Estruturar uma dinâmica de comunicação com um segmento de mercado pode ser um fator bastante decisivo. Dessa maneira, é fundamental entender como o Marketing Social pode contribuir para esse tipo de relação de marca.
Desde os inícios do marketing, seu objetivo principal foi criar uma relação que conseguisse fazer com que os valores do público e das empresas conseguissem se encontrar dentro de um contexto de compra.
Esses elementos foram tão exitosos que, até os dias de hoje, é possível dizer que o marketing é o grande fundador da sociedade de consumo, fazendo com que haja uma série de perspectivas cada vez mais elaboradas para as empresas e seus mercados.
Logicamente, com o desenvolvimento do mercado, essa estratégia começou a ganhar uma série de desdobramentos que são essenciais nos dias de hoje, o que ajuda em algumas dinâmicas fundamentais.
Com o avanço das tecnologias de mídia, esses fatores ganharam ainda mais desdobramentos, o que foi se tornando mais relevante do ponto de vista das abordagens possíveis dentro deste contexto.
O rádio conseguiu cumprir um papel bastante importante dentro desses contextos, o que deu origem a algumas perspectivas que, até os dias de hoje, são essenciais.
Sendo assim, esses modelos de mídias domésticas eletrônicas conseguiram levar as marcas para dentro das casas, elaborando uma cultura de consumo muito mais próxima dos clientes.
Diante disso, já não há mais como fugir do marketing dentro de uma lógica que orienta o crescimento da participação de mercado, independente do momento ou do segmento que se esteja falando.
Seja para anunciar um curso de comissário de bordo ANAC ou para elaborar uma venda mais qualificada de um produto de varejo, o marketing sempre se fará presente dentro de qualquer contexto comercial.
Se há venda, há marketing. No entanto, é preciso ir além dessa afirmação para entender como se dá a relação de consumo dessas estratégias dentro de uma lógica que dialoga de forma ampla com o público.
O marketing e o consumo
Como é possível notar, o marketing cumpre um papel fundamental dentro de uma lógica empresarial, uma vez que ele é o dá sustentação para uma elevação de vendas, o que, por sua vez, faz com que haja uma elevação da participação de mercado.
Esses são alguns dos aspectos mais importantes, mas não são os únicos, já que o marketing consegue lidar, fundamentalmente, com alguns elementos que interagem com padrões sociais.
Como ele precisa estar em intensa integração com o mundo do consumo, é fundamental entender que ele parte de uma perspectiva social para que haja uma orientação cada vez mais precisa a respeito da comunicação.
Ao segmentar uma estrutura como a das vendas de uma bolsa professora personalizada, é essencial que essa estratégia se perceba dentro de uma contexto que precisa lidar com as linguagens pertencentes a essa profissão.
Entretanto, é preciso ir além dessas perspectivas, uma vez que o marketing possui um histórico bem estruturado do ponto de vista do consumo, uma vez que ele foi se desenvolvendo a partir das possibilidades.
Segundo o pensador da área, Philip Kotler, até os anos 90 vigorou um padrão chamado de marketing 1.0, que tinha como objetivo principal utilizar as mídias para garantir um impacto cada vez mais qualificado, mas sem interações.
Com o apontamento para uma nova era digital, os anos 90 abriram espaço para que houvesse uma interação bastante sólida a respeito de alguns elementos que foram fundamentais.
Foi nesse sentido que o público passou a ser considerado a partir de uma lógica de pesquisas de comportamento do consumidor, dando sustentação para algumas perspectivas que são essenciais.
Nesse contexto, uma corporação que trabalha fazendo projetos de quarto escritório planejado passou a precisar entender como fazer com que seus oferecimentos se integrassem ao público.
Contudo, foi com o marketing 3.0 até o 5.0 que esses elementos começaram a se aflorar cada vez mais, já que o mercado passou a ter uma integração quase que completa com o público.
Esses pontos ajudaram a qualificar uma série de perspectivas de consumo, fazendo com que alguns pontos fossem levados em consideração, como é o caso do perfil social e o engajamento de cada público.
Portanto, é muito comum que um cliente priorize ter um banheiro de apartamento planejado que possua algum perfil de economia de água, o que pode fazer toda a diferença.
É possível dizer que a era digital conseguiu trazer os valores das pessoas para o campo de debate de consumo, o que faz com que as empresas tenham que seguir alguns formatos de comunicação que são essenciais.
