Lidar com as amplas possibilidades do mercado, principalmente dentro de uma dinâmica de marketing digital, pode ser uma tarefa complexa. Por isso, é fundamental entender como o Teste A/B pode ajudar a nortear de forma mais clara algumas decisões.
A busca por uma orientação de mercado que, via de regra, pode fazer com que uma empresa tenha algum tipo de destaque para o público sempre foi um fator decisivo para qualquer tipo de empresa em qualquer tempo histórico.
Esse é um fator determinante dentro de qualquer segmento até os dias de hoje, já que não há como pensar no crescimento empresarial sem que haja uma sustentação cada vez mais sólida a respeito da comunicação com os clientes.
Desta maneira, o marketing foi criado como uma forma de garantir que determinados impactos fossem possíveis, dando origem a uma série de manifestações importantes dentro do mercado.
Esses são aspectos que precisam ser considerados, uma vez que há uma série de mecanismos e estratégias que podem fazer com que uma empresa obtenha diferentes resultados, garantindo uma diversidade de objetivos cada vez maior.
Isso pode ser observado dentro dos mais diversos momentos do mercado, como é o caso de, em plena ascensão da televisão, algumas empresas passaram a preferir o caráter segmentado de algumas revistas.
Seja como for, é sempre muito importante que haja uma percepção a respeito das possibilidades que existem e como elas conseguem interagir de forma bastante objetiva com determinadas possibilidades de ações.
Marketing digital e a conversão
Com a chegada do mundo digital, alguns padrões de análise a respeito do mercado ganharam alguns desdobramentos diferentes, o que fez com que determinadas posturas modificassem seus padrões.
Se para analisar os fluxos trazidos pela televisão pode levar um tempo maior, no caso do mundo digital, todos esses elementos podem ser considerados em tempo real, o que pode ser um fator determinante.
Esse, é claro, é apenas um dos tantos pontos possíveis dentro dessas orientações, uma vez que a internet possibilitou alguns elementos de cobertura e segmentação que as mídias tradicionais não traziam.
Hoje em dia, quando um cliente está procurando por uma oficina mecânica mais próxima, ele pesquisa em algum mecanismo de busca, o que pode ser um fator determinante para a elaboração de alguns padrões.
Isso demonstra que há uma inclinação dos clientes para uma busca ativa de sites e outros elementos, o que já demonstra uma tendência para a conversão, mas é preciso que a empresa consiga criar estratégias que consigam realizar esse fim.
Há uma série de pontos que precisam ser levados em consideração, como o grau de conversão que uma landing page pode assumir e alguns outros requisitos que tem a ver com o SEO de um site.
Sendo assim, a conversão é uma consequência de uma série de elementos que precisam ser considerados de forma bastante objetiva pelas empresas, garantindo, assim, alguns impactos que são essenciais.
Uma empresa de limpeza de cozinha industrial pode aparecer de forma bem ranqueada em uma pesquisa ou ter uma boa dinâmica de e-mail marketing, mas não conseguir a conversão necessária.
Para que isso ocorra, é preciso que ela entenda a respeito de alguns mecanismos de design, gatilhos mentais e relevância de conteúdo, o que poderá fazer completa diferença na hora de criar uma dinâmica como essa.
Esses são apenas alguns dos exemplos que podem ser considerados dentro dessas instâncias de atuação de mercado, mas há uma variedade bastante grande de elementos que podem fazer a diferença na hora de pensar a respeito de uma boa estratégia.
Em se tratando, também, de um universo que lida com monitoramento de campanha em tempo real, esses aspectos acabam ganhando ainda mais desdobramentos, o que pode ser um fator decisivo.
Saber como utilizar essa métricas de forma bem estruturada pode ser uma forma, inclusive, de garantir que algumas implementações começassem a dar resultados logo de início.
Assim como uma empresa de entrega de panfletos consegue entender a receptividade dos clientes na hora da ação, é possível ter esse mesmo recorte no mundo digital, só que de forma mais objetiva.
Teste A/B: o que é?
No mundo digital, há uma série de elementos que podem acabar confundindo um pouco na hora de começar a criar algum tipo de estratégia em determinado mercado.
Há, também, uma dinâmica que aponta para um período de teste que a empresa terá na hora de implementar uma campanha, o que irá fundamentar alguns dados para que haja melhorias pontuais no curso dela.
