PDV

Como tornar seu PDV criativo e chamar a atenção do cliente

O PDV (Ponto de Venda) é o ambiente físico do negócio, e é nele que acontecem as estratégias de marketing e vendas. Ele precisa ser preparado para receber os clientes, expor adequadamente os produtos e facilitar as vendas.

Dependendo da maneira como é elaborado, ele vai influenciar a decisão de compra dos consumidores de maneira positiva, e é fundamental compreendê-lo para aproveitar todo o seu potencial.

O espaço precisa ser montado de maneira estratégica para colaborar com os objetivos de vendas da empresa, ou seja, se for estruturado adequadamente, vai ajudar o negócio a alcançar seus objetivos.

O PDV pode ser uma loja física ou online, tanto próprio quanto compartilhado, vendendo apenas uma marca ou produtos de diferentes fabricantes. Independentemente dessas características, o objetivo é fechar negócio.

Mas isso só vai acontecer se a empresa souber criar um ambiente adequado para os consumidores e prepará-lo de modo que seja atrativo e agradável para os clientes. Mas mesmo sendo muito importante, muitos empreendedores cometem erros.

Para evitar que isso aconteça, este artigo vai explicar o que é PDV, qual é a importância de ter um PDV para a empresa e dar algumas dicas para que esse espaço seja mais criativo e capaz de chamar a atenção dos consumidores.

O que é PDV?

PDV, como mencionado brevemente na introdução, é uma sigla para ponto de venda, podendo ser o espaço físico ou digital onde a empresa vende seus produtos e serviços para os clientes. Entre os ambientes que podem ser um PDV estão:

  • Loja física;
  • Loja virtual;
  • Quiosque;
  • Marketplace;
  • Supermercado.

Nesses ambientes, as marcas apresentam seus produtos e serviços e os clientes decidem o que vão comprar, pagando pelas mercadorias no caixa ou no checkout do e-commerce.

Para aumentar as chances de vender materiais de restauração de piso de mármore, uma loja de materiais de construção pode usar diferentes estratégias e táticas.

Uma das possibilidades é organizar os produtos de maneira planejada nas prateleiras, expositores e outros elementos de merchandising, assim como investir em promoções que impulsionam as decisões por parte dos consumidores.

Muitas vezes, a sigla PDV é usada para se referir a um sistema usado na gestão do ponto de venda. Um exemplo disso é o sistema ERP usado para gerenciar diferentes setores da empresa de modo centralizado.

Importância do PDV

O ponto de vendas é onde acontece a negociação de produtos e serviços, isso, por si só, já mostra o quanto ele é importante para uma empresa.

Trata-se, portanto, de um ambiente essencial na jornada de compra do consumidor, pois antes de efetivar uma venda, o cliente passa por todo um processo e o espaço onde ele adquire os produtos e serviços pode influenciar sua decisão.

O ponto de vendas de uma empresa de terceirização de motoristas está na etapa final da jornada de compra, pois a pessoa que se dirige até esse espaço já sabe qual é a sua necessidade e pesquisou informações antes de se decidir.

Assim sendo, ele está presente em um momento decisivo, quando o cliente está prestes a fechar negócio. A organização tem a chance de encantar o consumidor por meio de uma experiência valiosa, além de eliminar obstáculos.

Se a pessoa puder fazer uma escolha tranquila, encontrar facilmente os produtos, receber um bom atendimento e tiver acesso a benefícios como descontos e ofertas, é bem provável que decida fechar a compra com essa marca.

Existem muitas outras estratégias que podem ser trabalhadas em um ponto de vendas, e elas vão desde a organização da loja, aroma do ambiente, layout da vitrine, e outras estratégias que auxiliam a empresa a criar uma conexão com o consumidor.

Mais do que fazer o cliente comprar, saber trabalhar o PDV é uma forma de aumentar o nível de satisfação, fazer com que a pessoa gaste mais e marcá-la de maneira positiva para que volte mais vezes.

Como ter um PDV criativo

Para que o ponto de vendas de uma marca de empilhadeira Linde H20 seja criativo, a organização pode investir em algumas estratégias, como:

Mudar o layout da loja

O design é um elemento que pode influenciar a maneira como o consumidor localiza os produtos, interage com as mercadorias e decide se compra ou não. Tendo isso em vista, é necessário criar uma boa primeira impressão.

Isso pode ser feito por meio da disposição dos produtos, de modo que, mesmo que o cliente não esteja procurando, pode descobrir uma necessidade enquanto visualiza as mercadorias.

