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Marketing de Guerrilha: como causar um alto impacto no seu cliente

O Marketing de Guerrilha é uma estratégia muito usada pelas empresas porque consegue impactar o público certo e destacar a marca entre os concorrentes. Tudo isso sem que a organização tenha que empregar muitos esforços, investimentos e recursos.

O nome dessa ação faz uma alusão às táticas não convencionais usadas pelas tropas durante a Guerra do Vietnã. Mesmo com poder de fogo menor, elas conseguiram surpreender o adversário.

No Marketing de Guerrilha, o objetivo do negócio é gerar resultados excelentes, usando poucos recursos. Ao mesmo tempo, essas ações conseguem alcançar o alvo e superar as estratégias usadas pelos concorrentes.

Investir nesse tipo de estratégia hoje em dia vale muito a pena porque o consumidor moderno é constantemente atingido por anúncios, conteúdos e campanhas que divulgam as marcas, seus produtos e serviços.

No entanto, a maioria delas costuma passar despercebida, ou seja, são ações pouco eficazes na hora de despertar o desejo nas pessoas. Porém, com o Marketing de Guerrilha, a companhia faz sua marca e suas soluções serem notadas.

Para entender um pouco mais o assunto, este artigo vai explicar o que é essa estratégia, mostrar suas vantagens e desvantagens, por que vale a pena investir nela e quais são os principais tipos.

O que é Marketing de Guerrilha?

Marketing de Guerrilha é uma estratégia pouco convencional e de baixo custo que, por meio de ações inovadoras, consegue expor a marca, seus produtos e serviços.

Como mencionado, trata-se de uma ação inspirada pela Guerra do Vietnã, quando os vietnamitas usavam táticas e métodos desconhecidos e incomuns para surpreender e superar os adversários.

A principal característica dessa ação é a surpresa ou até o choque que provoca no consumidor. Geralmente, é algo pouco sutil, além de grandioso e direto.

Para uma oficina mecânica Ford, causar esse impacto ajuda a promover a marca sem que para isso seja necessário fazer grandes investimentos.

Vantagens e desvantagens do Marketing de Guerrilha

Entre as vantagens do Marketing de Guerrilha está o fato de ser uma técnica de baixo custo, grande alcance e boa cobertura. Ele ajuda a maximizar a comunicação e traz notoriedade para a marca por meio de assessoria de imprensa.

Sua implementação é fácil e rápida, uma vez que não é preciso uma grande estrutura ou produção. Além disso, traz outros benefícios, como:

  • Mais liberdade de criação;
  • Comunicação direta;
  • Mais interação com o consumidor;
  • Agrada o público.

Entretanto, a prática também tem suas desvantagens. Uma delas é que, com o passar do tempo, pode levar à saturação e deixar de ser novidade.

A cobertura também não é muito expressiva, visto que costuma se tratar de uma ação mais localizada, de pequena ou média dimensão. Por isso, a marca não deve esperar resultados em massa.

Até mesmo um fabricante de lavadora de vidro vertical deve ficar atento para que as ações estejam sempre de acordo com seus valores e objetivos.

Por ser uma estratégia ousada, dependendo do tema abordado, pode se virar contra o anunciante, o que traz riscos para a imagem do negócio.

Por que investir em Marketing de Guerrilha?

A principal promessa do método é gerar mais resultados com poucos recursos. Ao comparar essa prática com o marketing tradicional, não existem muitas diferenças em termos de técnica, visto que ambos usam estratégias similares.

Por exemplo, é necessário trabalhar com anúncios para chamar a atenção dos consumidores. O que difere o Marketing de Guerrilha é sua abordagem, visto que se trata de algo mais incisivo.

As pessoas são constantemente bombardeadas com uma grande quantidade de informações, prazos e tarefas, por essa razão, é necessário selecionar aquilo que realmente vai fazê-las parar o que estão fazendo para prestar atenção.

Diante dessa realidade, os anúncios convencionais se tornaram uma distração. Além do mais, as pessoas não querem ser incomodadas com banners pop-ups intrusivos.

Com o Marketing de Guerrilha, uma empresa desentupidora de cano vai usar ações chamativas que dificilmente são ignoradas e ainda causam uma impressão duradoura na mente dos potenciais clientes.

O intuito é provocar reações no público, fazendo com que eles reavaliem suas preferências e hábitos.

Tipos de Marketing de Guerrilha

Existem diferentes estratégias que podem ser usadas para causar um alto impacto no público. Para isso, a empresa pode usar os seguintes tipos:

Outdoors

Os outdoors são ações ao ar livre, ou seja, são expostos em espaços públicos e eventos externos, como feiras e exposições.

