Crowdsourcing é um recurso que deve ser implementado, principalmente quando a empresa tem um problema, projeto ou desafio que deseja solucionar. Por meio dele, diversos profissionais vão pensar nessa solução.
É um tipo de colaboração coletiva que ganhou impulso com o avanço da internet e é usado por empresas, organizações e governos sem fins lucrativos e para diversos projetos.
O propósito é se aproveitar da sabedoria coletiva, pois quando uma multinacional deseja, por exemplo, lançar um novo produto, pode adotar essa estratégia para receber sugestões do público.
Se o governo tiver problemas sociais ou urbanos, também pode fazer uso do mesmo método para reunir diferentes ideias e solucionar a questão.
O crowdsourcing é tão útil que existem vários casos de sucesso de empresas que simplesmente conseguiram criar soluções disruptivas, tendo como base a participação coletiva.
Mas para colocar essa metodologia em ação dentro do negócio, é fundamental conhecer um pouco mais sobre ela e vários aspectos relacionados.
O gestor precisa saber qual é o conceito de crowdsourcing, os benefícios que esse método oferece para a corporação, porque ele é tão importante nos dias de hoje e como colocá-lo em prática, e é sobre isso que o artigo vai falar.
O que é crowdsourcing?
Crowdsourcing é um tipo de terceirização compartilhada e aberta, e seu fim é, de modo básico, reunir pessoas diferentes para realizar uma tarefa ou resolver um problema.
O termo em si é a união de duas palavras em inglês, sendo crowd (multidão) e outsourcing (terceirização).
O desenvolvimento desse conceito partiu dos editores da revista Wired, no ano de 2005, enquanto faziam pesquisas sobre como a organização usava a internet para terceirizar seus serviços.
Uma empresa de meia cana de cedrinho pode usar a internet como ferramenta para potencializar o crowdsourcing, por conta da capacidade em reunir uma grande quantidade de pessoas com experiências e conhecimentos diferentes.
Costuma ser intermediado em plataformas online e atua como um convite aberto, assim, qualquer pessoa interessada pode contribuir com o projeto e receber retribuições em dinheiro ou um reconhecimento.
Isso vai depender muito do interesse e das condições do crowdsourcer, que nada mais é do que a empresa que está terceirizando o trabalho.
Imagine uma grande empresa de alimentos que deseja descobrir maneiras de eliminar ou reduzir o açúcar e o sal dos alimentos, mas sem comprometer seu sabor.
A marca pode criar um concurso que vai recompensar em dinheiro pessoas de todo o mundo e com conhecimentos diferentes, como no caso de estudantes, pesquisadores e cientistas.
Se o cientista descobre algo novo, utiliza-se de um conhecimento previamente testado e divulga sua descoberta na internet ou em revistas especializadas. Outros cientistas vai ler este artigo e fazer testes para descobrir como aprimorar ainda mais a descoberta.
Isso mostra que a primeira pesquisa serviu como base para descobertas futuras e isso acontece sucessivamente.
Benefícios do crowdsourcing
Se duas cabeças conseguem pensar melhor do que uma, várias cabeças pensando em torno de um mesmo objetivo facilitam a descoberta de uma solução.
Dentro de um fabricante de maquina de fazer gelo filtrado, pode-se dizer que o crowdsourcing é um tipo de brainstorming, mas muito mais potente por conta das novas tecnologias.
Trata-se de um modelo de contribuição participativa que permite acesso a consultores, peritos e especialistas, sem necessariamente precisar contratá-los, e algumas das principais vantagens disso são:
- Excelente custo benefício;
- Participação de vários talentos;
- Sabedoria coletiva;
- Engajamento profissional.
É perfeitamente possível extrair boas ideias, testar produtos e construir bons projetos por meio de várias sugestões a um custo mais baixo do que a terceirização convencional.
Dependendo do tipo de projeto que está sendo realizado, o crowdsourcing ajuda a reunir sugestões e ideias de vários participantes que vão compor uma solução.
No caso de uma empresa que fabrica lacre adesivo de segurança, é o gestor quem vai filtrar as melhores sugestões e escolher aquelas que se encaixam perfeitamente.
Se o projeto precisa de níveis sofisticados de qualificação técnica, é possível contar com a colaboração de bons profissionais que querem compartilhar suas ideias.
Bons exemplos disso são as universidades e os centros de pesquisa que se mostram como verdadeiros celeiros de produção de conhecimento.
A sabedoria coletiva também é um conjunto de experiências e conhecimentos que ajudam o autor a pensar fora da caixa, considerando as contribuições de profissionais que pensam de outra forma.
