Marketing Interativo é uma modalidade que reúne diversas estratégias que incentivam a interação do público com a marca. Assim sendo, é algo efetivo para aumentar o engajamento e otimizar as ações.
A experiência do cliente é algo fundamental para a decisão de compra, tendo em vista que o consumidor moderno prefere organizações que não tratam as pessoas como apenas um número, mas, sim, de maneira humana e personalizada.
Trata-se de um entendimento que guia boa parte das estratégias de marketing de conteúdo e tem como propósito firmar uma relação de confiança com o cliente potencial, a qual é capaz de atrair e converter usuários em clientes.
Mas tudo isso só acontece se a marca souber criar experiências engajantes e únicas, capazes de superar aquilo que é feito pelos concorrentes. É justamente diante dessa necessidade que surge o marketing interativo.
Por meio do uso de elementos certos, trazendo muita interatividade, consegue otimizar as etapas do funil de vendas, desde o momento da atração até o processo todo de conversão, melhorando, inclusive, os conteúdos para nutrição.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar o conceito de marketing interativo, as vantagens de trabalhar com ele e como aplicar a estratégia.
Marketing interativo: o que é?
Marketing interativo nada mais é do que uma estratégia que tem finalidade de encorajar a persona a interagir com a organização, melhorando as condições para atrair, nutrir e converter os consumidores.
É uma ação capaz de potencializar o engajamento do consumidor, proporcionando uma experiência qualificada. Trata-se de uma ação muito importante para conquistar a confiança das pessoas e aumentar as chances de fidelização de clientes.
Quando utilizam essa tática, as clínicas terapêuticas têm como objetivo colocar o cliente no centro dos processos realizados por elas, transmitindo sentimento de colaboração e inclusão.
Fica muito mais fácil criar um diálogo aberto com a persona, de modo que se sinta no controle da experiência.
Os benefícios do marketing interativo não se restringem a aproximação entre marcas e clientes, visto que também são essenciais para o desenvolvimento estratégico.
Isso acontece porque dialogar com as pessoas interessadas em soluções possibilita receber feedbacks valiosos, e que quando são inseridos nas tomadas de decisão, promovem otimizações em diversas áreas da organização.
Vantagens do marketing interativo
O marketing interativo ajuda a construir relações de longo prazo, aumentando a sensação de pertencimento e satisfação por parte dos clientes.
Naturalmente, as pessoas serão envolvidas com a marca, além de ser uma estratégia que traz muitas outras vantagens, como:
- Reduz objeções;
- Potencializa a captação de leads;
- Fideliza o consumidor;
- Aumenta o share of mind;
- Mais atenção e entretenimento;
- Diálogo direto.
Por meio do marketing de interação, um centro veterinário mais próximo produz conteúdos com mais chances de despertar a atenção do público e que também facilitam a assimilação, memorização e educação do público.
É por isso que o marketing interativo é uma ótima técnica para criar e veicular conteúdos, tendo em vista que é capaz de reduzir objeções de compra de diversos produtos e serviços.
A interatividade nas vendas ajuda a realizar a atração e a nutrição potenciais clientes de modo que se melhorem os processos de captação e qualificação de leads.
Vários recursos podem ser usados como quizzes, infográficos interativos, experiências no ponto de vendas, minijogos, entre outros.
Essa estratégia de marketing também ajuda a inovar nas abordagens, mas sem cansar os clientes. Aqueles que já compraram em um primeiro momento conseguem renovar o interesse e se tornam mais fiéis à empresa.
As emoções e sentimentos gerados durante a experiência de interação ajudam a construir memórias de longo prazo, além de ser muito comum que as pessoas compartilhem histórias com amigos e outras pessoas de seu convívio social.
É justamente por isso que a interatividade aumenta as chances de manter a marca na mente dos consumidores. Além disso, por meio do marketing interativo, uma escola de curso de extensão em mamografia reduz a quantidade de anúncios produzidos.
Isso é muito importante porque as pessoas visualizam anúncios o tempo todo, e o foco do marketing de interação é entreter e chamar a atenção desses indivíduos, sem usar as mesmas ferramentas da maioria.
Por fim, como consequência dessa interação com o público, a marca consegue registrar reações e compreender o comportamento das pessoas.
