Métricas essenciais do Google Analytics para medir

5 das métricas de site mais importantes para acompanhar usando o Google Analytics

Métricas essenciais do Google Analytics para medir

Usar as métricas do site e acompanhar seus leads e conversões deve desempenhar um papel vital na medição do que está funcionando e do que não está no site da sua empresa. Construir um histórico de métricas permitirá que você identifique tendências e oportunidades, analise seus dados de tráfego para melhorar consistentemente a eficácia de seu site e monitore seu processo de geração de leads, taxas de conversão e seu retorno sobre o investimento.

Qual programa de métricas do site você deve usar?

Existem muitos pacotes de estatísticas da web disponíveis por pouco ou nenhum custo. No entanto, recomendamos o uso do Google Analytics (https://www.google.com/analytics/), uma ferramenta gratuita de análise da web para rastrear essas estatísticas.

O que deve ser rastreado?

Aqui estão 5 recomendações para ajudar você a monitorar seu site, leads, conversões e seu retorno do investimento.

  1. Visitantes

    Os programas de análise da Web permitirão que você acompanhe o número de visitantes do seu site e determine quantos são visitantes novos versus visitantes recorrentes. Acompanhar esses números ao longo do tempo e antes e depois das iniciativas de marketing mostrará tendências de crescimento e ajudará você a determinar a eficácia de suas diferentes iniciativas de publicidade.

  2. Tendências do visitante

    É importante monitorar o que os visitantes do seu site estão fazendo quando chegam ao seu site. Se os visitantes estiverem entrando no site e saindo imediatamente (isso é chamado de taxa de rejeição do seu site), talvez seja necessário examinar atentamente o conteúdo da página, atualizá-lo e monitorar os resultados. Você também pode acompanhar o número de visualizações de página, a média de visualizações de página por visita e o tempo médio gasto no site. Obviamente, quanto mais tempo e páginas visualizadas, maior a probabilidade de os visitantes encontrarem informações úteis, que podem culminar em novos negócios para você. Você também deve ficar de olho nas páginas de saída, pois as tendências podem indicar áreas problemáticas em seu site. Muitas vezes, os visitantes não entram em seu site pela página inicial. Se você tem um blog em seu site, as postagens do blog podem ser as páginas de destino para muitos. É uma boa ideia acompanhar suas principais páginas de destino e as taxas de rejeição de cada uma. Isso pode ajudá-lo a identificar quais páginas de destino são as mais eficazes e quais não são.

  3. Fontes de tráfego

    O rastreamento das fontes de tráfego do seu site fornecerá muitas informações. Você poderá ver quem está acessando seu site diretamente digitando o URL do seu site, quem está vindo de sites de referência (por exemplo: sites de seus parceiros, sites de mídia social, diretórios online etc.) e quem está sendo direcionado ao site pelos motores de busca. O tráfego direto geralmente indica que os visitantes encontraram seu URL offline. Sites de referência oferecem oportunidades para aumentar o tráfego. Se você perceber que 25% do seu tráfego vem de um site de diretório de negócios on-line, por exemplo, considere aumentar sua presença nesse site, se o público desse site for seu público-alvo.

  4. Análise de palavras-chave

    Muitas pessoas usam motores de busca quando procuram produtos e serviços. Sua ferramenta de análise da web mostrará quais palavras-chave seu site está aparecendo e quais estão direcionando tráfego para seu site. Você também pode descobrir oportunidades de palavras-chave que pode estar perdendo e usar essas palavras-chave ao criar novas páginas ou postagens de blog para seu site ou em campanhas de pagamento por clique. Se você usa o Google Analytics como sua ferramenta de análise da web, também pode monitorar suas campanhas de pagamento por clique.

  5. Leads, conversões e ROI

    Tráfego de qualidade é fundamental

    Gerar muito tráfego para o seu site é muito bom, mas apenas se o tráfego for de alta qualidade e composto pelo seu público-alvo. Você saberá se está atingindo seu mercado-alvo ou não pelo número de leads que recebe do seu site.

    Geradores de Leads

    Para sites estáticos que conduzem seus negócios offline, uma boa maneira de rastrear leads é estabelecer “chamadas para ação” geradoras de leads em seu site e, em seguida, acompanhar esses números. Exemplos desses geradores de leads podem ser: preencher um formulário “Solicitar mais informações” ou “Solicitação de cotação”, inscrever-se para receber seu boletim informativo por e-mail, baixar um e-book ou white paper, ligar para um número de telefone usado apenas para leads de sites , etc

    Convertendo Leads em Clientes

    Depois de capturar um lead, você desejará nutrir esse lead e acompanhar o número de leads que são convertidos em clientes (sua taxa de conversão). Então, se 5 dos 20 leads realmente compraram algo de você ou se tornaram clientes, sua taxa de conversão é de 25%

    Se você tem um site de comércio eletrônico, pode rastrear leads da mesma forma que muitos visitantes podem não estar prontos para comprar, mas precisam conhecer melhor sua empresa primeiro.

Para recapitular, aqui está uma lista de métricas que devem ser rastreadas regularmente (mensal ou trimestralmente):

  • Nº de visitantes totais
  • Nº de novos visitantes
  • Nº de visitantes recorrentes
  • Média de visualizações de página por visita
  • Tempo médio no local
  • Taxa de rejeição
  • Principais páginas de destino
  • Principais páginas de saída
  • Conteúdo principal
  • Estatísticas de mídia social / botão Compartilhar
  • Fontes de tráfego
  • Principais URLs de referência
  • Metas de geração de leads
  • Nº de leads
  • Média de Leads por Mês
  • % de visitantes que se transformaram em leads
  • % de leads que se transformaram em negócios (taxa de conversão)
  • Retorno Contínuo do Investimento (Receita – Custo)

Outras métricas valiosas para monitorar:

  • Navegadores dos visitantes
  • Localização dos visitantes
  • Visitantes que usam dispositivos móveis versus desktops
  • Sobreposição de mapa (monitora padrões de tráfego)
  • Propriedades de rede (velocidades do computador dos visitantes, sistemas operacionais)

Monitorar os dados de tráfego do seu site para melhorar consistentemente a eficácia do seu site é fundamental para garantir que você esteja gastando seu tempo e recursos com eficiência. O uso da análise do site mencionada acima e o monitoramento do desempenho fornecem informações muito valiosas que permitem que você tome decisões educacionais e informadas com base em estatísticas e medições, em vez de intuição e suposições.

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