleção de equipes, os possíveis atritos e problemas, e a distribuição de recursos.
Saber lidar com os sócios
Os sócios não são colaboradores, por isso, se um deles tiver que ir ao médico para fazer tomografia do punho, tem total liberdade e autonomia para escolher o horário e o dia, diferentemente do que acontece com um funcionário.
Se alguém quiser trabalhar remotamente ou ir ao escritório todos os dias, também tem a possibilidade de escolher, por isso, é fundamental saber lidar com os sócios.
Alinhar necessidades e caminhos
Por fim, é fundamental alinhar as necessidades e caminhos que precisam ser percorridos. Em outras palavras, isso significa saber exatamente o que é necessário para alcançar o futuro desejado.
A equipe precisa ser formada com pessoas que tenham as habilidades necessárias, assim, é possível montar um time completo com tudo o que é fundamental para alcançar os objetivos do negócio.
Como construir uma marca forte e relevante
Para construir uma marca forte e relevante para e startup, o primeiro passo é definir as diretrizes da empresa. O empreendedor precisa reconhecer seus pontos fortes, as características principais, entre outras questões.
Basicamente, ele precisa de todas as informações sobre a empresa, antes de tentar criar uma marca para ela. Isso envolve suas metas, formas de trabalhar, processos, como quer ser vista no mercado e como as pessoas devem interpretá-la.
Outro ponto elementar em tudo isso é cuidar da identidade visual, pois uma marca famosa e consolidada é aquela facilmente reconhecida por meio de seus aspectos visuais, como logotipo e cores.
Nesse contexto, é possível constatar que um fabricante de vaso cachepot com suporte possui um nome simples e fácil de ser memorizado, e uma startup pode partir pelo mesmo caminho.
As cores e o logotipo precisam ser simples e voltados para a mensagem que a empresa quer transmitir, e para acertar nesse processo, o ideal é contar com um bom designer.
Mesmo que o produto ou serviço seja incrível e a marca tenha uma identidade visual fantástica, é indispensável saber transmitir uma mensagem clara e forte.
Por conta da internet, as organizações têm mais facilidade para se comunicar com o público e tudo o que fazem é determinante para construir sua marca e conquistar reconhecimento.
A mensagem transmitida precisa estar de acordo com os objetivos estabelecidos, além de usar uma linguagem capaz de impactar o público-alvo, considerando as características dessas pessoas.
Métricas importantes para startups
De maneira geral, uma startup especializada em fazer calibração equipamentos hospitalares precisa usar algumas métricas de desempenho para acompanhar e avaliar seu crescimento. Entre elas, estão:
Receita mensal recorrente
Esta é uma excelente métrica para negócios que se baseiam em assinaturas ou planos. Seu acompanhamento ajuda a calcular a média de faturamento dos planos durante um período e fazer projeções.
Pelo fato de ser baseada em assinaturas, para fazer seu cálculo, deve-se somar o valor recebido pelo serviço.
Lifetime Value
Esta métrica é muito importante porque indica o valor que cada cliente contribui para o faturamento e o quanto esse percentual representa durante o tempo em que o consumidor compra com a empresa.
Inclusive, uma clínica de ortopedista de cachorro pode fazer esse cálculo, assim como as startups, e a fórmula usada é: lifetime value = (ticket médio x Média de compras por cliente anual) x média de tempo de permanência do consumidor.
Custo de aquisição de clientes
O custo de aquisição de clientes costuma ser usado pelos profissionais de marketing, no entanto, é um indicador muito importante para qualquer empresa, pois permite medir o valor necessário para conquistar clientes novos.
Para calcular esse custo, deve-se somar os valores envolvidos na aquisição de clientes novos e dividir pelos clientes alcançados pelo negócio.
Taxa de cancelamento
Um fornecedor de equipamentos para internação para gatos pode calcular a taxa de cancelamento para saber qual é o desempenho de seus produtos junto ao público.
Basta medir a quantidade de clientes perdidos em determinado período para saber qual é o valor desses cancelamentos.
Retorno sobre os investimentos
Esse indicador é muito importante para uma startup porque mostra o quanto ela está obtendo de retorno em cada investimento realizado.
Da mesma forma que uma organização precisa pesquisar valores de tudo aquilo que precisa para seu funcionamento, o que pode incluir um porta etiqueta de preço, precisa saber o retorno que está obtendo ao adquirir essas soluções.
Para calcular o retorno sobre os investimentos, deve-se usar a seguinte fórmula: retorno sobre os investimentos = (retorno do investimento – custo do investimento) / o custo do investimento.
Considerações finais
As startups são empresas revolucionárias que baseiam seu funcionamento em tecnologia e soluções inovadoras.
Muitas trazem produtos e serviços inéditos para os consumidores e conseguem resolver um problema que até então carecia de solução.
Possuem um sistema de funcionamento diferente e dependem de investimentos para crescer, o que consiste em diversos riscos ao longo de sua existência.
Por outro lado, apresentam oportunidades de lucros que empresas comuns não apresentam, além de um crescimento acelerado, mas para alcançar tudo isso, precisam de uma boa gestão e das estratégias certas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.