O objetivo desse tipo de Marketing de Guerrilha é chamar a atenção de quem ainda não conhece a empresa, seus produtos e serviços.

Discreto

Esse tipo consegue inserir a marca de maneira sutil, natural e orgânica, favorecendo a divulgação. Geralmente, está presente em produções audiovisuais e isso porque as telas são algo comum no dia a dia do consumidor.

Sendo assim, uma companhia especializada em manutenção em pc e notebook pode fazer isso ao mencionar seus serviços durante um diálogo.

Indoors

Ao contrário dos outdoors, as ações indoors acontecem em ambientes fechados e podem ser aplicadas de diversas maneiras.

Tais práticas podem ser observadas em shoppings centers, cinemas, metrôs, aeroportos, entre outros lugares pouco convencionais. São ambientes que anunciam a marca de maneira efetiva porque possuem um bom fluxo de pessoas.

Interativo

Nessa opção, os usuários podem interagir com as estratégias e, de certa forma, fazem parte das campanhas trabalhadas pela marca.

Para transmitir sua mensagem, as ações precisam que as pessoas executem determinada ação para que exista uma interação.

Dicas para fazer Marketing de Guerrilha

Para aproveitar os benefícios dessa estratégia e obter os melhores resultados, existem algumas dicas que ajudam a aplicar o Marketing de Guerrilha. São elas:

Pensar em algo inovador

O sucesso desse tipo de ação está relacionado à capacidade da marca em pensar de maneira diferente de seus concorrentes. Uma prestadora de serviços terceirizados de manutenção predial também deve investir em uma abordagem específica.

Isso é importante porque muda a maneira como o público vai enxergá-la. Só que não é fácil criar algo do zero, principalmente pelo fato de que existem muitas informações espalhadas.

A dica é buscar inspiração em estratégias de sucesso e adaptá-las à realidade do negócio. Não se trata de copiar a ação de outra marca, mas de encontrar uma inspiração para seguir um caminho certeiro.

Conhecer o público-alvo

De nada serve ter várias ideias para abordar o público se nenhuma delas é capaz de atender ao perfil do público. Para que o negócio realmente consiga resultados positivos, o certo é pesquisar sobre o público e compreender suas preferências.

A avaliação deve considerar hábitos de compra e uma visão ampla sobre seu comportamento. É assim que uma fabrica de laje pré moldada vai identificar brechas dos concorrentes e acertar suas escolhas.

O grande segredo é saber usar os dados para conquistar a confiança do público. Isso é fundamental para aumentar o engajamento e alcançar os objetivos da organização.

Trabalhar a interatividade

A interativa está no auge de muitas estratégias, tendo em vista que a audiência é cada vez mais participativa. Assim sendo, quanto mais dinâmico for o planejamento, melhor será o resultado.

O orçamento deve abranger criatividade e tecnologia, algo que nem sempre vai exigir grandes investimentos, no entanto, precisam estar de acordo com o perfil do público.

Uma dica para implementar o Marketing de Guerrilha é saber executar uma ação que atraia a curiosidade das pessoas em relação ao produto ou serviço.

Fazer parcerias

O Marketing de Guerrilha permite investir em estratégias de parceria, como o co-marketing. Existem grandes empresas que trabalham dessa forma para lançar produtos e serviços e tiveram êxito.

Nesse contexto, uma reforma fachada comercial, por exemplo, pode ser usada para divulgar um produto estrategicamente, principalmente se a localização estiver próxima de um concorrente.

Ser original

Outro elemento essencial é a originalidade, pois ficar apenas copiando o que já deu certo em outros casos acaba sendo uma perda de tempo.

Mesmo que uma ação tenha trazido resultados surpreendentes para o negócio, o ideal é apostar em algo original porque o público espera isso.

Entretanto, isso não impede que uma empresa de montagem de andaime tubo e braçadeira busque inspiração em casos de sucesso. Eles ajudam a aguçar a criatividade e trazem ideias originais.

Considerações finais

O Marketing de Guerrilha, como o próprio nome sugere, transmite mensagens fortes que chamam a atenção das pessoas em qualquer lugar.

São práticas que levam o público a agir de acordo com aquilo que a organização espera. Para conseguir isso, basta saber trabalhar os conceitos.

Isso só traz benefícios para o negócio e ainda evita que a empresa persista nas mesmas estratégias de sempre.

Com essa prática, a marca consegue fazer as pessoas pararem o que estão fazendo para notar seus produtos e serviços de um jeito diferente e impactante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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