Neuromarketing é um estudo que ajuda a compreender a influência neurológica que algumas ações de marketing exercem no comportamento do consumidor, de modo a entender como criar campanhas mais eficazes.
Muitos gestores e empreendedores se perguntam o que faz o consumidor decidir pela compra de um produto ou a contratação de um serviço, ou o que faz uma pessoa escolher uma marca em detrimento de outra.
Alguns afirmam que se trata da qualidade, outros acreditam que o preço é determinante e tem até mesmo aqueles que investem pesado na apresentação do produto porque acreditam que isso faz toda a diferença.
De fato, todos esses fatores são importantes, mas não existe um consenso que determina como funciona a escolha do consumidor. Geralmente, essas perguntas são respondidas na base do achismo, tornando a conclusão muito subjetiva.
Só que agir dessa forma pode prejudicar as estratégias de marketing, portanto, é necessário compreender o que influencia a decisão de compra para desenvolver ações eficientes que vão impactar as pessoas.
A resposta está no neuromarketing, por isso, este artigo vai explicar seu conceito, os benefícios que ele oferece, falar um pouco sobre sua importância e o que fazer para conquistar o cliente com o neuromarketing.
Neuromarketing: o que é?
Neuromarketing nada mais é do que uma área que ajuda a estudar e compreender fatores que possam influenciar a decisão de compra de um indivíduo. Com esse entendimento, a organização vai traçar técnicas e métodos benéficos.
O nome desse estudo é uma junção entre neurologia e marketing, que foi desenvolvido pelo professor Ale Smidts, na Inglaterra. Mas quem popularizou a estratégia foi Gerald Zaltman, de Harvard.
Desde então, negócios dos mais variados segmentos, como uma escola que oferece curso de higienização de estofados, podem investir em neuromarketing para melhorar suas estratégias.
Benefícios do neuromarketing
Depois de compreender o conceito desse estudo, é necessário saber um pouco mais sobre os benefícios que ele pode trazer para as empresas. São eles:
- Melhora a decisão de compra;
- Direciona os produtos;
- Campanhas mais efetivas;
- Favorece a experiência do cliente.
Ao aplicar os métodos e técnicas de neuromarketing, fica mais fácil entender o que influencia ou pode interferir na decisão de compra do cliente.
Com base nisso, é fundamental realizar ações e fatores que possam aumentar as chances de conseguir resultados melhores.
Para qualquer marca, lançar produtos inovadores é muito positivo, mas isso não é suficiente para despertar o interesse do consumidor. Não adianta ter um produto ou serviço inovador se ele não estiver de acordo com as necessidades da persona.
Com a ajuda do neuromarketing, uma empresa especializada em conserto de motobomba pode desenvolver soluções voltadas para seu público, uma vez que compreende o que influencia a decisão de compra de maneira positiva.
A mesma ideia por trás de desenvolver produtos compatíveis com as necessidades do público pode ser usada para criar campanhas publicitárias eficientes.
Existem diferentes formatos e tipos de campanhas que podem motivar o público e geram apelo para que realizem uma ação. A marca deve investir naquilo que atrai os consumidores, sempre trabalhando com o formato preferido do público.
Por fim, ele também é importante porque cria uma experiência positiva para o cliente, fazendo com que ele se sinta mais satisfeito, enxergue valor na marca e volte a fazer negócio.
Importância do neuromarketing
O neuromarketing é importante por diversas razões, em primeiro lugar porque ele ajuda a analisar o fortalecimento da marca. A companhia consegue entender os impactos que geram nos clientes e o que eles sentem quando veem a empresa.
Mesmo que algumas respostas sejam complexas, o estudo é fundamental para obter as informações de maneira detalhada. Ele ajuda a identificar e fortalecer pontos de conexão, gerando emoções positivas e favoráveis.
Ao investir em marketing, uma escola de aeromoça assume alguns riscos, mas é possível medir a eficiência da ação e encontrar resultados melhores que trazem uma boa possibilidade de retorno.
Além das pesquisas tradicionais, o estudo ajuda a entender qual é o alcance da publicidade, o impacto emocional das campanhas e a reação do público-alvo.
Os negócios precisam de uma presença online sólida para expandir os resultados da empresa, mas é imprescindível avaliar o tipo de experiência que o cliente está tendo, e com base nisso fortalecer pontos fracos observados.
