Vivemos em um mundo barulhento. Notificações, chamadas, reuniões, anúncios e notícias. Interrupções contínuas tentam todos os dias atrair sua atenção. Mas sempre tivemos distrações.
Evite o destino do Leão
As tarefas vazias são a nossa cadeira do dia-a-dia nas palavras “São tarefas que não requerem esforço cognitivo”.
Tarefas como reuniões, e-mails, revisão de métricas e coleta de clientes. Claro, são tarefas importantes que mantêm qualquer negócio funcionando. Mas ninguém pagará mais para responder a todos os e-mails instantaneamente e ter 5 reuniões de Zoom por dia.
A cadeira nos faz acreditar que estamos sendo produtivos fazendo essas tarefas ao longo do dia. Com a nossa atenção saltando de um para o outro.
Como se concentrar e evitar essas 5 distrações
1. Reuniões improdutivas.
Eu odeio reuniões de zoom com toda a minha alma.
Não há problema em receber ligações e responder por e-mail para receber atualizações sobre seus projetos. Mas ter reuniões o dia todo não é sinônimo de produtividade. O que significa é que você não tem um sistema para você e sua equipe saberem como fazer suas tarefas.
Solução 1: Definir Sistemas
Por exemplo, em uma agência de marketing, a integração de um novo cliente.
- O mais fácil: “Vamos fazer uma reunião para ver como vamos trabalhar”
- O mais difícil: “Que toda a equipa saiba antecipadamente o que tem de fazer e as datas de entrega”
2. Verifique seus e-mails a cada 5 minutos
Um estudo de 2003 publicado no International Journal of Information Management descobriu que uma pessoa comum verifica o e-mail uma vez a cada cinco minutos e que, em média, leva 64 segundos para retomar a tarefa anterior depois de verificar o e-mail.
Solução: não verifique seu e-mail até o meio-dia . A
verificação de seus e-mails não deve ser a primeira tarefa que você faz, nem deve ser algo que exija atenção repetida ao longo do dia. Se eu não verificar meu e-mail no início do dia, posso usar minha manhã para me concentrar em minha própria agenda, em vez de reagir à agenda de outra pessoa.
Eu entendo, muitas empresas exigem atenção no e-mail.
Mas quanto tempo você pode atrasar a verificação.
Você pode fazer isso até o meio-dia? Até as 10h? 9:30 da manhã? 8:30 da manhã?
3. Notificações por telefone
Um estudo mostrou que, em média, passamos 6 horas e 49 minutos por dia em nossos telefones.
Verificar o maldito telefone a cada 5 minutos é tão caótico quanto o e-mail.
Solução: Colocar o telefone em outro cômodo
Essa pequena mudança triplicou minha produtividade, se não vejo o telefone não sinto necessidade de pegá-lo.
4. Ter muitas prioridades
A maneira como Warren Buffet e seus funcionários tiram a cadeira de seus rostos é com um sistema simples de duas etapas.
1. Faça uma lista : Escreva 25 prioridades profissionais em um pedaço de papel. Foi difícil para mim escrever 25, então fiz o exercício com 10.
2. Encurte a lista: Passe por ela e circule entre 3-5 atividades que você escreveu. Estes devem ser os mais importantes em sua vida profissional. São eles que afetarão significativamente sua trajetória. Os que melhor o beneficiarão do efeito composto.
Agora, você poderá conferir sua lista e ver se as novas oportunidades que surgem fazem parte dela. Se não, então diga-lhes “não”.
5. Listas de tarefas sobrecarregadas
O maior problema com listas de tarefas é preenchê-las com tarefas desnecessárias. Você sabe que não vai completar 40 tarefas no dia. Se você reduzir para 20 tarefas, poderá completá-las, mas nenhuma delas será bem feita.
Solução: delegue ou elimine suas tarefas
Pare de olhar para a cadeira
Sempre que você achar que o mundo está colocando uma cadeira na sua cara, lembre-se disso: tudo o que você precisa fazer é se comprometer com uma coisa.
“Às vezes, a decisão que você toma não é tão importante quanto tomar a decisão e se comprometer com ela”, escreveu o ator Mathew McConaughey. Você nem precisa ser bem sucedido, no início, tudo que você precisa fazer é começar. Um dos hábitos das pessoas de sucesso é que elas começam mesmo que não estejam com vontade ou que não pareça a hora certa.
Lembre-se que não é um problema de foco. É um problema de decisão. E você tem a decisão nas mãos!