As redes sociais são plataformas online que permitem aos usuários se conectarem, compartilharem informações, interesses, atividades, além de estabelecerem uma comunicação uns com os outros.
Elas foram criadas para facilitar a interação social e o compartilhamento de conteúdo em vários formatos, como texto, imagens, vídeos e áudio. As redes sociais também têm um papel muito importante no cotidiano e se tornaram parte da comunicação e da cultura.
Os usuários precisam criar um perfil pessoal ou da empresa, com todas as informações sobre eles e incluir uma foto. A partir disso, é possível estabelecer conexões com outros indivíduos, fazer amizades, divulgar empresas, entre outros.
Essas plataformas contam com um feed de notícias ou uma linha do tempo onde as pessoas podem ver as publicações de seus amigos e das páginas que seguem.
Por conta dessas características, as redes sociais se tornaram essenciais para o compartilhamento de conteúdo por parte das organizações. As marcas criam esses materiais para interagirem e se manterem na mente do consumidor.
Isso fez com que essas plataformas retornassem imprescindíveis no planejamento de marketing, inclusive da área médica.
Pensando nisso, este artigo vai explicar a importância das redes sociais para os médicos, quais são as plataformas mais adequadas para esses profissionais e como criar uma boa estratégia de conteúdo.
Importância das redes sociais para médicos
As redes sociais são cada vez mais importantes para os médicos e outros profissionais da saúde, e alguns dos motivos para isso são:
- Educação e atualização profissional;
- Networking e colaboração;
- Educação do paciente;
- Promover os serviços;
- Sensibilização;
- Engajamento;
- Informação.
Os médicos podem usar as redes sociais para acompanhar pesquisas médicas, descobertas e avanços na área da saúde.
Para uma clínica veterinária perto de mim, é uma das formas de manter o conhecimento atualizado e melhorar os cuidados com os pacientes.
As redes sociais também permitem que os médicos consigam se conectar com colegas de profissão no mundo todo, trazendo oportunidades de colaboração em pesquisas, troca de conhecimento e discussões clínicas.
Dentro do marketing, as redes sociais são utilizadas para se comunicar com os pacientes, desse modo, o médico pode compartilhar informações de saúde confiáveis e educacionais, ajudando os pacientes a compreenderem suas condições médicas.
Naturalmente, os pacientes tomarão decisões mais informadas sobre os cuidados que precisam. No marketing médico, esses canais são indispensáveis para promover práticas e serviços.
Os profissionais podem contar histórias de sucesso, depoimentos de pacientes, dicas de saúde para atrair as pessoas e informações sobre procedimentos.
Os canais também são ótimos para conscientizar as pessoas sobre questões de saúde pública, a exemplo das campanhas de vacinação, prevenção de doenças e hábitos saudáveis.
Se uma pessoa quiser o contato de casa de reabilitação para homens que usam drogas, basta pesquisar no Google e pode encontrar perfis de clínicas nas redes sociais.
É justamente por isso que esses canais são tão bons para gerar engajamento da comunidade, permitindo que os médicos envolvam as pessoas e transmitam uma sensação de confiança e proximidade com os pacientes e a comunidade.
Ademais, são excelentes canais para responder perguntas e preocupações de maneira rápida e acessível, ajudando a reduzir a ansiedade e aumentar a confiança das pessoas.
Melhores redes sociais para médicos
A escolha da melhor plataforma para médicos depende dos objetivos profissionais, do público-alvo atendido e do tipo de conteúdo que se deseja compartilhar. Mas existem alguns canais que são mais apropriados para os profissionais da saúde.
Um deles é o LinkedIn, uma rede social profissional que permite aos médicos construir sua presença online, compartilhar credenciais e conexões profissionais, se conectar com colegas da área médica, promover networking e desenvolver a carreira.
O Twitter, por sua vez, é um microblog que permite compartilhar informações médicas atualizadas, pesquisas, notícias e ainda participar de discussões com outros profissionais da saúde. Por conta disso, é um canal muito útil para se manter atualizado.
Uma clínica com cuidador idoso noturno deve estar presente no Instagram porque essa rede social é muito útil para compartilhar informações visuais, como imagens de procedimentos médicos, histórias de pacientes e dicas de saúde.
O Facebook é essencial para criar uma presença online e compartilhar informações sobre a área médica, eventos de saúde comunitários e transmitir informações educacionais.
Com ele, os médicos também podem estabelecer conexões com os pacientes e fornecer suporte de saúde à comunidade.
