Projetos personalizados de vidraçaria: saiba tudo sobre
Além das peças de vidros comuns é possível personalizar um projeto pensando exatamente em uma finalidade específica. Como sabemos o vidro faz parte das maiorias dos projetos, nem que seja em uma simples janela veneziana.
Por isso, com o avanço das tecnologias e mão de obra voltada para os diferentes estilos de arquitetura, os projetos de vidros personalizados se destacaram ainda mais.
Saiba tudo sobre alguns modelos personalizados e muito mais sobre suas características, como é feito e qual o tipo de vidro ideal, conferindo o post até o final.
Como são feitos os projetos personalizados?
Os projetos de vidraçaria personalizados podem ser desenvolvidos de diferentes maneiras, dependendo das preferências do cliente. No entanto, existem algumas etapas gerais que são seguidas na criação desses projetos.
Coleta de informações
O primeiro passo é coletar todas as informações relevantes do cliente. Isso inclui o tipo de vidro desejado, as dimensões, o estilo e o propósito do projeto, bem como qualquer outra informação relevante.
Consulta e design
Com base nas informações fornecidas pelo cliente, os profissionais de vidraçaria, como os da vidraçaria Curitiba, de acordo com as informações, criam um design personalizado que atenda os requisitos.
Basicamente o processo varia, mas pode passar por uma criação de esboços, desenhos técnicos ou até mesmo modelos em 3D para visualização.
Orçamento
Após o design ser finalizado, é elaborado um orçamento detalhado. Nele é calculado todo custo, incluindo os materiais, mão de obra, instalação e quaisquer outros serviços adicionais necessários para a conclusão do trabalho.
Fabricação
Dessa forma, assim que o design e o orçamento são aprovados, a vidraçaria inicia o processo de fabricação.
Normalmente, com a escolha dos materiais adequados, é feito o corte e o acabamento do vidro, assim como molduras ou suportes.
Instalação
Após a fabricação estar concluída, a equipe realiza a montagem e a instalação do projeto de vidraçaria personalizado no local especificado.
Eles garantem que tudo esteja corretamente posicionado e fixado de forma segura. Do mesmo modo, oferecem instruções e dicas para uma manutenção segura.
Pode personalizar qualquer tipo de vidro?
Para quem ainda tem dúvidas, dá, sim, para personalizar diferentes tipos de vidro, como vidro temperado, vidro laminado, vidro float e vidro jateado. A personalização pode ser feita de várias maneiras, incluindo decalque, sublimação e jateamento.
No processo de decalque, uma película é aplicada sobre o vidro e levada a um forno industrial de alta temperatura.
Esse processo utiliza serigrafia e tintas especiais que suportam altas temperaturas. O resultado é uma estampa nítida e com cores vivas e vibrantes. Sendo indicada para projetos que requerem detalhes precisos e cores intensas.
Já no caso da sublimação em vidros, o processo é mais simples e rápido. Nele é preciso aplicar uma resina específica no vidro e, em seguida, realizar a transferência da imagem através do calor.
No entanto, pela transparência do vidro, a estampa pode ficar um pouco apagada e com menos destaque. Por isso, é comum utilizar vidros jateados para criar um fundo que destaque a imagem.
O jateamento é um processo de fosqueamento do vidro, ele pode ser realizado de diferentes maneiras, como com máquina laser ou com jateamento de pó de alumínio.
Sua função é criar um fundo opaco no vidro, o que permite criar desenhos e texturas personalizadas.
Por fim, vale lembrar que o custo pode variar dependendo do tipo de personalização, do tamanho do projeto, da complexidade da arte e da quantidade de vidros a serem personalizados, assim como o tipo do vidro.
De qualquer forma, ao passar as instruções e desejos do projeto, vidraçarias como a vidraçaria Curitiba centro, já conseguem passar um orçamento completo. Também é importante consultar se a empresa realiza a personalização.