Quão organizados são seus esforços de marketing na empresa? Você reserva um tempo todos os anos para traçar uma estratégia coesa para o próximo ano? O próximo ano será normal e simplesmente repetirá os esforços feitos nos anos anteriores sem levar em conta o sucesso dessas estratégias? Você vai simplesmente ler alguns blogs destacando as tendências atuais de marketing e implementar os principais pontos de discussão que encontrar neles?
Seus esforços de marketing são essenciais para o sucesso do seu negócio. Eles são a principal maneira de se conectar com seu público, desenvolver sua marca e se estabelecer como um líder confiável do setor. No entanto, essas coisas não acontecem por conta própria. É necessária uma estratégia de marketing coesa e bem planejada para garantir que seus preciosos recursos – financeiros e humanos – sejam usados com sabedoria e maximizem o retorno do seu investimento.
Estamos firmemente no quarto trimestre do ano, e este é o momento de realizar o planejamento anual. Embora seja importante investir tempo em um plano anual que aborde suas metas gerais de negócios, você também precisa criar um plano de marketing anual específico que o ajudará a alcançar essas iniciativas de negócios abrangentes. Idealmente, este plano deve ser finalizado e pronto para começar no início de janeiro, para que você possa começar a trabalhar no próximo ano. Para que isso aconteça, você precisa começar seu planejamento anual de marketing agora.
Nosso objetivo é capacitar pessoas apaixonadas a prosperar. Isso impulsiona tudo o que fazemos para nossos clientes e nos obrigou a ir além da simples prestação de serviços de marketing. A fim de garantir que nossos esforços gerem os melhores resultados possíveis para nossos clientes, nós os envolvemos ativamente em um processo de planejamento anual a cada ano que os ajuda a cristalizar suas metas para seus esforços de marketing. Esse plano forma o modelo para nossas recomendações contínuas à medida que o ano avança.
Principais conclusões deste artigo
Este artigo divide o processo de criação de seu plano de marketing anual em três partes:
- Descrevendo seu plano de marketing
- Criando seu plano de marketing
- Criando um cronograma de plano de marketing
Embora haja uma sobreposição significativa entre os componentes dessas partes, é bom examinar cada um separadamente.
Delineando seu plano de marketing
Quanto mais granular você for no esboço do plano de marketing, mais fácil será criar e implementar esse plano. Além disso, ter um esboço forte fornecerá orientações importantes sobre as métricas que você deve usar para avaliar o sucesso de seus esforços.
O esboço do seu plano de marketing deve incluir os seguintes elementos:
- Resumo do negócio – Um resumo da sua organização que inclui o nome da empresa, onde você está sediado e sua declaração de missão.
- Iniciativas de negócios – Isso deve se concentrar em iniciativas específicas relacionadas ao marketing, em oposição a iniciativas corporativas de grande porte.
- Análise do cliente – Realize algumas pesquisas de mercado para criar suas personas de comprador (uma descrição fictícia das características associadas ao seu cliente ideal).
- Análise da concorrência – Como parte de sua pesquisa de mercado, avalie seus principais concorrentes para entender com mais clareza o que eles fazem bem e oportunidades potenciais para você fornecer valor a seus clientes/clientes que eles não fazem.
- Análise SWOT – Faça um mergulho profundo em seu negócio para identificar seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Os pontos fortes e fracos devem se concentrar em itens internos específicos da sua empresa, enquanto as oportunidades e ameaças devem se concentrar em itens externos relacionados ao estado do mundo hoje.
- Estratégia de mercado – Com base no trabalho braçal concluído nas etapas anteriores, crie um plano de como sua empresa deve competir em seu mercado. Isso pode incluir itens como mix de produtos/serviços, preço, processo e muito mais.
- Orçamento – Determine quanto dinheiro sua empresa vai dedicar à equipe de marketing para perseguir as iniciativas e metas que você estabeleceu neste esboço.
- Canais de comercialização – Identifique os canais de marketing que você usará para publicar o conteúdo que educará seu público, transmitirá a história da sua marca e gerará leads.
- Projeções financeiras – Com base no orçamento definido e nos canais de marketing escolhidos, você pode desenvolver projeções financeiras que estabelecem o ROI esperado para seus esforços de marketing. Embora não sejam 100% precisos, eles fornecerão um guia útil para medir seus resultados no próximo ano.