Já o YouTube é uma excelente plataforma para os médicos que querem criar vídeos educacionais, demonstrar procedimentos e compartilhar informações de saúde em formato de vídeo.
Trata-se de uma excelente opção porque esse formato de conteúdo é o mais popular e o YouTube está presente na vida de praticamente todos os usuários.
Criando uma estratégia de conteúdo
As redes sociais precisam ser alimentadas com conteúdos de valor, assim sendo, um lar de idosos perto de mim deve investir em uma estratégia de marketing de conteúdo. Os médicos podem fazer a mesma coisa, por meio das seguintes ações:
Definir os objetivos
É necessário determinar claramente o que se pretende alcançar com a estratégia de marketing de conteúdo, pois o objetivo vai nortear todas as ações.
Um consultório pode aumentar o reconhecimento da marca, atrair novos pacientes, educar o público sobre tópicos de saúde e estabelecer autoridade na área de especialização.
Conhecer o público-alvo
O público-alvo é formado por pessoas que têm interesses em comum e que provavelmente se interessariam pelos produtos e serviços de uma marca.
Entender a audiência é indispensável para elaborar as estratégias certas e criar conteúdos sobre assuntos que sejam realmente relevantes para essas pessoas.
Os profissionais da saúde também precisam fazer isso, e para compreender o público, é necessário saber quais são seus interesses, preocupações e necessidades.
A partir disso, uma clínica especializada em cuidador de pessoas com necessidades especiais pode criar a persona da marca, ou seja, o perfil de cliente ideal para o qual serão voltadas todas as estratégias de marketing.
Escolher tópicos relevantes
Para escolher tópicos relevantes, a primeira coisa é fazer uma pesquisa de palavras-chave relacionadas à especialização médica. Isso vai ajudar a identificar os tópicos mais procurados pelas pessoas nos buscadores.
Para fazer isso, o médico pode usar algumas ferramentas, como o Google Keyword Planner. Também é imprescindível priorizar informações úteis e se concentrar em tópicos informativos e úteis para o público.
Criar materiais de qualidade
Materiais de qualidade são precisos, ou seja, são baseados em evidências científicas confiáveis. Assim sendo, é indispensável citar fontes confiáveis e evitar informações falsas.
Para trazer mais qualidade ao conteúdo e alcançar todo tipo de pessoa, tanto aquela que tem uma dúvida quanto a outra que já está pesquisando sobre fisioterapia para pós cirúrgico contratar, deve-se variar os formatos.
Além de escrever artigos, o médico pode incorporar vídeos, infográficos, podcast e até webinars em seu planejamento de conteúdo, dependendo do tópico e do público.
Ser consistente
A consistência depende de um calendário editorial que vai indicar com que frequência os materiais serão publicados. Ter regularidade é necessário para manter o público engajado e que retorne ao site para ler mais vezes.
O profissional encarregado de desenvolver esses conteúdos deve planejar com antecedência e ter tempo para a criação em si. Para não haver problemas, é interessante agendar publicações com antecedência, mesmo em dias mais ocupados.
Investir em SEO
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias aplicadas ao site e aos conteúdos, que atendem aos requisitos dos buscadores. Seu objetivo é melhorar essas páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
Para colocar o SEO em prática, uma clínica de cuidadora de idosos e acompanhante hospitalar precisa escolher palavras-chave relevantes para seu conteúdo e incluí-las no conteúdo em si, no título e em outros espaços.
Também deve-se criar meta descrições atraentes e que incentivam os usuários a clicar no conteúdo, toda vez que ele aparecer nos resultados de pesquisa.
Promover nas redes sociais
Todos os materiais publicados no site institucional ou no blog da organização devem ser compartilhados de maneira estratégica nas redes sociais, pois isso aumenta o alcance e até ajuda a conquistar parcerias com outros profissionais da saúde.
Uma clínica especializada em preenchimento labial masculino está sempre ativa nas redes sociais, respondendo perguntas e comentários e interagindo com o público para aumentar o engajamento e construir relacionamentos promissores.
Considerações finais
O marketing digital é para todos, inclusive para os profissionais da saúde que querem expandir suas possibilidades.
Diversos canais podem ser utilizados para divulgar os serviços, inclusive para interagir com a audiência.
As redes sociais são as mais lembradas porque promovem um relacionamento mais próximo com o público-alvo.
Juntamente com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, as redes sociais são excelentes para que os médicos possam divulgar seu trabalho e conquistar novos pacientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.