A maioria das empresas entende o quão importante é estar nas mídias sociais. No entanto, muitos subestimam o valor do engajamento. Se você está apenas postando conteúdo e raramente dedica um tempo para realmente interagir com seus seguidores atuais e potenciais, pode estar perdendo oportunidades de se envolver. Por outro lado, quando você interage regularmente com seu público-alvo, está construindo relacionamentos que podem gerar conversões e lucros para sua empresa.
Utilize estas estratégias para aumentar o engajamento de mídia social da sua empresa:
- Promova uma variedade de conteúdo útil e relevante (veja os tipos de conteúdo de alta qualidade para postar abaixo).
- Crie uma “personalidade” e uma voz de mídia social que pareça humana, em vez de chata e sem graça. Use um tom de conversa (use palavras como “nós”, “nosso”). Um pouco de humor é sempre bem-vindo.
- Seja mais “social” – envolva-se com os seguidores, responda aos comentários, faça perguntas, mostre interesse neles (em vez de apenas transmitir sua mensagem).
- Conte histórias que apelem à emoção e estimulem a conversa.
- Compartilhe o conteúdo de outras pessoas e de seus seguidores com seu público.
- Envolva-se com seus seguidores curtindo suas postagens e deixando comentários.
- Use hashtags relevantes e populares.
- Siga/convide ativamente clientes, prospects e líderes de opinião para se conectar (Lembre-se: não é apenas quantos seguidores você tem, mas quantos seguidores seus seguidores têm). Preste atenção aos tipos de conteúdo que eles gostam e compartilham.
- Utilize enquetes e pesquisas e peça feedback.
- Faça concursos e brindes.
Tipos de conteúdo de alta qualidade para postar:
90% dos profissionais de marketing consideram o marketing de mídia social importante para sua estratégia geral de marketing. 78% deles admitem que tem sido o canal de marketing mais eficaz para suas marcas. (Amortecedor).
- Prêmios
- Fotos/Informações dos bastidores
- Postagens no blog
- Carreiras / Cargos Disponíveis
- Informações de caridade
- Depoimento do cliente
- Envolvimento da comunidade
- Notícias/Anúncio da Empresa
- Concursos
- Cultura Corporativa (fotos do churrasco da empresa, dia de vestir-se, coisas engraçadas que acontecem no escritório)
- CTA
- Ofertas / Anúncios de Novos Projetos
- Conteúdo educacional
- Boletim eletrônico
- Destaque do funcionário
- Expressões de gratidão a clientes/seguidores existentes e novos
- Perguntas frequentes
- Projeto/trabalho em destaque
- Postagens de convidados
- Boas notícias sobre outros (clientes, time de futebol, etc.)
- Feriado / Postagem oportuna
- Estatísticas interessantes
- Notícias da indústria
- Ofertas de geração de leads
- Anúncio de Novo Produto ou Serviço
- Informações sem fins lucrativos
- No trabalho / no campo
- Pergunta
- Citação Inspiradora / Engraçada Relevante
- Compartilhar notícias/outros posts
- Especiais e promoções
- Cotações da equipe
- Histórias de sucesso
- Dica / Como Informações
- Ferramentas / Produtos / Marcas que você usa e adora
- Destaques e notícias de fornecedores, parceiros, funcionários
Métricas de engajamento – O que medir:
- Quantos visitantes do site você está recebendo das mídias sociais?
- Número/crescimento de seguidores/curtidas/conexões/etc.
- Alcançar
- Quais postagens estão recebendo mais cliques, compartilhamentos e comentários
- Engajamento semanal
- Alcance orgânico x alcance pago
- Cliques, novos leads de mídias sociais, conversões
Trabalhar para aumentar o engajamento nas mídias sociais é um compromisso contínuo. Você precisará gastar tempo conhecendo seu público e, em seguida, passar um tempo com eles todos os dias. Use análises para ver quais esforços geram os melhores resultados e dedique seu tempo às tarefas que mais ajudam a aumentar seu engajamento nas mídias sociais.