Vivemos em um mundo em constante mudança. Isso é muito positivo, pois essa mudança impulsiona o progresso da sociedade. No entanto, também pode criar desafios significativos para o seu negócio se você não conseguir permanecer relevante nesse cenário em constante mudança. Por outro lado, as empresas que são capazes de criar sua nova relevância à medida que nosso mundo evolui terão vantagem sobre seus concorrentes. Em última análise, permanecer relevante é uma das chaves para o crescimento dos negócios.
Existem inúmeros exemplos de empresas que não conseguiram se manter relevantes e pagaram severas consequências. O exemplo mais óbvio é o Blockbuster Video. Depois de dominar o negócio de aluguel de vídeo por mais de uma década, eles não conseguiram ver como a tecnologia estava mudando seu cenário de negócios. Os clientes não queriam mais dirigir até a loja para encontrar um filme para assistir. A Netflix mudou o paradigma ao entregar DVDs em sua casa e depois mudou novamente ao inaugurar a era do streaming. Quando a Blockbuster não conseguiu se adaptar a essas mudanças, elas se tornaram irrelevantes e acabaram falindo.
A indústria de táxi é outro exemplo do que pode acontecer quando você não consegue se manter relevante. Durante anos, as empresas de táxi tiveram o monopólio de sua indústria. No entanto, quando aplicativos como Uber e Lyft criaram um modelo mais conveniente para os consumidores, as empresas de táxi ficaram para trás.
Embora permanecer relevante seja claramente essencial para o sucesso contínuo dos negócios, também é mais fácil falar do que fazer. Na Webolutions, tentamos viver isso todos os dias. Um dos nossos valores fundamentais é “Melhoramos continuamente”. Isso significa algo muito específico para nós: abraçamos mudanças constantes e aprendemos a evoluir para criar novas possibilidades. Ao viver esse valor, estamos constantemente focados em criar nossa nova relevância no mundo em mudança de hoje. Também trabalhamos em estreita colaboração com nossos clientes para ajudá-los a permanecer relevantes à medida que seu setor muda.
Para entender melhor o que é necessário para permanecer relevante no cenário do seu setor, recomendamos a leitura do seguinte artigo da Forbes:
Como crescer nos negócios e permanecer relevante
Principais conclusões deste artigo
Neste artigo, os membros do Conselho de Desenvolvimento de Negócios da Forbes fornecem 14 dicas sobre como você pode permanecer relevante para seus clientes em um mundo em constante mudança. Muitas dessas dicas podem ser agrupadas em vários temas-chave, com algumas das dicas se aplicando a vários temas.
Entenda as necessidades de seus clientes
Para permanecer relevante, você deve continuar atendendo às necessidades de seus clientes. No exemplo da Blockbuster acima, eles não entenderam que as necessidades de seus clientes haviam mudado – especificamente, uma loja física que cobrava taxas atrasadas se você não conseguisse devolver um vídeo alugado em uma janela de tempo específica era não atendem mais às suas necessidades.
