Soluções inovadoras para a gestão de resíduos

Soluções inovadoras para a gestão de resíduos

A sustentabilidade tem se tornado uma pauta cada vez mais falada nos últimos anos e a tendência é que ela se mantenha cada vez mais em alta, e quando abordamos a preservação ambiental, um dos principais pontos abordados é justamente a chamada gestão de resíduos. 

 

O Brasil é um dos países que mais sofre com a produção exagerada de resíduos dentro do seu cotidiano, o nosso país produz cerca de 82 milhões de toneladas anuais de lixo, de acordo com a WWF, o país ocupa a quarta colocação no mundo de maiores produtores de resíduos de plástico e em quinto na produção de lixo eletrônico. 

 

Mesmo com tantos resíduos sendo produzidos, a reciclagem é um detalhe extremamente preocupante, apenas 22,1% do plástico acima é reciclado, e se formos abordar os resíduos de maneira mais ampla, o Brasil acaba reciclando apenas 2% de todo lixo produzido, no meio disso, não precisamos nem falar o quanto esses resíduos podem prejudicar o meio-ambiente, certo? 

Poluição visual, poluição do solo, poluição do ar e do lençol freático, e o prejuízo na saúde da população são apenas alguns exemplos de como o mau direcionamento dos resíduos pode gerar agravamento na rotina das pessoas, que terão que utilizar bota de segurança para não contrair doenças e se esquivar de todo o mal que a geração equivocada de resíduos pode causar. 

 

É claro que ninguém quer passar por um cenário negativo, concorda? Então é preciso buscar saídas para esse nicho e é isso que vamos abordar hoje! No texto a seguir, nós separamos algumas soluções inovadoras para a gestão de resíduos, como realizá-la de forma otimizada? Como ser eficiente na sua atuação? Bora conferir como? Então vamos lá!

 

 

Logística reversa

 

Como vimos nos dados acima, o Brasil é um grande produtor de resíduos em diversas frentes, tanto no varejo quanto no atacado, e muitas vezes, a ausência de uma boa gestão de resíduos se dá justamente pela falta de entendimento do que fazer com o produto após o seu uso completo, qual a melhor finalidade e o descarte que deve ser dado a ele?

 

Pensando nisso, a chamada logística reversa aparece como uma grande ferramenta para trazer um norte de quais ações devem ser feitas, esse conceito se baseia na devolução do produto para a empresa ou para indústria após o mesmo ter sido utilizado ou não tiver mais nenhum tipo de valor para aquele usuário. 

 

É o exemplo de alguns conectores elétricos, de um eletrodoméstico como uma televisão e até mesmo um caderno ou um móvel de madeira, com a logística reversa, a empresa criadora do produto faz o recolhimento em algum ponto de coleta dando o fim correto a ele. 

 

Isso é benéfico para todos os lados, o consumidor consegue se livrar daquele item da forma correta, já a empresa pode reutilizar a matéria-prima em forma de reciclagem do material, enquanto os resíduos em sua totalidade são gerenciados, reaproveitados ou tem o seu destino escolhido da maneira correta. 

 

Mudando todo o ecossistema

 

Por mais que o Brasil produza resíduos em excesso e a população no geral não recicle os produtos, nós sofremos com outro problema que precisa de solução: o ecossistema e a infraestrutura para a destinação correta de resíduos. Em diversos países no mundo, vemos esgotos que passam por tratamentos otimizados, transportes de coleta de resíduos operando de forma eficiente e dando um destino correto para os resíduos, leis ambientais e fiscalização aperfeiçoada nas indústrias e empresas e por aí vai. 

 

Para que a gestão de resíduos de fato seja eficiente, é preciso que todo o ecossistema passe por uma reforma, é necessário ter recursos para aplicar algumas ferramentas e trabalhar com aquilo que está ao nosso alcance de maneira otimizada e que consiga aproveitar cada detalhe. 

 

É necessário ter mais pontos de coleta, mais leis ambientais que proíbem o descarte de resíduos de forma incorreta, mais fiscalização, mais transportes que efetuam essa coleta e mais fortificação na estruturação voltado ao saneamento básico. 

 

Pode parecer uma tarefa complicada, mas é tão simples quanto uma escada de concreto pré moldada, é necessário ter um bom planejamento e colocar em prática o que será melhor para as empresas e a população em sua totalidade. 

Soluções inovadoras para a gestão de resíduos

Diminuição na geração de resíduos

 

Uma solução inovadora, mas extremamente simples para a gestão de resíduos é justamente a diminuição da geração dos mesmos, como citamos lá no começo, a sustentabilidade está cada vez mais em alta e é preciso se conscientizar sobre isso para diminuir o ritmo acelerado da geração de resíduos que ocorre atualmente. 

 

É preciso que as empresas comecem a reciclar seus materiais, reutilizar a matéria-prima, e encontrar soluções mais inteligentes e eficientes dentro da sua própria produção, evitando e diminuindo a geração de resíduos. 

 

A reciclagem e o reuso de algumas matérias-primas é o centro para conseguir gerenciar melhor os resíduos e diminuir o ritmo da sua produção, então busque aplicar essa diminuição, saiba fazer o seu controle e se atentar em cada detalhe. 

 

Se cada um fizer a sua parte… 

 

Aqui não temos uma solução inovadora, mas sim um lembrete crucial: se cada um fizer a sua parte, a gestão de resíduos pode melhorar e muito os seus resultados, sabemos que é necessário mais programas de incentivo para a destinação correta dos produtos, mas é possível que as ações partam de cada um de nós. 

 

Desde a realização correta da limpeza de fossa até a separação dos itens como metal, vidro, plástico e papel, cada detalhe importa e destinar os resíduos para os pontos corretos pode ajudar e muito o desenvolvimento ambiental e a sobrevivência global nos próximos anos. 

 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *