Marketing direto nada mais é do que um conjunto de estratégias que são usadas para entrar em contato com um público segmentado. Ele aborda pessoas que, de alguma maneira, demonstraram interesse pela marca, seus produtos e serviços.
É um modelo muito vantajoso em termos de conhecimento do público, otimização de tempo, resultados e custos, sendo uma estratégia muito poderosa para aumentar as vendas.
Entre as possibilidades de fazer marketing, essa ação apresenta o maior potencial de conversão e é justamente por isso que atualmente é uma das mais conhecidas.
Antigamente, as empresas trabalhavam muito com telemarketing e mala direta, e essas estratégias são apenas alguns exemplos de como colocar o marketing direto em ação, mas na verdade, existem muitas outras opções.
Por isso, engana-se quem acredita que ele se resume à mala direta ou envio de e-mails. Na verdade, existem muitas outras ações que precisam ser trabalhadas, e quem ainda não utiliza essa metodologia, deve começar o quanto antes.
Mas para fazer um bom planejamento, primeiro é necessário entender o conceito de marketing direto, sua importância para as empresas, os benefícios de colocá-lo em prática e como fazer do jeito certo, e é sobre isso que o artigo vai falar.
O que é marketing direto?
Marketing direto são estratégias usadas pela empresa para entrar em contato com um público específico e bem segmentado, geralmente formado por potenciais consumidores que em algum momento demonstraram interesse pela marca.
Justamente por falar com as pessoas certas, é uma estratégia com excelente potencial, principalmente pela internet porque ajuda a se aproximar das pessoas e a extrair ótimos resultados disso.
Se uma empresa de impermeabilização sofá suede puder falar diretamente com pessoas interessadas em seus serviços, não precisa tentar convencer estranhos a comprar sua solução.
Falar com quem não tem interesse gera muito esforço e trabalho, o que consequentemente aumenta os gastos e não trará lucros para a empresa.
Por outro lado, ao direcionar a comunicação para um público segmentado, o tempo de envolvimento das pessoas é bem menor e os resultados são muito satisfatórios.
Mas quando se fala em marketing direto, automaticamente muitos profissionais se lembram da mala direta, e embora essa estratégia seja muito popular e conhecida, não é a única opção.
A internet está renovando a forma de pensar e fazer marketing, por isso, também mudou muitas ações de marketing direto.
Importância dessa estratégia
Assim como a companhia pode usar o inbound marketing para atrair os usuários e distribuir conteúdos relevantes, o marketing direto é voltado para estratégias que vão argumentar sobre as características de um produto ou serviço.
Para um fabricante de motores hidráulicos, isso é importante porque mostra a utilidade das soluções para os clientes e potenciais clientes, criando uma argumentação que vai convencê-los a comprar.
Benefícios do marketing direto
O marketing direto traz muitos benefícios para as empresas, indo desde contatos mais personalizados até o uso de ferramentas certas. Mais especificamente seus benefícios são:
Personalização de contatos
Uma das principais características desse tipo de marketing é a possibilidade de personalizar os contatos com os clientes. Ao invés de usar a mesma linguagem e tom de voz com todas as pessoas, a empresa vai considerar cada cliente individualmente.
Também terá acesso ao histórico de cada um, pois assim consegue oferecer formas de pagamento compatíveis, oferecer produtos e serviços mais adequados, entre outras ações que aumentam as chances de conversão.
Abordagem assertiva
Com essa ação, a organização sabe exatamente com quais clientes está se comunicando. É uma forma de obter informações sobre os consumidores, usando uma base de cadastros e pesquisando sobre eles em várias plataformas.
Elas ajudam a conseguir informações, por meio de entrevistas, pesquisas e outras possibilidades. Com esses dados, um fabricante de micro GPS rastreador consegue estabelecer a abordagem ideal em suas estratégias de marketing direto.
Ajuda a recuperar clientes
Esse tipo de marketing também é uma forma de retomar a relação de confiança com clientes antigos, fazendo um contato mais próximo e pessoal com as pessoas.
A companhia vai registrar informações sobre o comportamento de cada um, assim como seus gostos e vontades, e a partir disso estabelecer um diálogo adequado.
Quando o cliente percebe que a empresa se lembra dele, se sente mais importante, e isso melhora sua visão em relação à marca, além de aumentar as chances de novas vendas.