Com o feedback fica mais fácil conhecer os consumidores e aí sim entregar soluções compatíveis com seus desejos e necessidades.
Como aplicar o marketing interativo?
Para investir em marketing interativo, é necessário conhecer as melhores estratégias presentes nele. Algumas formas de fazer isso são:
Considerar as etapas do funil
Quando a organização estiver criando conteúdo interativo, precisa pensar nas etapas do funil, tendo em mente que além de proporcionar um ótimo engajamento, são excelentes ações para as campanhas de vendas.
Por essa razão, cada conteúdo criado por um fabricante de piso de borracha pastilhado em manta deve ser adaptado para as etapas do funil de vendas, tendo em vista que cada etapa depende de um formato específico de conteúdo.
Reaproveitar conteúdos existentes
A marca pode analisar os materiais que já produziu para ver que existem muitos que podem ser reaproveitados e transformados em conteúdos interativos.
Exemplos disso são os textos que contêm muitos dados e estatísticas que podem ser utilizados em um infográfico ou em um vídeo. Materiais didáticos, por sua vez, podem ser transformados em quiz e ajudar o público a visualizar as informações necessárias.
Publicações de múltipla escolha
Outra maneira simples de criar conteúdo interativo é por meio de publicações de múltipla escolha nas redes sociais. Um bom recurso são os stories do Instagram, visto que possui funcionalidades para fazer perguntas aos seguidores.
Um fabricante de escada residencial interna pode perguntar qual assunto informativo o público tem interesse, trazendo diversas opções de promoções para votação, além de apresentar um mini quiz sobre os produtos
Fazer testes e quizzes
Isso é muito importante porque, nesse formato, o usuário tem acesso a um resultado para aquilo que estava procurando, utilizando perguntas e respostas que conduzem até o final do teste.
O resultado varia de acordo com as interações do indivíduo e esses testes são muito populares, trazendo um excelente índice de engajamento.
É só observar o quanto os testes na internet fazem sucesso, e além de gerar engajamento, é um tipo de material que ajuda a captar informações valiosas sobre os clientes e que podem aprimorar as estratégias de marketing.
Infográficos e e-books
Os infográficos e e-books são materiais ricos que unem imagens, dados e informações de maneira centralizada, uma característica que os torna extremamente engajantes.
Mas uma clínica de check up em cachorro pode torná-los interativos para envolver ainda mais o público. Uma boa opção é usar efeitos de zoom em imagens, revelar dados de acordo com a movimentação do cursor do mouse ou a interação do visitante.
Também é possível implementar outros materiais de engajamento, como no caso de questionários e quizzes.
Transmissões ao vivo
Outra maneira simples de fazer conteúdo interativo é por meio de transmissões ao vivo, visto que elas permitem a interação em tempo real e são muito fáceis de produzir. Por essa razão, é uma estratégia que contribui para o alcance da marca.
Um fabricante de plastico bolha barato pode lançar mensalmente webinar com assuntos relacionados ao seu segmento de atuação e que sejam do interesse da audiência.
Os participantes podem enviar comentários e perguntas, o que contribui muito com a relevância do conteúdo.
Vídeos interativos
Os vídeos interativos são ótimos porque o espectador pode participar da história e tomar suas decisões, por meio de cliques em páginas de destinos. O próprio YouTube possibilita a inclusão de cartões de interação.
Existem até mesmo filmes que foram criados dessa forma, permitindo que o público decida qual será a ação do personagem principal.
Estimular a participação do público
Por fim, uma empresa de conserto de tv led samsung precisa incentivar a participação das pessoas em suas estratégias de marketing de interação.
Por exemplo, ao criar um conteúdo que será compartilhado nas redes sociais, é interessante pedir que os seguidores comentem, curtam e compartilhem com outras pessoas e que procurem interagir com cada usuário que fizer um comentário.
Considerações finais
O marketing interativo é uma excelente estratégia porque consegue aproximar a marca de seu público, algo que o consumidor moderno valoriza muito.
As pessoas não estão interessadas apenas em saber o preço e a qualidade de uma solução, na verdade, elas precisam interagir com a companhia para que possam compreender suas soluções e sentir o desejo de compra.
O marketing interativo consegue fazer de tudo isso trazendo muitos outros benefícios para negócios de diferentes segmentos e tamanhos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.