e-mail marketing

E-mail marketing para médicos: saiba como utilizar

E-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que ganhou força nos últimos anos por conseguir estabelecer uma comunicação direta entre a empresa e a base de clientes.

Para colocar essa estratégia em prática, o negócio precisa usar ferramentas de automação para fazer o disparo das mensagens. Com isso, fica mais fácil estreitar o relacionamento com as pessoas, nutrir leads e gerar vendas.

Uma das principais características do e-mail marketing é o fato de ser uma estratégia econômica e com um excelente retorno sobre os investimentos, mas mesmo trazendo ótimos resultados, ainda é desacreditado por muitos profissionais.

Isso porque, antigamente, ele era sinônimo de spam, abordagens intrusivas e até fraudes, fazendo com que os consumidores começassem a ignorar ou deletar as mensagens das empresas.

Mas os recursos tecnológicos e as estratégias avançaram, permitindo um uso mais eficiente do e-mail. A organização consegue impactar as pessoas certas, no momento mais oportuno e com a mensagem mais apropriada.

Até mesmo os médicos podem utilizá-la, por isso, este artigo vai explicar o que é e-mail marketing, os benefícios que oferecem para os médicos, sua importância, como aplicá-lo na prática e como os médicos podem fazer uso do e-mail marketing.

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing nada mais é do que uma estratégia de marketing digital para enviar mensagens de e-mail a um grupo de destinatários, tendo como objetivo promover a marca, seus produtos e serviços, bem como informações relevantes para as pessoas.

As mensagens podem assumir diversos formatos, como boletins informativos, ofertas promocionais, atualizações de produtos, convites para eventos, entre outras possibilidades.

Com a ajuda dessa estratégia, uma empresa de aluguel de aspirador de secreção pode estabelecer e manter um relacionamento com os clientes, impulsionar a fidelização e aumentar o engajamento do público. Entre suas características estão:

  • Segmentação;
  • Personalização;
  • Automatização;
  • Métricas e análises.

É possível segmentar a lista de contatos com base nas características das pessoas, como localização geográfica, histórico de compras, interesses, entre outros. O objetivo é enviar conteúdos relevantes para grupos específicos de destinatários.

O e-mail pode ser personalizado com o nome do destinatário, conteúdo voltado para seus interesses e histórico de interação anterior, fazendo com que a comunicação seja mais pessoal e eficaz.

É possível automatizar o envio de e-mails baseando-se nas ações do destinatário, compras, inscrições e aberturas anteriores, pois isso ajuda a manter um contato constante, de maneira eficiente.

Outra possibilidade é monitorar o desempenho das campanhas, por meio de métricas como taxas de abertura, taxas de clique, taxas de conversão, entre outras. Elas são muito importantes para avaliar a eficácia das mensagens e fazer ajustes necessários.

Benefícios do e-mail marketing para médicos

Uma clínica de exame histopatológico em cães pode usar o e-mail marketing porque ele traz diversos benefícios para os profissionais da saúde.

Um deles é sua capacidade de fortalecer o relacionamento com os pacientes, pois diante da correria do dia a dia, muitos profissionais precisam encontrar maneiras de manter um relacionamento com os pacientes.

As pessoas também desejam estar próximas dos médicos, por essa razão, uma boa estratégia de e-mail marketing é indispensável. Mesmo que os indivíduos possam acompanhar o profissional nas redes sociais, é necessário ter um contato mais próximo.

O e-mail marketing ajuda nesse sentido e ainda permite entregar uma comunicação de grande valor para o paciente, orientando sobre procedimentos, esclarecendo dúvidas comuns e passando até instruções pré-exames.

O contato pós-consulta é fundamental e o e-mail também ajuda a cultivá-lo. O médico pode criar uma comunicação segmentada, automática e programada em poucos cliques.

Mas para fazer isso, é necessário adquirir uma boa ferramenta que vai automatizar os envios e as mensagens, desde uma pesquisa de satisfação até uma orientação pré-operatória.

Outra facilidade trazida pelo e-mail marketing é enviar lembretes para os pacientes, principalmente quando se trata de um retorno.

Uma Clinica para Animais Silvestres pode solicitar ao tutor do animal que retorne em 3 meses, mas se ele não aparecer, pode enviar um e-mail lembrando sobre a necessidade de retornar.

Outra grande vantagem é a economia de recursos, pois basta investir em uma ferramenta de e-mail e passar a economizar com custos envolvendo o telefone, papel e até o tempo desperdiçado na recepção.

Importância do e-mail marketing para médicos

O e-mail marketing é importante para os médicos por diversas razões, principalmente por se tratar de uma ferramenta eficaz para construir relacionamentos com os pacientes, promover os serviços, além de educar e informar o público.