Melhora as estratégias de vendas
Trabalhar com campanhas segmentadas ajuda a testar mercados, obter dados sobre o público, analisar os resultados das vendas e medir a eficácia das ações aplicadas.
São informações muito importantes para melhorar as estratégias futuras e com isso aumentar o fluxo de vendas.
Atinge as pessoas certas
Ao trabalhar com o marketing direto, um fabricante de etiquetas adesivas personalizadas para lembrancinhas vai segmentar os clientes em grupos.
A partir disso, a empresa consegue elaborar mensagens promocionais compatíveis com os interesses de cada um, o que aumenta a probabilidade de conversão.
Reduz custos
Se a empresa conhece bem seu cliente e apresenta um produto interessante para ele, também vai fazer uma abordagem precisa e terá mais chances de agradá-lo.
As vendas se tornam mais eficientes e com mais chances de fechar negócio no primeiro contato. Isso é muito bom para reduzir o custo de aquisição de clientes e a necessidade de investimentos para conquistá-los.
Melhora a fidelização
Ao passo que a organização interage com os consumidores, também vai coletar informações e registrar todo o histórico de compras para elaborar estratégias personalizadas que vão fidelizar as pessoas.
É a maneira mais fácil de saber quais clientes preferem descontos, aqueles que gostam mais de ofertas exclusivas, os que desejam ter acesso a lançamentos, entre outras soluções atrativas, de acordo com o perfil.
Oferece boas ferramentas
Existem várias maneiras de se comunicar com os consumidores, por exemplo, se a marca tiver um público mais jovem, pode usar as redes sociais de vídeos curtos.
Se os clientes de uma empresa especializada em fachada em ACM com LED são mais velhos, então, pode se comunicar com eles pelo telefone ou até por mídia impressa.
Em outras palavras, a organização saberá quais ferramentas precisa utilizar para estabelecer uma boa comunicação.
Como aplicar o marketing direto
Para aplicar o marketing direto e aproveitar todo o potencial dessa estratégia, a empresa precisa investir nas seguintes práticas:
- Conhecer bem o público;
- Escolher boas ferramentas;
- Criar uma boa campanha de marketing;
- Usar estratégias convincentes;
- Mensurar os resultados.
A primeira coisa é conhecer bem o público que a empresa tem intenção de atrair e fidelizar. Um convênio de plano funerário precisa saber quais são as características desses indivíduos e o problema é que seu serviço consegue solucionar.
Depois de saber detalhes relevantes sobre as características dessas pessoas, chegou o momento de escolher as melhores ferramentas para aplicar o marketing direto. Sempre pensando naquelas que trazem mais rentabilidade para o negócio.
Sabendo para quem a mensagem é direcionada e as ferramentas que vão viabilizar a comunicação, é chegado o momento de focar na mensagem.
A corporação precisa saber como passar as informações, pois só assim vai conseguir gerar o impacto desejado e alcançar seus objetivos.
Nesse processo, é interessante trabalhar com os gatilhos mentais. São ferramentas que influenciam a decisão de compra do consumidor porque são impactantes e despertam vários sentimentos no público.
Além dos gatilhos mentais, um especialista em transtorno de uso de ketamina pode trabalhar outras estratégias para que sua mensagem seja ainda mais atraente e criativa, capaz de induzir uma ação por parte do público.
Por fim, é um momento de mensurar os resultados para ter certeza de que o marketing direto está sendo bem aplicado e alcançando aquilo que a empresa espera.
A companhia precisa fazer um acompanhamento e interpretar dados sobre o comportamento do usuário depois que a estratégia entrou em ação.
Mensurar o desempenho também é uma forma de identificar quais ajustes são necessários para que a estratégia seja ainda mais eficaz.
Uma empresa especializada em calibração equipamentos médicos pode fazer testes para que a ação seja incrementada da melhor maneira.
Finalmente, é muito importante conferir alguns exemplos de como o marketing direto pode ser aplicado por empresas que competem no mesmo mercado.
Considerações finais
Para qualquer organização, uma das coisas mais importantes é se comunicar com as pessoas certas, ou seja, com quem realmente tem interesse pelos produtos e serviços.
De nada adianta investir nas melhores estratégias de marketing se elas não são direcionadas para o público certo.
Se a marca quiser resultados efetivos, deve voltar suas ações para pessoas que realmente desejam adquirir suas soluções.
O marketing direto faz exatamente isso, por essa razão, é considerado como uma das estratégias mais inteligentes para potencializar a comunicação e as vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.