O Google Ads, antes conhecido como Google Adwords, nada mais é do que a plataforma de anúncios do maior buscador do mundo, além de ferramenta de links patrocinados na internet.
A cobrança pelas campanhas acontecem de acordo com a quantidade de cliques recebidos, e os anunciantes podem criar anúncios nas páginas de pesquisa, rede de display, YouTube, Play Store e Gmail.
É considerada como a maior ferramenta de links patrocinados do mundo, e um de seus maiores diferenciais é permitir que o anunciante tenha total controle sobre o orçamento e a forma como a cobrança acontece.
Para ter sucesso com essa estratégia, uma das melhores opções são os links patrocinados, pois é possível destacar a empresa, seus produtos e serviços, nos resultados do Google.
Embora seja uma ferramenta conhecida por muitos gestores e empreendedores, ainda existem muitas pessoas com dúvidas em relação a ela. Isso porque elas não sabem como o recurso funciona e as melhores formas de gerar receita com ele.
Tendo isso em vista, este artigo vai explicar o que é Google Ads, por que vale a pena anunciar com ele, as vantagens que oferece e o que um anúncio de sucesso precisa ter.
O que é Google Ads e como funciona?
Google Ads é a plataforma de publicidade do buscador, e por meio dela a marca consegue divulgar seus produtos e serviços na internet de maneira rápida e eficiente.
O pagamento acontece apenas quando as pessoas clicam para visitar o site ou página de vendas, visualizam o conteúdo ou entram em contato com a marca de alguma forma.
A maior vantagem de anunciar produtos e serviços, como estrutura metálica para telhado de varanda, dessa forma, é a possibilidade de fazer com que a campanha seja exibida no momento certo e para pessoas que realmente se interessam.
Tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis, os potenciais clientes podem se deparar com esses anúncios quando estão fazendo uma pesquisa no Google, assistindo um vídeo no YouTube ou visitando um site parceiro.
Para se ter uma ideia do potencial da plataforma, ela é a maior fonte de receita do Google e se tornou parte essencial do planejamento de marketing de qualquer empresa.
Por que anunciar no Google?
Existem muitos motivos para uma organização investir no Google Ads, principalmente pelo fato de que as campanhas vão alcançar as pessoas certas e no momento mais oportuno. Entre seus maiores benefícios estão:
- Potencial;
- Poder de segmentação;
- Controle de investimento;
- Fácil avaliação do ROI;
- Excelente custo-benefício.
O Google é considerado o maior mecanismo de buscas do mundo, e é procurado pelas pessoas quando elas querem esclarecer dúvidas, encontrar alguma informação ou saber um pouco mais sobre um produto ou serviço de limpeza escadas condomínio.
Esse interesse em buscar alguma coisa na internet representa uma chance para a empresa alcançar seu potencial cliente, e pelo fato de que quase praticamente todos usuários da internet usam o recurso, seu potencial de alcance é muito grande.
O maior diferencial é seu poder de segmentação, de modo que os anúncios apareçam para pessoas que realmente tenham interesse.
A segmentação pode ser feita por meio de palavras-chave, tópicos e canais, público-alvo, local de exibição do anúncio, idade, local, idioma, dias, horários, dispositivos, entre outros.
O anunciante tem total controle sobre os valores que quer investir, determinando se vai pagar seus anúncios por mês, por dia ou conforme lançar uma campanha.
Outra possibilidade é fazer com que a cobrança seja feita apenas quando o anúncio receber algum clique, quando for exibido mais de mil vezes ou quando ocorrer algum tipo de conversão no site da entidade.
A organização terá acesso a informações valiosas sobre a interação por parte do público, com isso, vai contabilizar as impressões e cliques, saber se houve alguma venda no site, entre outras ações feitas pelos usuários.
Nesse sentido, até mesmo uma clínica de terapia infantil análise do comportamento pode acompanhar os usuários e exibir anúncios usando estratégias de remarketing.
Além disso, com base nas informações oferecidas pelo Ads, também é possível identificar quais anúncios recebem cliques, aqueles que estão com boa performance, entre outros dados relevantes.
Com base nos dados disponibilizados pela plataforma, fica mais fácil saber qual é o retorno sobre os investimentos, de modo que a empresa possa ter lucros maiores com investimentos mais assertivos.
Isso acontece porque essa é uma mídia relativamente mais barata do que os canais de marketing tradicionais, como o rádio e a TV. Consequentemente, os custos envolvidos para divulgar a marca e suas soluções são muito menores.
