Uma prática cada vez mais comum entre empresas que monitoram as conversas nas redes sociais, o social listening torna-se uma estratégia importante, principalmente na forma como as empresas se comunicam com os clientes e se posicionam no mercado.
Com tantas informações sendo compartilhadas todos os dias, as empresas podem acompanhar e entender o que está sendo dito sobre elas nas redes sociais por meio do social listening.
Dessa forma, toda empresa pode usar os insights para melhorar produtos, serviços e estratégias de marketing. Neste texto, exploraremos o que é o social listening, como ele funciona e porque é importante para as companhias de todos os tamanhos.
O que é Social Listening utilizado pelas empresas?
O social listening é a prática de monitorar as conversas nas redes sociais em busca de informações relevantes sobre uma marca de bomba centrífuga para poços artesianos, produtos, serviços ou tópicos específicos.
É uma técnica valiosa que permite que as empresas identifiquem diferentes pontos, entre as quais:
- Anseios e desejos dos clientes;
- Necessidades do mercado;
- Problemas e oportunidades;
- Tendências do setor.
O social listening envolve a coleta e análise de dados de redes sociais, como menções, hashtags, comentários e avaliações, a fim de entender o que os clientes estão dizendo sobre uma marca ou tópico.
As empresas podem usar o social listening para monitorar a reputação da marca, identificar problemas e responder rapidamente a comentários negativos, melhorar a experiência do cliente e criar campanhas de marketing mais eficazes.
Para realizar o social listening, as empresas de desengraxante industrial, entre outras, geralmente usam ferramentas de monitoramento que ajudam a rastrear e analisar as conversas nas redes sociais em tempo real.
Além disso, é importante definir objetivos claros e escolher as plataformas de rede social corretas para monitorar e analisar.
De todas as maneiras, o social listening é uma técnica essencial para as empresas que desejam entender melhor os clientes, identificar tendências e oportunidades de mercado, monitorar a reputação da marca e melhorar a eficácia quanto às campanhas de marketing digital
10 benefícios identificados do social listening
Como a técnica de social listening envolve a monitorização das conversas e interações dos consumidores nas redes sociais, tendo como objetivo entender melhor as necessidades, desejos e opiniões sobre uma marca, produto ou serviço, há muitos benefícios que valem o destaque.
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Identificação de insights de mercado
O social listening permite que as empresas obtenham informações valiosas sobre o mercado de divisórias de drywall, por exemplo, incluindo tendências, demandas dos consumidores e feedbacks sobre produtos e serviços.
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Identificação de influenciadores
Ao monitorar as conversas nas redes sociais, as empresas podem identificar influenciadores relevantes dentro de um nicho específico de mercado e, com isso, estabelecer parcerias para promover determinada marca.
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Resolução rápida de problemas
O social listening permite que as empresas identifiquem rapidamente quaisquer problemas ou reclamações dos consumidores nas redes sociais e respondam prontamente, melhorando a experiência do cliente.
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Oportunidades de vendas
Ao monitorar as conversas dos consumidores interessados em elevador de canecas, as empresas podem identificar oportunidades de vendas, identificando necessidades e desejos dos clientes e oferecendo soluções personalizadas.
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Personalização do atendimento
As empresas podem utilizar informações coletadas pelo social listening para personalizar o atendimento, entendendo as necessidades individuais de cada cliente e proporcionar uma experiência única e reveladora positivamente.
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Melhora da reputação
Conforme o monitoramento e o envio de respostas aos comentários e feedbacks dos consumidores nas redes sociais, as empresas podem melhorar a reputação e estabelecer uma imagem positiva perante o público.
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Identificação de problemas de produtos ou serviços
O social listening pode ajudar as empresas a identificar problemas com produtos industriais, como filtro manta, ou serviços, permitindo que sejam resolvidos rapidamente antes que se tornem um grande contratempo para a marca.
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Análise da concorrência
As empresas podem utilizar o social listening para monitorar as ações da concorrência nas redes sociais e ajustar a estratégia de marketing de acordo, mantendo-se à frente da concorrência.
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Melhora do engajamento
Ao monitorar e responder aos comentários dos consumidores nas redes sociais, as empresas podem melhorar o engajamento e o relacionamento com o público.
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Antecipação de tendências
As empresas podem identificar tendências emergentes em um nicho de mercado e, dessa maneira, antecipar demandas futuras do público, ajustando a estratégia de marketing e inovando em produtos e serviços.
