A automedicação é um problema grave para qualquer pessoa. Isso porque, as medicações não passam de substâncias químicas que podem mexer com a saúde do indivíduo como um todo e causar diversas doenças graves, como por exemplo o câncer.
Dessa forma, entre os inúmeros problemas, a automedicação pode prejudicar a saúde bucal.
Além das doenças, essa prática de automedicação, que infelizmente é bem comum no Brasil, pode levar até mesmo a morte, já que essas substâncias podem acabar causando danos irreparáveis, além de mascarar os sintomas de um problema, que pode ser grave, e sem o devido tratamento pode acabar evoluindo e causando mais estragos.
Sendo assim, veja a seguir o que você precisa saber sobre os perigos da automedicação, entendendo como a intoxicação se dá em pessoas que se automedicam e como esse problemas podem estar relacionadas com a saúde bucal, bem como confira dicas de como prosseguir em caso de incômodo ou desconforto bucal devido a automedicação.
Quais os riscos desse costume?
Não é segredo para ninguém que a automedicação faz muito mal, tanto que aqui no Brasil, a comercialização de remédios só é permitida com prescrição médica, com o intuito de impedir que pessoas comprem remédio e tomem por conta própria. Para entender de uma vez por todas o perigo dessa prática, leia adiante os principais riscos desse costume.
Em primeiro lugar, mesmo com um bom plano de saúde dentário, a pessoa que faz automedicação pode sofrer intoxicação. Medicamentos como analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios estão entre os principais responsáveis pelo surgimento desse quadro nos pacientes.
Vale a pena destacar que muitas dessas pessoas que tomam remédios por conta própria, ainda deixam de ler a bula e, assim, não entendem os compostos químicos presentes naquele produto. Isso é importante já que algumas substâncias podem causar alergias graves que em alguns casos podem levar o paciente até a morte.
Outro problema grave que a automedicação pode trazer, até mesmo para quem faz acompanhamento com o dentista através de um convênio de dentista, é a sensação de falsa melhora. Isso porque, esses remédios podem sanar os sintomas do problema mas não resolvê-lo.
Assim, a doença pode evoluir de maneira silenciosa, e quando o paciente se der conta, pode acabar com uma situação muito pior de saúde.
Vale a pena destacar que os sintomas nada mais são do que sinais do corpo e, por isso, eles são o indicativo importante de que algo está acontecendo, para que possa buscar a devida ajuda médica.
Por último,mas definitivamente não menos importante, o uso de substâncias também pode causar a resistência do organismos a medicações e, assim, fortalecer bactérias e microrganismos.
Como ocorre a intoxicação?
De acordo com pesquisadores, normalmente, a intoxicação medicamentosa acontece pelo uso acidental de remédios, principalmente com crianças.
Justamente por isso que é necessário que os pais tenham cuidado em locais de armazenamento dos remédios, assim como realize a contratação de um convênio odontológico.
Sendo assim, é importante manter a organização dos medicamentos e evite deixar os comprimidos soltos em locais como:
- Gavetas;
- Dentro de vasos;
- Potes;
- Objetos de decoração.
Deve-se destacar que os responsáveis pela casa não devem permitir o acesso de animais domésticos, crianças ou idosos às medicações.
Além disso, lembre-se de que a automedicação é popular justamente por que as pessoas acreditam que todas as dores podem ser facilmente curadas através dos remédios, mas isso é apenas um mito.
É sempre importante buscar o devido tratamento, que só é possível através da consulta com um profissional da área, através de um dentista bom, por exemplo, que por sua vez solicitará os devidos exames e assim adquirir o melhor tratamento para resolver a doença de uma vez por todas.
Como devemos prosseguir no caso de algum incômodo ou desconforto bucal?
O primeiro passo que deve ser tomado na identificação de um incômodo ou desconforto bucal é justamente procurar um profissional dentista, ação que pode ser realizada facilmente através da contratação de um convênio dentista. Isso porque apenas o profissional dentista poderá indicar o melhor tratamento.
É de extrema importância que não realize a automedicação e busque investigar o real motivo do problema, para que possa tratá-lo, já que somente através dos devidos exames será possível identificar os motivos da doença e resolvê-la.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.