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Qual a palavra chave para montar um negócio do zero

A Palavra-chave para abrir um negócio do zero é planejamento. É essencial saber que no começo é algo que exige muita força de vontade, visto que são vários os pormenores que devem ser resolvidos como nicho de atuação, público e vários outros aspectos importantes.

Sabe-se que é necessário muita cautela neste momento, afinal são várias ações práticas e jurídicas que precisam ser resolvidas. Mas toda empresa tem um começo, até uma de impermeabilização de caixa d’água de amianto, por isso a determinação é fundamental.

Muitas pessoas pensam em começar uma empresa seja para completar renda ou ter uma fonte de renda maior capaz de fazer mudar de vida. Mas para que essa seja uma ação de sucesso, é preciso que o futuro empreendedor saiba e acredite que é possível fazer isso.

É importante entender que toda empresa é pequena no seu início, por isso o empresário  precisa ter um planejamento muito bem feito. Mas ele não pode fazer esse planejamento em cima da hora, é necessário ter um planejamento financeiro prévio para isso.

O planejamento traz vários aspectos importantes, até para uma empresa que vende máquina de cortar piso de bancada, por exemplo, é necessário fazer investimentos em um planejamento que possa guiar a empresa no melhor caminho para o sucesso.

Portanto, as pessoas que desejam abrir uma empresa do zero, devem estar atentas, visto que precisarão pesquisar bastante sobre alguns nichos do mercado, além de vários outros aspectos que podem ajudar a ter um começo satisfatório no seu novo negócio.

É essencial dizer que um estudo da consultoria McKinsey, que diz que 39% da população economicamente ativa no país é dona do próprio negócio. E isso é muito importante, visto que manter vivo o espírito empreendedor faz parte do crescimento econômico de um país.

Com isso é possível perceber que a quantidade de pessoas desejando abrir um negócio só tende a aumentar nos próximos anos. Se os países forem mais incentivadores do espírito empreendedor nos jovens, é possível afirmar que pode acontecer uma melhora econômica.

Como foi mostrado no início, mesmo com todo o incentivo é preciso que se tenha um ótimo planejamento estratégico e financeiro para que a empresa consiga de fato funcionar.

Uma empresa que vende inversor de energia senoidal pura, por exemplo, começou as coisas do zero, e para isso foi necessário um planejamento para entender se o negócio estava crescendo ou se era necessário fazer mudanças para poder ter melhoras.

No decorrer do artigo, alguns pontos sobre o tema serão tratados e cada um deles pode auxiliar as pessoas a criarem os seus negócios ou fazer uso de algumas dicas para aperfeiçoar a empresa.

Crescimento do empreendedorismo no Brasil

No ano de 2021, o Brasil registrou mais de 3,9 milhões de empreendimentos formais como micro e pequenas empresas ou microempreendedores individuais (MEIs). 

Em relação ao ano anterior, que registrou 3,3 milhões de empresas, teve um crescimento de 19,8%, é o que apresenta um levantamento feito pelo Sebrae.

De acordo com esse estudo feito pela empresa de monitoramento de empreendedorismo Global Entrepreneurship Monitor, em conjunto com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, cerca de 52 milhões de brasileiros têm um negócio próprio.

Como afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o empreendedorismo está em todos os brasileiro e registrou crescimento significativo nos últimos anos. Em 2020, ter um negócio se tornou uma forte motivação para milhões de brasileiros crescerem profissionalmente. 

Ele também mostra que pela primeira vez, conforme estudos, abrir o próprio negócio se tornou o grande sonho do brasileiro. Portanto, até uma empresa que vende sementes crotalaria pode ser um possível negócio para um brasileiro abrir.

Vantagens de empreender

O empreendedorismo tem muitas coisas boas, principalmente por despertar no ser humano o interesse de fazer coisas grandes. Por isso, a seguir serão apresentadas as vantagens de empreender:

Fazer o que gosta

A primeira e principal razão para uma pessoa optar por empreender é poder viver de suas paixões e fazer o que mais deseja e acredita. Isso faz com que a pessoa trabalhe com muito mais energia e profissionalismo.

Alcançar sonhos e metas

As pessoas têm várias opções para incluir o estilo de vida e desejos pessoais ao ganho. Além de que, se tiver um propósito, o negócio tem muito mais chance de prosperar. Essa é a melhor maneira de se fazer profissionalmente.

