landing page

Saiba o que é landing page e como criar a sua em 2023

No mundo digital, a conversão acaba sendo um dos fatores mais importantes para qualquer empresa que está buscando crescer. Por isso, a adoção de uma boa landing page pode ser uma estratégia essencial nesse sentido.

A busca pela conversão, no entanto, pode até ser um fator muito pensado nos dias de hoje, mas não é novo, uma vez que as empresas sempre prezam por esse tipo de dinâmica, uma vez que isso representa uma elevação de vendas.

Nesse sentido, de um ponto de vista mais analógico, a busca por criar identidades visuais atraentes e outros elementos importantes, como é o caso de alguns recursos, como decoração de loja e outros fatores, possuem uma profunda relação com essa intenção.

O cliente que, via de regra, está “só dando uma olhadinha” em uma loja, pode ser convertido a qualquer momento a partir de algumas perspectivas que vão desde a venda até os recursos visuais da loja.

Se, porventura, uma pessoa entra em um determinado lugar e não tem ninguém para atendê-las, isso pode representar uma perspectiva de conversão baixa, uma vez que ela pode sair do estabelecimento e procurar outro local.

De um ponto de vista de ampla concorrência, como é o caso de um shopping ou, até mesmo, de um centro comercial, esse é um ponto que ganha ainda mais desdobramentos e que precisam ser considerados.

Tanto é assim que, via de regra, quando esses lugares estão inseridos em uma dinâmica de maior concorrência, os vendedores são mais proativos e os lugares tendem a chamar mais atenção.

Esses são fatores importantes que demonstram como a conversão é um fator determinante dentro do mundo analógico, também, uma vez que ela pode fazer com que uma loja venda mais que outras.

Por ser o principal fim de um comércio, é fundamental que as abordagens estejam coerentes com o que as empresas estão buscando dentro dessas instâncias.

Mundo digital e conversão

Baseando-se em todos esses pontos, é possível perceber que o mundo digital conseguiu potencializar todos esses aspectos, criando uma lógica cada vez mais acentuada e destinada para a conversão de um modo geral.

Isso se dá, principalmente, por conta do número gigante de ferramentas que podem ajudar nesse tipo de conversão, o que pode ajudar as empresas a trazerem alguns objetivos específicos para esses padrões.

Desta forma, é possível pensar em elementos que podem elevar o destaque de uma empresa, outros que podem atrair e, também, aqueles que irão ser destinados a uma lógica de conversão.

Destaque

Do ponto de vista do destaque, há uma série de elementos que podem interagir com isso e esses são pontos que vão depender, de uma forma geral, dos objetivos que a empresa possui dentro de uma plataforma.

Se a ideia for investir em palavras-chave que tenham a ver com camera de monitoramento via internet preço, é possível pensar em alguns recursos que podem ser otimizados para mecanismos de busca.

Essa é uma forma de criar uma dinâmica que irá destacar a empresa dentro dos mais diversos elementos de pesquisa, ajudando, assim, a otimizar a entrada de clientes em um site a partir de algumas dinâmicas.

Além disso, há uma série de impulsionamentos que estão relacionados a esse tipo de dinâmica, como é o caso dos links patrocinados ou, até mesmo, a busca por uma boa elaboração de redes sociais.

Esses são aspectos que podem fazer com que uma empresa de limpeza e jardinagem consiga se destacar de forma segmentada para o seu público, fazendo com que eles interajam com a próxima etapa da jornada.

Atração

A atração, nesse caso, surge como um dos pontos que vão fazer com que haja uma qualificação ainda maior desse lead, uma vez que ele vai se reconhecer em algum ponto estratégico importante.

Desta forma, é possível pensar em alguns aspectos que são essenciais, como é o caso de um bom marketing de conteúdo que, via de regra, fará com que os clientes compreendam aquela plataforma como algo atraente antes mesmo do momento da compra.

Ao pesquisar por fechamento sacada vidro preço, é possível que um conteúdo a esse respeito chame mais a atenção do que os produtos ou os serviços oferecidos dentro daquele mercado.

Conversão

Com o lead dentro da plataforma, há uma série de elementos que podem contribuir para a sua conversão, o que tem a ver com a consideração da jornada do cliente dentro de uma lógica de funil de vendas.