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Criando seu plano de marketing
Este artigo descreve um processo de 5 etapas para criar seu plano de marketing anual:
- Faça uma análise da situação – Use sua análise SWOT e sua análise de concorrentes para desenvolver uma compreensão clara de seu posicionamento de mercado. Como parte desse processo, identifique o que você pode oferecer para dar à sua empresa uma vantagem competitiva e diferenciá-la das demais em seu setor.
- Defina seu público-alvo – Use as personas do comprador criadas durante a fase de esboço para entender o que seu cliente ideal deseja. Essas informações podem ser usadas para ajudá-lo a definir seus objetivos (a serem criados na próxima etapa).
- Escreva metas SMART – Você não pode melhorar o ROI em seus esforços de marketing sem uma compreensão clara de seus objetivos. Use as informações geradas a partir de sua análise de situação e definindo seu público-alvo para criar metas SMART. SMART significa específico, mensurável, atingível, relevante e com limite de tempo. As metas SMART que você estabelecer serão usadas para identificar as melhores táticas para atingir essas metas.
- Analise suas táticas – Depois de definir suas metas, determine quais táticas de marketing atingirão essas metas com mais eficiência.
- Faça seu orçamento – Antes de começar a implementar as táticas identificadas na etapa 4, você precisará definir seu orçamento para cada tática. Esse orçamento deve incluir tempo, recursos financeiros, ativos e mão de obra necessários para implementar as táticas em seu plano de marketing.
Criando seu cronograma de plano de marketing
Como este é um plano anual, você precisa estabelecer um cronograma para implementar os diferentes componentes desse plano. Isso permite que sua equipe entenda todos os prazos adequados para os projetos, campanhas e eventos associados ao seu plano de marketing. Se você preferir maior granularidade, poderá dividir esse cronograma trimestralmente.
Ao criar prazos para os componentes do seu plano de marketing, certifique-se de:
- Estime quanto tempo cada tarefa levará
- Considere feriados e outros eventos especiais que possam afetar a capacidade de sua equipe de concluir essas tarefas
Conforme você executa as tarefas em seu plano, acompanhe o tempo necessário para concluí-las. Isso permitirá que você compare o tempo real com suas estimativas de tempo para determinar a precisão de suas estimativas. Se necessário, pode ser necessário ajustar alguns de seus próximos prazos para refletir a quantidade real de tempo que essas tarefas levaram para serem concluídas.
Use modelos pré-existentes para organizar seus esforços
O artigo também fornece vários modelos de plano de marketing que você pode usar enquanto trabalha nesse processo de três estágios. O uso de um desses modelos pode ajudá-lo a se manter organizado e garantir que você não pule uma etapa importante do processo.
Recursos adicionais para ajudá-lo a entender como conduzir o planejamento anual de marketing
Recomendamos os seguintes artigos para ampliar ainda mais seu conhecimento sobre como conduzir seu planejamento anual de marketing. Muitas das dicas que você encontrará nesses artigos são semelhantes às conclusões do artigo da HubSpot, mas, quando consideradas em conjunto, podem ajudar a fornecer uma visão mais profunda de como abordar esse processo.
Colocando essas informações em prática
Criar um plano de marketing anual pode ser um processo assustador. A chave para navegar nesse processo é segui-lo passo a passo. Trabalhando em todos os componentes listados acima em ordem sequencial, você compilará os dados necessários para entender seus objetivos. Isso ajudará você a identificar as táticas certas para incluir em seu plano.
Deixe nos te ajudar
Fornecemos serviços abrangentes de marketing estratégico para ajudar sua empresa a crescer e prosperar. Aproveitamos nossa abordagem exclusiva ao trabalhar com nossos clientes no planejamento anual. Essa abordagem exclusiva leva você a uma jornada colaborativa para identificar o que há de especial em sua empresa. Como parte dessa jornada, trabalharemos com os componentes do esboço do plano de marketing para entender suas metas específicas e a melhor maneira de posicioná-lo como líder do setor.
Áreas de experiência:
- Desenvolvimento de marca diferenciadora
- Estratégias de Marketing e Comunicação
- Mapeamento e Execução da Jornada do Cliente
- Site Corporativo e Desenvolvimento de Aplicativos
- Integração de sistemas de dados entre plataformas
- Estratégias de Desenvolvimento Organizacional
- Alinhamento de equipe, cultura e soluções de desempenho
- Sistemas de inteligência de desempenho de negócios
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