A análise de atividades cerebrais traz uma noção exata das emoções geradas durante as interações, o que ajuda a transmitir conceitos com mais assertividade. Um exemplo é criar materiais impactantes e mais efetivos nas propostas.
Novidades e entretenimentos geram emoções fortes, e o impacto dessas vivências mostram se houve uma conexão entre o que foi apresentado e a reação do cliente, o que materializa lucros para a corporação.
Um fabricante de bolsa personalizada para aniversário pode criar uma nova embalagem para transmitir a sensação de novidade e influenciar a decisão de compra.
Em linhas gerais, o neuromarketing é importante porque ajuda a entender sentimentos e emoções predominantes no imaginário das pessoas e usar essas informações para se destacar entre os concorrentes e gerar ótimos resultados.
Ele trabalha por meio de técnicas que ajudam a entender o papel da companhia, o papel dos clientes e todos os detalhes envolvidos na interação. Como resultado, a marca passa a oferecer soluções personalizadas e completas.
Como conquistar o cliente?
Para conquistar o cliente com o neuromarketing, a empresa deve investir em algumas estratégias fundamentais. São elas:
Estimular os sentidos
Se o site da empresa oferece uma boa experiência sensorial, vai impactar o visitante com mais facilidade, então é sempre interessante envolver mais de um sentido.
Uma marca de injeção direta etanol, por exemplo, pode produzir boas fotos, criar um bom layout e trabalhar melhor a comunicação visual. O processo ajuda muito porque o cérebro é visual e as fotos ajudam a aumentar as vendas.
A marca pode até mesmo fazer um jogo de cores, pois elas são persuasivas e conseguem impactar o inconsciente das pessoas.
A psicologia das cores afirma que o vermelho é um tom quente e pode estimular o apetite, o amarelo, por sua vez, traz sensação de ansiedade, por isso essas 2 cores são muito utilizadas pelos restaurantes.
Na loja física, a audição pode ser estimulada com som ambiente, desde que as músicas estejam de acordo com o público. O mesmo recurso pode ser usado em uma loja virtual e influencia de maneira positiva na decisão de compra.
Não se pode esquecer de que a experiência de compra do cliente só termina quando ele recebe a mercadoria, então, para trabalhar o tato e olfato, uma embalagem bem elaborada pode trazer sensações positivas.
Uma loja de materiais para revitalização de piso vinílico pode enviar seus produtos dentro de uma embalagem com textura diferente e que deixe claro que está protegendo a mercadoria.
Contar histórias
A decisão de compra costuma ser tomada pelo subconsciente, e é muito mais fácil criar uma relação entre a marca e o consumidor se a empresa souber trabalhar a emoção.
Treinar a habilidade de contar histórias por meio do storytelling ajuda a despertar o lado emotivo e irracional do cliente. É interessante usar frases que fiquem guardadas na memória e criar anúncios que despertam a vontade de consumir.
Aliviar as dores do cliente
As melhores técnicas de marketing são aquelas que evidenciam os benefícios de um produto, e juntando isso ao neuromarketing, um fabricante de conexão angular para corrimão vai conseguir mostrar a dor que seu produto alivia para o consumidor.
É natural do ser humano tentar evitar o sofrimento, e o cérebro responde muito mais a sensação de dor do que a sensação de prazer.
Com base nisso, é muito importante revisar textos e campanhas de marketing para mostrar de que maneira os produtos e serviços vão solucionar os problemas que o cliente possui.
Criar senso de urgência
Uma oficina especializada em Inspeção Veicular pode criar senso de urgência para se comunicar com a parte racional do cérebro.
Existem muitas empresas que adotam essa ideia, mostrando, por exemplo, quantas pessoas já compraram o produto ou quantas estão pesquisando a mesma solução.
Quando o cliente percebe que é a última oportunidade de comprar o item, é bem provável que acabe comprando, mesmo que não tenha certeza se realmente precisa do produto, e tudo isso é provocado pelo senso de urgência.
Considerações finais
Compreender o conceito de neuromarketing é fundamental para saber de que maneira o consumidor toma suas decisões.
Ter esse entendimento e investir nas estratégias certas traz muitos benefícios para a empresa, como se destacar entre os concorrentes.
Também é muito útil para melhorar as estratégias de marketing e conseguir resultados duradouros e promissores para o negócio.
Por meio das ações certas, esse estudo pode ser usado para conquistar novos clientes, aumentar as vendas e melhorar os lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.