Opiniões opostas são muito interessantes e podem fazer sentido, por isso não devem ser descartadas antes de serem ponderadas.
Por fim, o crowdsourcing consegue criar uma rede de engajamento profissional que pode estabelecer parcerias e até trabalhos permanentes.
Por meio da internet e de novas ferramentas tecnológicas, não existe mais limite de espaço e tempo para diversos tipos de trabalho, sendo possível montar uma equipe interdisciplinar, com membros de várias partes do mundo.
Importância do crowdsourcing
Para um fabricante de piano de cauda pequeno, investir em crowdsourcing é importante porque consegue solucionar problemas e desafios facilmente.
Em primeiro lugar, ele ajuda a ter novas e diferentes ideias, bem como inovação permanente provenientes de fora da empresa.
Também auxilia os gestores a resolverem questões internas e externas que só poderiam ser resolvidas com terceirização, o que acaba gerando custos mais elevados.
Também ajuda a engajar e fidelizar um grupo de clientes, visto que muitas empresas utilizam estratégias de trabalho colaborativo que divulgam seus lançamentos em primeira mão para um grupo mais fiel de clientes.
Eles opinam e avaliam o produto e por isso passam a se sentir parte do projeto, e um dos exemplos disso são os testadores beta que recebem softwares e programas para testar, antes do lançamento.
Também é uma ótima opção para que um fabricante de aparelho para ultrassom microfocado olhos possa resolver problemas ou obter serviços praticamente 24 horas por dia.
São muitas empresas que têm aderido comunidades em sites específicos e concentram profissionais de várias áreas.
Elas anunciam o que elas precisam e os profissionais podem oferecer seus serviços, enquanto a própria organização escolhe o projeto que se encaixa às suas necessidades, comprando os produtos e serviços pela plataforma.
Crowdsourcing: como implementá-lo em uma empresa?
A inserção do crowdsourcing na empresa pode ocorrer em maior ou menor grau, o que depende, na verdade, das necessidades da companhia. É possível adotar método colaborativo para várias necessidades, por exemplo:
- Votar enquetes;
- Executar funções repetitivas;
- Captar ideias;
- Arrecadar recursos.
O marketing é um setor que se beneficia muito do crowdsourcing, visto que não é necessário ter diploma de publicitário para criar uma boa ideia.
Uma empresa que produz softwares usados no controle de pacientes que fizeram cirurgia de redução de bochechas também podem usar esse método para testar, identificar problemas e receber sugestões dos usuários.
Só que para ter sucesso na implementação dessa estratégia, existem alguns detalhes importantes que precisam ser observados.
Um deles é a necessidade de desenvolver uma cultura colaborativa, tendo em vista que empresas modernas, como no caso das startups, são mais colaborativas do que as empresas tradicionais e por isso mais suscetíveis ao crowdsourcing.
Mas se for um negócio com hierarquia bem definida, também pode alcançar o sucesso, desde que priorize a cultura colaborativa e o compartilhamento de ideias e opiniões.
Outro ponto muito importante é mapear o setor que pode se beneficiar com essa iniciativa, por exemplo, um fabricante de ventilador pulmonar veterinário pode selecionar o RH e o marketing em algum processo de produção.
O gestor deve definir se vai usar o crowdsourcing para um projeto específico ou permanente, além de selecionar os profissionais responsáveis em cada projeto, estabelecendo critérios de recompensa, prazo, entre outros.
A companhia deve escolher a tecnologia certa porque existem diferentes tipos de plataformas de crowdsourcing que podem ser usadas pela organização, e de acordo com a tarefa ou projeto que pretende executar.
Mas se for uma coisa muito específica, talvez seja necessário criar uma tecnologia própria. Por fim, a implementação também exige cuidados para não desperdiçar boas ideias.
Se uma escola de curso de motorista de empilhadeira tem objetivo quantitativo, pode ter que tratar as informações por meio de sistemas automatizados. A inteligência artificial é uma tecnologia que avançou muito nesse caso.
Agora, seu propósito é qualitativo, como criação e resolução de problemas, então é necessário trabalhar por meio de uma análise seletiva e ser muito criterioso para não desperdiçar boas ideias.
Considerações finais
O crowdsourcing funciona como uma ponte entre pessoas que têm talento, conhecimento e disposição e empresas que precisam dessas qualificações para um projeto.
É uma rede sem limites geográficos que permite acessar conhecimento coletivo, reunir forças para uma causa, criar soluções disruptivas, criar e testar hipóteses. Por conta disso, também é uma oportunidade de experimentar e explorar novos horizontes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.