O e-mail oferece uma maneira direta de se comunicar com as pessoas, permitindo que os médicos enviem mensagens personalizadas e informações relevantes, de maneira rápida e eficaz.

Ele também valoriza a atuação do profissional, pois é possível falar sobre assuntos relevantes relacionados à saúde. São informações que aumentam os cuidados necessários no dia a dia, e se a mensagem for bem elaborada, demonstra comprometimento.

Uma clínica de fisioterapia ortopédica hospitalar terá mais facilidade para fidelizar os pacientes atendidos, pois a partir do momento em que o indivíduo recebe conteúdo de forma regular, se sente prestigiado e lembrado pelo médico.

Como se aplica à prática médica?

O e-mail marketing pode ser aplicado à prática médica de várias formas, como no caso da confirmação de consultas. Uma das maiores dificuldades para os consultórios é confirmar as consultas dos pacientes, pois demanda muito tempo.

Mesmo que a confirmação seja feita por telefone, pode ser que o paciente não atenda naquele momento, o que vai fazer a secretária tentar outras vezes.

Nesse caso, o e-mail marketing surge como uma solução que facilita e agiliza essa atividade, pois por meio de uma ferramenta de automação, o consultório pode programar os envios para os pacientes e confirmar a consulta.

Uma clínica de fisioterapia para idosos a domicílio também pode aplicar o e-mail para avisar os pacientes sobre a necessidade de retorno, trabalhando melhor seu pós-atendimento.

Esse tipo de mensagem mostra que a clínica se preocupa com a saúde e o bem-estar de seus pacientes e avisa sobre a necessidade de uma consulta ou de um check-up.

Outro uso muito comum é enviar conteúdos informativos e mostrar todo o conhecimento que o médico possui sobre sua especialidade.

Ao fim desse tipo de mensagem, é possível destacar que o profissional está capacitado para resolver seus problemas e trazer mais qualidade de vida.

Quanto aos e-mails transacionais, que são enviados logo após uma consulta ou um exame, agradecendo pela preferência do cliente. Junto com a mensagem, é possível oferecer algo de valor para manter o engajamento sobre os serviços.

Se uma pessoa estiver procurando sobre fisioterapia motora reabilitativa marcar , poderá se comunicar com o estabelecimento médico e ainda obter as informações que precisa sobre seu tratamento.

Como os médicos podem usar o e-mail marketing?

Para usar o e-mail marketing do jeito certo na área médica, a primeira coisa é fazer a segmentação da lista de e-mails. Isso vai garantir que o tipo ideal de mensagem chegue ao público certo.

É possível separar os pacientes de acordo com o tratamento, histórico de acessos, entre outros critérios pertinentes, fazendo com que a comunicação seja mais assertiva e personalizada.

O consultório deve criar e enviar conteúdos relevantes para engajar os pacientes, pensando no modo como esses materiais realmente interessam para o público.

Eles podem ser enviados por meio de uma newsletter contendo informações relevantes ou até mesmo campanhas específicas para falar sobre novidades e promoções dentro da clínica.

É possível orientar o cliente sobre fisioterapia pélvica para endometriose marcar , mostrando que as pessoas que realizam esse tratamento podem agendar suas consultas diretamente pelo site ou por e-mail.

Mas para que a abordagem seja assertiva, é necessário personalizar e automatizar os conteúdos. Eles vão se tornar mais pessoais e mais efetivos, e o consultório pode incluir o nome do paciente no título ou no corpo do e-mail para fazer isso.

A automação também é essencial porque facilita o envio das mensagens regularmente e garante que o paciente receba a comunicação ideal e no momento certo.

Para garantir a eficiência de sua estratégia, uma clínica especializada em alongamento para cabelos finos pode realizar testes A/B e com isso avaliar os títulos e conteúdos mais eficientes.

Essa ação é imprescindível para aumentar as taxas de abertura e conversão, além de identificar o que funciona melhor e aprimorar a ação.

Por fim, deve-se analisar os dados e compreender o que funciona e o que pode ser melhorado. Os profissionais fazem isso utilizando métricas de e-mail marketing, como a taxa de abertura e a taxa de conversão.

Considerações finais

O e-mail marketing é uma estratégia inteligente que ajuda a estabelecer uma comunicação mais próxima e pessoal com as pessoas.

Negócios dos mais variados segmentos investem nessa ação porque conhecem os retornos positivos que ela oferece.

Os profissionais da saúde podem investir no e-mail marketing porque ele está de acordo com as normas éticas e é interessante para os pacientes.

Diversos tipos de mensagens podem ser enviadas, seja para confirmar uma consulta ou para enviar um conteúdo relevante, aumentando a proximidade entre o médico e seu paciente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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