O que é Marketing Social?
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que esses valores não estão presentes apenas dentro de um contexto social, uma vez que as empresas já apontam para uma série de perspectivas de responsabilidade social.
Sendo assim, o Marketing Social é uma forma de criar um posicionamento de marca dentro de um segmento a fim de demonstrar que há uma conformidade daquela empresa com alguns padrões que podem ser importantes.
Esse é um elemento que pode funcionar tanto com fornecedores, como é o caso de uma fábrica de camiseta polo, quanto com público final dessas vendas.
Seja como for, o Marketing Social precisa entender algumas maneiras que podem criar uma conexão entre o mercado e o público de uma forma geral, garantindo um consumo consciente e um posicionamento de marca.
A importância do Marketing Social
O Marketing Social está profundamente conectado aos desdobramentos do consumo digital, uma vez que, hoje em dia, não há mais nenhum tipo de abordagem que não passe por algum tipo de disseminação de valor.
É isso que faz com que uma marca assuma uma postura diante de uma causa ou não, levando aos signatários dessas posturas políticas a aderirem ou não aquele tipo de perspectiva.
Um dos assuntos mais importantes nos dias de hoje trata-se da sustentabilidade e todos os seus desdobramentos.
Dessa forma, uma companhia que comercializa uniforme de mecânico industrial e evidencia a sua produção com consumo de água consciente pode ganhar mais credibilidade.
Diante de tudo isso, é possível considerar alguns benefícios que podem ser percebidos de forma bastante evidente na hora de pensar no Marketing Social. Essas vantagens são:
- Alinhamento legal;
- Posicionamento da marca;
- Credibilidade no mercado;
- Confiança dos stakeholders.
Todos esses pontos podem fazer com que uma oficina mecânica Hyundai tenha uma sustentação cada vez mais sólida a respeito de todos esses elementos de interações.
Como criar um Marketing Social?
Engajar-se dentro de um segmento é, hoje em dia, um dos pontos mais importantes, uma vez que é isso que consegue fazer com que faça valer algumas incursões dentro do mundo digital.
Esse é um dos elementos mais importantes, mas é crucial que esse pensamento esteja articulado dentro de uma perspectiva que consiga lidar de forma objetiva com o mercado que se está querendo comunicar. Algumas dicas são necessárias.
Considerar os pilares
O Marketing Social possui alguns pilares que são fundamentais, uma vez que não há como pensar em uma atuação que busca gerar uma impressão no mercado sem que haja um mínimo de coerência. Alguns desses elementos são:
- Causa;
- Mudança social;
- Coerência;
- Comunicação.
Todos esses pontos precisam estar integrados a uma lógica bastante sólida, uma vez que qualquer lacuna a ser preenchida pode ser percebida pelo público e isso se virar contra a empresa.
Assim, seja para vender um cesto acoplado para Munck ou o próprio caminhão, é importante que haja uma coerência com aquilo que aquele público-alvo está esperando da empresa.
Entender as causas
Logicamente, há uma série de segmentos sociais e cada um deles possui as suas causas, o que pode ser um fator importante.
Portanto, é importante entender quais são os assuntos em alta no público escolhido e compreender ao máximo a respeito daquele assunto.
Além disso, é imprescindível que a corporação consiga se identificar com aqueles elementos, o que pode ser um fator essencial.
Marketing institucional
Normalmente, o marketing institucional é o elemento mais beneficiado pelas perspectivas sociais, uma vez que essa é uma instância que tem como base criar uma dinâmica sólida de marca.
Assim, alguns passos acabam sendo relevantes e precisam ser levados em consideração, como é o caso de algumas elaborações a respeito da comunicação da empresa como marca e não como produto ou serviço.
Considerações finais
Como foi abordado, o marketing sempre foi uma estratégia fundamental para as empresas, uma vez que ele consegue criar algumas atuações que são essenciais dentro do mercado.
Desta maneira, alguns traços do ponto de vista do consumo precisam ser levados em consideração, já que eles conseguem criar algumas perspectivas que são essenciais.
Do ponto de vista do Marketing Social, há uma série de elementos que podem ou não ser fundamentados nesse sentido.
Nesse caso, é importante estar atento às causas do público e buscar pontos de conexão que podem garantir uma coerência de atuação.
Assim, é bem provável que a empresa consiga conquistar a simpatia de seu público de forma bastante amigável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.