Como melhorar o marketing de serviço da sua empresa

Marketing de serviço é um conjunto de estratégias capaz de agregar valor para um serviço ofertado, tendo como objetivo convencer o cliente a escolher determinada empresa, garantindo a satisfação dos consumidores.

O marketing é um elemento muito importante para qualquer negócio, mas os empreendimentos são promovidos de maneira diferente. Isso acontece porque cada empresa está inserida em uma circunstância diferente.

Essas características precisam ser levadas em conta na hora de elaborar uma estratégia de marketing. O setor de serviços movimenta consideravelmente a economia, no entanto, não pode seguir as mesmas estratégias usadas para divulgar produtos.

São organizações que dependem de práticas específicas para convencer os clientes e atender suas expectativas. Independentemente do tipo de serviço oferecido, é muito importante conhecer os princípios do marketing de serviços.

marketing de serviços

É assim que o negócio vai conseguir se destacar em seu mercado de atuação. Isso independe do canal utilizado, portanto, existem estratégias tanto nos meios digitais quanto nos meios offline.

Todos eles precisam ser trabalhados do jeito certo, por isso, este artigo vai explicar o que é marketing de serviços, por que esse tipo de marketing é tão fundamental para as empresas e de que maneira agregar valor ao serviço oferecido.

Qual é o conceito de marketing de serviços?

Marketing de serviços é um conjunto de estratégias que mostram o valor de um serviço e conseguem convencer os clientes a escolherem determinada empresa.

É muito simples diferenciar produtos de serviços, mas definir esses conceitos é uma prática um pouco mais complexa. Mesmo que a organização saiba distinguir os dois, ainda assim é mais difícil definir conceito de serviço do que de produto.

Os produtos são, por exemplo, mercadorias expostas em prateleira de aço para mercado, enquanto os serviços é algo que possui diferentes utilidades e depende dos objetivos do cliente.

Os critérios de contratação também mudam e é por isso que a maneira de fazer marketing também é diferente. A concorrência é forte porque existem outros prestadores de serviços que estão dispostos a fazer mais pelos clientes.

Diante disso, é possível começar a entender a relevância de trabalhar com o marketing de serviços para as organizações desse segmento.

Relevância do marketing de serviços

Investir nesse tipo de marketing faz com que a organização compreenda as necessidades dos consumidores, além de ser uma oportunidade de otimizar os serviços, fazer a organização se destacar e atrair mais clientes.

Uma das maiores dificuldades para as empresas do setor é apresentar valor agregado ao que é oferecido aos clientes. Quando não existe investimento em marketing de serviços, a companhia se sujeita a uma mera comparação de preços como critério de decisão.

Isso acontece porque, enquanto as pessoas podem testar e experimentar, por exemplo, máquinas copiadoras xerox, não podem fazer a mesma coisa com os serviços, portanto, baseiam suas decisões no preço.

É necessário tornar a oferta palpável e compreender as necessidades do cliente para aplicar uma linguagem adequada que vai diferenciar o negócio de outros competidores.

A companhia também precisa de uma cultura empresarial focada nas necessidades dos clientes para que pequenas melhorias ou novos serviços sejam introduzidos em seu portfólio, o que agrega valor para os contratantes.

As inovações costumam surgir a partir de sugestões, elogios e reclamações dos clientes, por esse motivo, é imprescindível fornecer canais para que eles entrem em contato com o empreendimento.

Também é essencial planejar de que modo o feedback será coletado, como no caso de um chatbot para fazer pesquisas de satisfação.

A marca também precisa se posicionar como referência em seu mercado, para isso, deve enviar conteúdos úteis, manter os clientes informados sobre mudanças legais, além de estabelecer conversas significativas.

Dessa forma, será lembrada por conta da qualidade dos contatos que estabelece. É muito importante planejar as interações e estabelecer maneiras diferentes e inovadoras de se comunicar com os potenciais clientes.

Mesmo que uma pessoa esteja procurando informações como dermatologista preço, o foco do negócio não deve ser apenas contatar um lead, mas também estabelecer um diálogo significativo com as pessoas.

De que forma agregar valor ao serviço?

Quem vende produtos consegue agregar valor por meio da prestação de serviços, mas quem presta serviços pode oferecer soluções relacionadas para melhorar ainda mais a percepção do cliente.