Se a empresa tiver alguma dificuldade para atrair a atenção das pessoas, pode optar por mudar o layout da loja. Entre os aspectos mais importantes nesse sentido está a iluminação, disposição dos produtos e cores utilizadas.

Melhorar a exposição dos produtos

Investir em merchandising pode aumentar entre 12% e 40% as vendas do estabelecimento. Desse modo, além de cuidar do layout, uma loja de compressor Copeland 15TR também precisa saber dispor os produtos no seu ambiente.

Deve-se analisar a aparência dos itens e manter o espaço sempre limpo, livre de pó, riscos e marcas de envelhecimento.

Deve existir uma padronização na disposição dos produtos, uma vez que itens desorganizados prejudicam a decisão de compra e transmitem uma imagem negativa.

Produtos de grandes marcas devem ficar em destaque, preferencialmente em um display de chão. Se a loja estiver fazendo uma promoção, os produtos devem ficar em destaque, por meio de recursos como móbile promocional, banners de oferta e wobbler.

Investir em conforto

A experiência de compra é uma das coisas mais importantes e precisa ser priorizada em uma estratégia de marketing nos pontos de vendas. Isso porque ela envolve uma série de questões relacionadas ao comportamento do cliente e que afetam a decisão de compra.

Uma papelaria precisa fazer com que seu PDV seja confortável para os clientes, ou seja, além de saber organizar os itens, como agenda executiva personalizada, a decoração deve ser agradável e estar relacionada à identidade visual do negócio.

A música de fundo deve estar de acordo com as preferências do público, além disso, os pontos precisam de boa iluminação, controle de temperatura, entre outros recursos que são decisivos na decisão de compra.

Organizar a exposição

Usar a criatividade é uma forma de melhorar a identidade visual da empresa, mas isso não significa que os produtos possam ser organizados de qualquer maneira.

Uma dica é posicionar as mercadorias de acordo com sua credibilidade e o fluxo de vendas dentro do estabelecimento.

As prateleiras devem ser ocupadas de cima para baixo, variando modelos de uma mesma marca, pois isso ajuda a criar uma visualização vertical.

Um fornecedor de salgados deve dispor seus produtos de acordo com as necessidades do público. Por exemplo, se as coxinhas congeladas para revenda são as mercadorias que mais vendem, elas devem ter um lugar de destaque no expositor.

Usar decoração estilizada

Ao longo do ano, existem várias datas comemorativas elas são ótimas para inovar e atender as expectativas do consumidor. É interessante fazer alterações na decoração do espaço, pois isso vai aumentar a criatividade dentro do ponto de vendas.

A decoração pode ser feita com objetos, cores diferentes e outros elementos que proporcionam uma experiência diferenciada para o cliente.

A empresa também pode trabalhar com marketing sensorial, por exemplo, na época do Natal, a loja pode tocar músicas natalinas. São recursos que ajudam os consumidores a entrarem no clima e aumentam as compras.

Sinalizar o ambiente

Um prédio comercial precisa contratar uma limpeza escadas condomínio para manter os espaços sempre limpos, e isso melhora a experiência dos consumidores.

Dentro da loja, para que o espaço seja ainda mais agradável, é fundamental investir em sinalização, padronizando cartazes, placas e etiquetas. Além de melhorar o ambiente, ajuda o cliente a encontrar aquilo que procura.

O visual dos preços também precisa ser padronizado, pois isso torna o processo mais ágil, além de estar totalmente de acordo com as imposições legais. O cliente vai identificar as informações mais rapidamente e isso facilita a decisão de compra.

Investir em inovação

Assim como uma fachada loja moderna consegue destacar o estabelecimento, em seu interior, o ponto de vendas pode ser muito criativo usando materiais de comunicação visual digitais e analógicos.

Entre as opções mais recomendadas estão as luminárias de LED, banners e faixas, entre outros recursos que conseguem destacar os produtos de maneira equilibrada e atraente.

Considerações finais

As marcas investem muito para atrair os consumidores e fazer com que eles cheguem até o ponto de vendas.

É fundamental, portanto, valorizar o espaço para que a jornada de compra tenha o final esperado, e o modo como o PDV é organizado é decisivo.

Saber se destacar no mercado exige muita criatividade e investimento, além de trabalhar com estratégias que atendem às necessidades do consumidor.

Quando esse cliente chegar na loja, ele quer encontrar a solução que precisa, e a maneira como ela se apresenta vai ajudá-lo a decidir se compra ou não. Portanto, uma empresa que deseja ter sucesso deverá investir em um PDV criativo e organizado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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