Autonomia

Talvez essa seja a segunda razão pela qual as pessoas mais procuram o por empreender. A pessoa vai perceber que nem tudo é vantagem neste quesito, mas ter liberdade para escolher como, onde, quando e quanto trabalhar é muito vantajoso.

Maior tempo livre

Quando as pessoas são donas do próprio negócio, conseguem investir tempo em outras atividades. Afinal de contas, quando se tem um emprego clássico, passar um tempo em família ou com os amigos se torna muito mais complicado.

Mas, quando se é um empreendedor, basta fazer a organização dos próprios horários e saber delegar cargos e tarefas para ter qualidade de vida e tempo para o que de fato gosta.

Independência

Não ter que depender de guias ou capital de outros, podendo assumir compromissos a longo prazo e definir as regras para o crescimento da empresa é uma das vantagens que a maioria dos tipos de trabalho passa longe, mas que é possível ao ser um empreendedor.

Dicas de como começar um negócio do zero

Percebe-se que empreender é uma atividade que traz muitas vantagens, além de ser uma atividade que trabalha o espírito humano, visto que empreender é ser criativo em vários aspectos. Por isso, a seguir serão apresentadas algumas dicas para começar um negócio:

  • Fazer o plano de negócios;
  • Pesquisar sobre o público;
  • Investir em marketing;
  • Apostar no diferencial competitivo.

Essas são as dicas para que os empresários possam começar empresas do zero. Cada uma delas tem suas características que serão apresentadas a seguir:

Fazer o plano de negócios

Traçar um plano quer dizer definir onde a empresa quer chegar e por qual caminho seguirá para completar os objetivos. Quando as metas são criadas e as estratégias são definidas com antecedência, o gestor evita perder dinheiro ao iniciar um negócio do zero.

Pesquisar sobre o público

O plano de negócios do empreendimento está alinhado ao conhecimento do público-alvo ao qual a marca servirá. Isso auxilia a escolher o melhor ponto da cidade para criar a loja e a montar planos de marketing condizentes com o target (alvo), ou seja, o cliente ideal.

Uma empresa que trabalha com a venda de areia ensacada 20kg, por exemplo, deve pesquisar bastante sobre o seu público-alvo, e assim conseguir uma maior taxa de conversão.

Investir em marketing

O foco do marketing é também o de angariar esses consumidores potenciais, os chamados prospects, atraindo-os para conhecer mais os produtos e serviços e assim chega a hora de trabalhar, para guiá-los pelo chamado funil de vendas.

Apostar no diferencial competitivo

O diferencial competitivo de uma empresa é aquilo que a diferencia dos concorrentes. O fator competitivo da empresa engloba a noção de valor e preço. 

O atendimento é um diferencial que salta aos olhos do cliente. Investir na qualificação do time de colaboradores, incluindo treinamentos contínuos é importante. Manter um registro de todos os clientes também ajuda no processo de atendimento de alta qualidade.

Considerações finais

Por fim, além de ser normal, o medo de empreender é essencial. É preciso analisar muito bem toda a situação, a do mercado que se deseja entrar e da própria economia local, principalmente se for uma empresa que faz barramento de dados externo, por exemplo.

Assim, antes de abrir uma empresa, é preciso pensar bem sobre o assunto, se preparar e estudar. Além disso, é importante buscar conteúdo para entender como funciona uma empresa, quais são os cuidados do ponto de vista legal, tributário, entre outros pontos.

Sendo assim, uma empresa que trabalha com transdutor linear ultrassom, por exemplo, antes de começar as suas atividades, primeiro pesquisou e analisou muito bem cada aspecto importante desse nicho, e é isso que todas as empresas de sucesso fizeram.

E também vários empreendedores não têm dificuldade para criar produtos ou fornecer serviços. O maior desafio é vender e manter sustentável o negócio. Então, informar-se também sobre técnicas de vendas e estratégias de comercialização é muito importante.

Desse modo, se for para vender porta de aço reforçada, a empresa conseguirá vender sem maiores dificuldades, visto que não importa o produto se a empresa tem um processo comercial muito bem estruturado e validado dentro do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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