Mas, nesse caso, um dos fatores mais importantes é, justamente, a landing page, uma vez que ela funcionará como o ponto de partida para a conversão do cliente, criando uma lógica de direcionamento cada vez maior.

O que é landing page?

Todo mundo já recebeu algum email marketing, pesquisou em algum mecanismo de busca ou, até mesmo, clicou em uma postagem em redes sociais, o que resultou em um fator comum entre todos esses padrões: a entrada em uma landing page.

Essa é uma página que representa um local de aterrissagem onde o cliente vai parar no momento que o seu clique é atraído, servindo, assim, como um dos pontos iniciais de contato com a marca.

É preciso, nesse caso, que exista um grande apoio do ponto de vista dos itens de conversão logo de início, tornando aquele contato o mais proveitoso possível para a empresa e para o cliente.

Quando um usuário pesquisa por closet planejado fechado em um mecanismo de busca, o seu clique, certamente, irá destiná-lo para uma landing page, o que pode ser uma oportunidade importante para converter esse lead em cliente.

No entanto, nem sempre isso é possível, mas é importante que alguns dados sejam colhidos nesse momento, como uma ficha cadastral ou um email para possíveis ofertas.

Benefícios de uma landing page

Com base em todos esses aspectos, é possível entender a landing page como um elemento central para que algumas realizações possam ser feitas pelas empresas, criando, assim, algumas perspectivas importantes.

Seu propósito fundamental é a conversão, mas ela pode interagir com coleta de dados e divulgação de uma série de elementos que podem fazer total diferença na hora de construir uma estratégia no mundo online.

Seja como for, é importante que haja uma percepção a respeito de como uma empresa que trabalha com móveis planejados para banheiro de apartamento pequeno pode conseguir converter mais clientes.

Com isso, há uma série de benefícios que podem ser percebidos pelas empresas e precisam ser apontados. Alguns deles são:

  • Maior conversão;
  • Otimização de SEO;
  • Retenção;
  • Fidelização.

Todos esses pontos podem ser consequências diretas de uma boa landing page, fazendo com que uma simples venda de rastreador para caminhão via satélite consiga ter outros desdobramentos em uma loja especializada nesse setor.

Como criar uma landing page

Com base nisso tudo, a criação de uma boa landing page acaba sendo um fator determinante para a elaboração de uma série de dinâmicas de conversão.

Por isso, é importante manter uma lógica que siga algumas dicas para que não se caia em generalistas que podem prejudicar a empresa.

Investir em layouts otimizados

A landing page, via de regra, não funciona como o site da empresa, mas, sim, com uma página destino com a intenção de converter e, por conta disso, é preciso que seu layout seja otimizado nesse sentido.

Assim, se o cliente pesquisar por Abdominoplastia masculina, é preciso que a landing page esteja toda condicionada a uma lógica de venda desse produto, sem muitos rodeios.

Textos simples e CTAs

Ainda do ponto de vista da objetividade, é fundamental que os textos e chamadas sejam simples e consigam dialogar de forma bastante precisa com o que o público está buscando.

Além disso, um dos recursos de linguagens que são mais importantes é a utilização de CTAs, o que pode ser um elemento essencial para que, assim, haja uma percepção sólida do cliente sobre o que fazer.

Fazer testes

É preciso, antes de qualquer coisa, que a empresa entenda que é preciso testar algumas possibilidades para que, assim, os clientes consigam trazer as informações adequadas a respeito de como uma landing page deve ser.

Nesse sentido, um Teste A/B pode ser uma boa pedida, uma vez que ele pode lidar com duas possibilidades diferentes, mensurando os fluxos de cada uma delas e, assim, elaborando algumas impressões.

Desta forma, uma autoescola que está buscando converter mais clientes para uma aula para motoristas habilitados pode habilitar uma série de perspectivas importantes.

Considerações finais

Diante de tantas possibilidades que há dentro do meio digital, a busca pela conversão de leads ainda é um dos pontos essenciais.

Por essa razão, a criação de uma boa landing page é um ponto central para todos os desdobramentos nesse sentido.

Saber como qualificar essas perspectivas pode ser um fator determinante para os mais diversos segmentos empresariais.

Desta forma, é preciso considerar alguns pontos para que, assim, haja uma consideração cada vez mais sólida nesse sentido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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