Além do mais, o anunciante tem total controle sobre seus gastos e pode aumentar os investimentos, conforme os resultados melhoram.
Vantagens do Google Ads
Qualquer tipo de negócio pode obter diversas vantagens ao investir no Google Ads, inclusive um escritório especializado em recurso multa dnit excesso velocidade.
Uma delas é a possibilidade de gerar leads em grande escala, isso porque o anunciante pode ir aumentando o orçamento e os leads gerados, conforme os lucros também crescem.
A plataforma é extremamente flexível, permitindo que a marca personalize suas campanhas, considerando suas necessidades e as características do público.
A personalização pode ser feita por meio de uma palavra-chave, usando extensões de anúncios para exibir imagens de produtos, links para o site, localização física e número de telefone, além de restringir o público por localização.
Outras formas de restringir é por idioma, tipo de dispositivo, navegador, entre outras possibilidades. A estratégia é muito mais rápida do que as ações orgânicas, por isso ajuda os negócios a ganharem tempo, principalmente aqueles que estão começando agora.
Para ganhar espaço no mercado, uma pequena produtora de uniforme de mecânico industrial pode investir em anúncios pagos e conquistar visibilidade rapidamente.
O recurso também é ótimo para reforçar outras estratégias de marketing, como no caso do remarketing. Seu objetivo é atrair pessoas que já demonstraram interesse pelos produtos e serviços, fazendo com que o anúncio apareça para elas.
Com isso, aquele visitante que acessou o site, colocou o produto no carrinho, mas não concluiu a compra, pode voltar para finalizar a aquisição.
O que um anúncio de sucesso deve ter?
Para que o anúncio da marca seja um sucesso no Google Ads, é necessário trabalhar o seguinte passo a passo:
1. Potencializar os benefícios
Para que as pessoas possam se interessar pela campanha, o primeiro passo é expor os benefícios do produto ou serviço.
Ao conhecer o público e seus hábitos de consumo, fica mais fácil identificar suas necessidades e com isso entender qual característica da solução vai influenciar a decisão de compra.
2. Conhecer os concorrentes
Além de oferecer um serviço de qualidade e um site em bom funcionamento, uma lavanderia edredom queen precisa conhecer bem seus concorrentes.
É fundamental obter informações como o que eles anunciam, como e quando fazem isso, onde costumam se posicionar, se os anúncios são sempre os mesmos e onde levam os anúncios.
3. Definir o objetivo
Ter como objetivo apenas aumentar as vendas não é suficiente, na verdade, esses anúncios funcionam com base em uma quantidade plausível para que o anunciante possa analisar o desempenho de sua estratégia.
A organização precisa saber em quanto tempo vai aumentar suas vendas ou alcançar o objetivo que pretende. Ter esse planejamento é necessário para saber como fazer esse investimento e evitar custos desnecessários.
4. Traçar uma estratégia
Para alcançar seu objetivo, uma corporação especializada em serviços de paisagismo e jardinagem não precisa aparecer em primeiro lugar em todos os resultados de busca ou alongar o tempo da campanha.
Com base nas informações coletadas sobre o público e os concorrentes, é possível definir uma estratégia.
5. Iniciar a campanha
A campanha deve ser organizada por tópicos, produtos e serviços, além de aproveitar recursos, como localização geográfica, tipo de anúncio e idioma para que a campanha alcance pessoas realmente interessadas.
Essa é a melhor forma de explorar as características da solução oferecida e dialogar com a audiência que a organização quer impactar.
6. Criar anúncios diferentes
De maneira resumida, uma farmácia manipulação perto de mim precisa criar anúncios diferentes para cada etapa do funil de vendas, algo que faz toda a diferença na jornada de compra dos consumidores.
O funil de vendas é dividido entre topo, meio e fundo de funil, e cada um desses estágios representa o estado de consciência por parte do consumidor, portanto, os anúncios precisam estar de acordo.
Considerações finais
Em síntese, assim como antigamente as empresas precisavam investir em anúncios exibidos no rádio, na televisão e em outros canais offline, hoje em dia é preciso criá-los na internet.
A maior plataforma de anúncios do mundo é o Google Ads e todas as campanhas criadas dentro dele são extremamente assertivas.
Elas são direcionadas para o público certo e se comunicam exclusivamente com pessoas que realmente se interessam pelos produtos e serviços.
Com isso, os negócios conseguem conquistar um espaço muito maior no mercado e aumentar sua visibilidade em pouco tempo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.