Usando como exemplo os profissionais da beleza, como cabeleireiros, é essencial ter em mente que as pessoas gostam de sair do salão com um visual novo e podem se sentir ainda mais satisfeitas com um xampu profissional que só pode ser comprado no estabelecimento.

Pode ser um produto especial para determinado tipo de cabelo ou estilo de corte, da mesma forma, os pet shops também podem casar a venda de serviços com a venda de produtos, tais como:

  • Xampus;
  • Roupas;
  • Acessórios;
  • Coleiras;
  • Brinquedos.

Agora, quem está procurando por mezanino de ferro preço, pode receber um atendimento que vai valorizar esse produto. Mas no caso dos prestadores de serviços, algumas dicas valiosas são:

Construir a percepção da marca

A percepção da marca que o cliente tem em relação ao serviço está relacionada com a forma como a empresa se apresenta. A visão do público tem a ver com a experiência que as pessoas tiveram com a organização.

Tendo isso em vista, é muito importante investir em comunicação efetiva e que ajude o negócio a conquistar bons resultados. Assim sendo, vale a pena fazer uma pesquisa sobre as necessidades do consumidor e como a empresa pode atendê-las.

Outra coisa crucial é estar atento às formas, ideias e cores usadas para representar a marca e que podem influenciar o consumidor. Tudo isso ajuda a despertar o interesse das pessoas e agrega valor à marca.

Um negócio especializado em projeto de fachada ACM branco também pode observar os concorrentes para se sobressair.

Investir em relacionamento

Também é muito importante compreender que criar um vínculo com o consumidor deixou de ser uma vantagem competitiva para se tornar uma necessidade.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e por isso querem ter um relacionamento mais próximo com as marcas com as quais consomem ou antes de consumir com elas.

Ter um relacionamento próximo com os consumidores ajuda a conquistar a confiança deles, fideliza e retém clientes com mais facilidade, além de transformar clientes atuais em promotores da marca.

Surpreender os cliente

Se a organização quer conquistar novos clientes ou manter aqueles que já compram com ela, precisa encontrar maneiras de surpreender essas pessoas.

O público já espera o óbvio, assim sendo, a marca deve entregar mais benefícios para que as pessoas se sintam bem ao comprar com ela.

Conceder facilidades

Assim como faz um fabricante de caixa rígida personalizada, os prestadores de serviços também precisam fazer com que seu público se sinta agraciado. É justamente por conta dessa necessidade que surgiram as promoções e condições de pagamento especiais.

A companhia deve oferecer facilidades relacionadas aos produtos e serviços porque isso ajuda a atrair novos clientes e agrega valor ao que está sendo ofertado.

Supondo que alguém esteja procurando uma empresa de celular e esteja em dúvida entre duas opções com preços parecidos, uma delas pode oferecer uma condição especial que vai influenciar a decisão do consumidor.

Investir em tecnologia

Um fabricante de pergolado de madeira para garagem precisa estabelecer um bom relacionamento com os seus clientes, as prestadoras de serviços devem fazer a mesma coisa, além de apostar em tecnologia e inovação.

Esses recursos são fundamentais porque agregam mais valor ao serviço, além de proporcionar uma experiência completa para o cliente. Um exemplo disso é a possibilidade de enviar e receber informações em tempo real.

Muitas pessoas preferem pagar um pouco mais por serviços prestados com a ajuda de recursos tecnológicos porque eles trazem mais agilidade e rapidez para suas necessidades.

Trabalhar frente de caixa no ponto de vendas

Agregar valor não é uma tarefa simples, principalmente se o negócio tiver poucos recursos à disposição ou um pessoal reduzido.

Usar uma solução para frente de caixa PDV é indicado para um fabricante de chapa bifeteira de sobrepor porque ajuda a agregar valor.

Se o estabelecimento ainda não tiver uma ferramenta capaz de integrar vendas, emitir nota fiscal e cuidar de dados estratégicos, então terá mais dificuldade para agregar valor aos seus serviços.

Considerações finais

As prestadoras de serviços sabem que é mais difícil mostrar para o público o valor daquilo que oferecem no mercado, entretanto, existem várias estratégias, como as que foram mostradas ao longo deste conteúdo.

Isso é muito importante para que o negócio possa se destacar e levar suas soluções ao conhecimento de mais pessoas. Mais do que isso, também será capaz de fidelizar clientes que já compram com ele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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