De forma geral, o social listening é uma ferramenta essencial para as marcas que desejam entender melhor o comportamento e as necessidades dos consumidores, monitorar a reputação e identificar oportunidades de negócios.
Etapas para empregar o social listening na prática
Além das redes sociais, o social listening pode envolver o monitoramento e análise de conversas e interações de clientes em diferentes espaços digitais, como fóruns, blogs e outras plataformas online.
Tudo isso com o objetivo de se obter insights sobre as necessidades, desejos e sentimentos em relação à marca de uma empresa. Para colocar em prática o social listening em um negócio, é preciso seguir as etapas apresentadas a seguir.
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Identifique as plataformas sociais relevantes
Descubra onde os clientes que procuram por teste de estanqueidade, por exemplo, estão presentes e interagem com a marca em questão. A internet disponibiliza diferentes ferramentas que podem ser úteis nessa etapa, como o Google Analytics e o Social Sprout.
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Defina seus objetivos
Determine o que deseja alcançar com o social listening. Por exemplo, você pode querer identificar oportunidades de vendas, entender as opiniões dos clientes sobre seus produtos e serviços ou monitorar a reputação da marca.
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Escolha as palavras-chave certas
Selecione as palavras-chave que deseja monitorar em suas plataformas de rede social, ou seja, o SEO (Search Engine Optimization), isto é, a otimização do motor de busca, mas em ferramentas específicas, como Facebook e Instagram.
Isso pode incluir o nome da sua marca de ventilador industrial, produtos, concorrentes, indústria ou qualquer outra palavra-chave relevante.
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Utilize ferramentas de monitoramento
Utilize ferramentas de monitoramento como o Hootsuite, Brandwatch ou Mention para acompanhar as menções das palavras-chave escolhidas nas plataformas selecionadas.
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Analise e interprete os dados
Analise os dados coletados para entender as opiniões, sentimentos e comportamentos dos clientes.
A partir disso, identifique as oportunidades de melhoria e tome decisões estratégicas para aprimorar o atendimento, os produtos e a comunicação da sua empresa.
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Aja em resposta às informações obtidas
Utilize os insights coletados para tomar decisões em tempo hábil, responder às necessidades dos clientes e melhorar a reputação da marca.
Ao seguir essas etapas, o social listening pode ser uma solução eficiente para o monitoramento de uma marca, permitindo que se façam ajustes sempre que necessário, de acordo com anseios e necessidades dos clientes, ou adaptação ao mercado em que a empresa atua.
Diferença que o social listening faz nas empresas
O social listening pode fazer uma grande diferença na rotina empresarial e corporativa, pois permite que as empresas acompanhem e respondam às conversas dos clientes em tempo real.
Isso porque, fica mais fácil identificar problemas e oportunidades, pois o social listening permite que as empresas se prontifiquem de forma eficiente, o que pode ajudar a tomar decisões mais informadas.
Outra diferença fundamental é que o social listening permite que as empresas identifiquem problemas que os consumidores estão enfrentando e, consequentemente, respondam a eles rapidamente, melhorando a experiência do cliente e aumentando a satisfação.
Por isso, manter o monitoramento da reputação da marca deve ser contínuo, levando em consideração que o social listening permite responder de maneira eficiente a críticas e comentários negativos, evitando possíveis crises de reputação.
Do lado positivo, existe a identificação de tendências e necessidades do mercado, como empresas focadas no setor industrial e distribuição de válvulas de segurança e alívio, por exemplo, no mercado B2B (Business To Business).
Sendo assim, o social listening permite que as empresas identifiquem tendências emergentes e necessidades do mercado, o que pode ajudá-las a desenvolver novos produtos e serviços ou aprimorar os existentes.
Da mesma forma, há uma melhor compreensão das necessidades e desejos dos clientes, o que pode ajudar as empresas a criar campanhas de marketing mais eficazes e personalizadas.
Tudo isso pode levar a uma maior satisfação do cliente, melhorias na eficiência da empresa e aumento da receita.
Conclusão
Para finalizar, vale reforçar que o social listening é uma técnica eficiente que pode fornecer informações valiosas para as empresas sobre o que os clientes estão dizendo sobre produtos e serviços nas redes sociais, assim como na internet em geral.
Isso pode ajudar as empresas a identificar problemas, melhorar a experiência do cliente e monitorar a reputação da marca.
Além disso, o social listening também pode ajudar as empresas a entender melhor as necessidades e desejos dos clientes, identificar tendências emergentes e do mercado, assim como criar campanhas de marketing mais eficazes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.