Uma comunicação visual interna supermercado pode, nesse caso, ser mensurada a partir de algumas reações dos funcionários, o que, via de regra, pode trazer melhorias para esse fluxo.
Logicamente, ao se tratar do público em geral, essa complexidade aumenta e, por isso mesmo, o Teste A/B acaba sendo uma das estratégias mais importantes na hora de consolidar uma dinâmica como essa.
Esse é um elemento que vai trabalhar com um teste a partir do nível de conversão dos fluxos estabelecidos pela empresa a partir de dois padrões distintos de mensagem: o padrão A e o B.
Desta maneira, é possível perceber que é o modelo que possui a maior taxa de conversão, facilitando na hora de uma implementação definitiva de campanha.
Supondo que o setor de empresas de sinalização rodoviária tenha percebido que seus clientes estão mais suscetíveis a um tipo de chamada no título de e-mail, isso pode fazer com que haja uma postura mais sólida do mercado.
Assim, o Teste A/B acaba funcionando dentro da mesma lógica, o que pode ser um fator bastante representativo nesse sentido.
Onde aplicá-lo?
Como essa é uma estratégia que trabalha com uma margem de erros e acertos, é possível dizer que ela se aplica aos mais diversos setores do mercado, mas é fundamental que eles estejam direcionados a uma lógica de conversão.
A intenção, nesse caso, é mensurar quais são os mecanismos que podem ajudar a otimizar uma lógica de conversão e, assim, elevar as vendas da empresa a partir de alguns elementos.
Desta forma, seja em uma comunicação direta ou patrocinada, uma clínica especializada em mini implante para fechar espaço pode implementar esse tipo de teste em alguns recursos:
- Email marketing;
- Landing page;
- Blogs;
- Anúncios;
- Páginas;
- Mensagens.
As possibilidades são infinitas e, por isso, é fundamental entender quais são as elaborações que a empresa possui como prioridades nesse sentido.
Além disso, é preciso que haja uma percepção a respeito de alguns elementos, como é o caso de que há uma necessidade de um fluxo relevante para que haja uma resultado bem elaborado.
Assim, uma empresa de limpeza que possui esse tipo de dinâmica em suas redes pode experimentar com muito mais objetividade qual modelo de comunicação fará mais sentido com o seu mercado.
Seus benefícios
O Teste A/B funciona dentro de uma lógica digital que é fundamental e, por conta disso, é preciso que haja uma percepção sólida a respeito de todos os seus benefícios:
- Maior precisão;
- Mais garantia;
- Redução de custos;
- Aumento de conversão.
Diante de tantos pontos importantes, torna-se essencial entender como uma escola que oferece um curso para melhorar a comunicação pode fundamentar um marketing para o seu público a partir desse teste.
Como fazê-lo em anúncios?
Diante de todos esses pontos, é importante entender como utilizar o Teste A/B como uma forma de consolidar uma dinâmica precisa de interação com o mercado.
Ser objetivo
A objetividade, nesse caso, acaba sendo o ponto mais importante, uma vez que há uma série de elementos que podem ser testados dentro de uma lógica de anúncio, mas é preciso que haja uma escolha objetiva.
Isso porque não há como identificar a variação que ajudou a converter o cliente sem que haja, de fato, uma mudança específica do A para o B.
Definir o que considerar
Desta forma, é preciso, também, entender o que a empresa precisará considerar dentro dessas dinâmicas, uma vez que não há como pensar em um teste bem sucedido sem saber o que se está testando.
Entender o que testar
Essa dica, na realidade, fica por último, uma vez que ela funciona como uma forma de nortear o que a empresa pode pensar em testar.
Nesse caso, é possível que haja uma elaboração de chamadas, de botões de conversão ou, até mesmo, de design de campanha.
Considerações finais
Passam-se os anos e a complexidade do marketing vai ganhando cada vez mais desdobramentos, o que pode ser um ponto bastante importante.
No entanto, é preciso saber como lidar com todas essas variáveis, o que torna os testes um ponto fundamental.
Desta forma, o Teste A/B acaba sendo um dos fatores mais importantes para esse tipo de consolidação.
De uma forma geral, esse é um elemento importante que precisa ser considerado, uma vez que não há como pensar em nenhuma estrutura que consiga se realizar de primeira.
Saber como elaborar um bom teste nesse sentido pode ser fundamental e fazer com que haja uma percepção mais elaborada nesse sentido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.