As dicas a seguir podem ajudá-lo a se manter a par das necessidades de seus clientes:
- Entre em contato com seus clientes pessoalmente e converse com eles para ver como eles estão indo e o que mais eles precisam
- Peça aos seus clientes que preencham uma pesquisa que ajude você a entender o que eles valorizam em seus produtos e serviços e em quais outros desafios você pode ajudá-los
- Realize workshops e mesas redondas com clientes que explorem os desafios que seus clientes estão enfrentando e como seus produtos podem ajudá-los a superar esses desafios de maneira mais eficaz
- Envolva seus clientes em um processo colaborativo em que eles tenham a capacidade de fornecer informações sobre suas próximas inovações
Invista no seu negócio
É fácil ficar tão ocupado que você simplesmente adota uma mentalidade de “negócios como sempre”. No entanto, isso pode limitar sua capacidade de se envolver na autorreflexão e no planejamento estratégico necessários para continuar a evoluir com as necessidades em constante mudança de seus clientes. As ações a seguir podem ajudar você a manter o foco na criação de relevância ao longo do tempo:
- Refine continuamente seus processos operacionais para aumentar a eficiência
- Concentre-se em melhorar o valor que seus produtos e serviços fornecem
- Melhore seu atendimento ao cliente para fortalecer sua marca e construir relacionamentos mais fortes com o cliente que melhorarão a retenção
- Crie um plano de negócios estratégico que o ajude a manter o foco nos objetivos da sua empresa e em como melhor atingi-los
- Conduza análises de concorrentes para identificar tendências em mudança e como seus concorrentes estão se reinventando para ficar no topo dessas tendências
- Diversifique sua linha de produtos ou serviços para atingir uma nova base de clientes
- Construir conexões com indivíduos na academia que podem fornecer insights mais profundos sobre seu setor e ajudá-lo a entender melhor as tendências atuais
Espalhe a palavra
Um dos componentes críticos de se manter relevante com seus clientes é permanecer em mente. Isso requer um investimento em estratégias de marketing inteligentes e direcionadas. Algumas maneiras pelas quais seus esforços de marketing podem ajudá-lo a permanecer relevante incluem:
- Aproveite seu banco de dados de clientes para criar um funil de vendas mais longo que o mantenha na frente de seu público por mais tempo
- Crie novos conteúdos regularmente que sirvam a dois propósitos: informar seu público sobre o valor dos produtos/serviços que você fornece e estabelecer sua empresa como um líder de pensamento confiável do setor
- Desenvolver novos segmentos de negócios para alcançar um grupo mais amplo de clientes
Recursos adicionais para ajudá-lo a entender como criar sua nova relevância
Recomendamos os seguintes artigos para expandir ainda mais seu conhecimento sobre como criar sua nova relevância em nosso mundo em constante mudança. Muitas das dicas que você encontrará nesses artigos são semelhantes às do artigo da Forbes, mas, quando combinadas, podem ajudar a fornecer uma visão mais profunda sobre como abordar essas estratégias.
Usando esta informação
Permanecer relevante requer esforço constante. Talvez a maior vantagem dessas informações seja que a chave para permanecer relevante é realmente entender as necessidades em constante mudança de seus clientes. Sem esse conhecimento, você não terá os insights necessários para inovar continuamente e fornecer o valor que eles precisam. Se você não está fazendo um esforço conjunto para envolver seus clientes em conversas sobre suas necessidades, este deve ser o primeiro lugar para começar. À medida que você aprender como pode atender melhor às necessidades deles, começará a entender quais ajustes em seu negócio são necessários para permanecer relevante.
Deixe nos te ajudar
Trabalhamos regularmente com nossos clientes para ajudá-los a permanecer relevantes à medida que seu setor muda. Quando você começar a trabalhar conosco, conduziremos um processo de Posicionamento de Mercado que o ajudará a entender melhor as transformações que seu negócio cria para seus clientes. Também criaremos personas de clientes detalhadas que aprofundam as necessidades, desafios e preocupações que seus clientes enfrentam. Ajudaremos você a esclarecer o tipo de mensagem que melhor ressoará com seu público para diferenciar sua empresa de seus concorrentes e permanecer relevante ao longo do tempo. Também realizaremos uma análise completa da concorrência que identifica oportunidades de inovação para garantir que você esteja à frente de seus concorrentes.
Você sairá desse processo com uma compreensão mais clara do propósito de sua empresa, o valor que você cria e como você pode aproveitar esses pontos fortes para melhor atender às necessidades de seus clientes.
Uma empresa de consultoria de negócios e implementação estratégica de amplo espectro. Ajudamos empresas em todo o país a identificar e efetivamente dar vida à sua história única, permitindo-lhes escalar de forma mais rápida, inteligente e fácil.
Nossas áreas específicas de especialização incluem:
- Desenvolvimento de Marca Diferenciada
- Estratégias de marketing e comunicação
- Planejamento e implementação da jornada do cliente
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