O trabalho remoto é uma modalidade que não envolve as estruturas comuns de um escritório, de modo que os profissionais possam realizar suas atividades em casa ou em qualquer outro lugar.
Também oferece mais tempo livre e a oportunidade até mesmo de viajar enquanto realiza as atividades profissionais do cotidiano.
É uma opção muito benéfica para pessoas que vivem longe das grandes cidades e onde é comum uma maior concentração de empresas. Eles podem atuar em grandes organizações e receber salários mais altos, sem precisar comparecer ao espaço.
Portanto, esse tipo de trabalho permite que os colaboradores exerçam suas atividades, independentemente da localidade, graças a ferramentas tecnológicas que facilitam a comunicação e a organização das tarefas.
Embora essa modalidade já exista há algum tempo, tornou-se mais popular em 2020 por conta da pandemia. Ao longo dos últimos anos, muitas empresas e profissionais perceberam as vantagens de trabalhar dessa forma.
Para entender melhor, este texto vai mostrar os benefícios e a importância do trabalho remoto, quais são as disposições da CLT sobre a modalidade, como ele funciona, como implementar na empresa e de que maneira influencia a produtividade.
Importância e benefícios do trabalho remoto
O trabalho remoto é uma modalidade que traz alguns desafios para empresas e profissionais, mas eles não diminuem sua importância.
Em 2020, ele se tornou mais popular por conta da pandemia da COVID-19, mas conforme o tempo passou, muitas organizações optaram por voltar para a modalidade presencial, entretanto, cerca de 70% dos profissionais sentem dificuldades com esse retorno.
Muitos também acreditam que essa mudança chega a ser estressante, além de 58% que consideram ser mais difícil progredir na carreira, uma vez que pretendem continuar trabalhando remotamente.
As pessoas conseguem equilibrar melhor vida pessoal e profissional, por exemplo, um tutor de animais pode levar seu pet até um centro de ortopedia cachorro sem prejudicar seu rendimento.
Isso mostra que um dos fatores que explicam a importância do trabalho remoto é a possibilidade de atender às demandas dos funcionários e equilibrá-las com as necessidades da organização.
Além disso, a prática traz muitos outros benefícios, tanto para os funcionários quanto para a empresa, e entre eles estão:
- Redução de custos;
- Mobilidade;
- Produtividade;
- Sustentabilidade.
Trabalhar em casa evita gastos com transporte, alimentação e vestuário, além disso, quem tem filhos e animais domésticos não precisa gastar com escola em período integral ou empregados domésticos.
Os custos corporativos também diminuem, principalmente as contas de luz, água e telefone, além de dispensar a manutenção nos equipamentos e no próprio espaço.
Uma das coisas mais estressantes para quem trabalha fora são as longas horas no trânsito para se deslocar de casa para a empresa e vice-versa.
O funcionário de uma organização especializada em laudo de bombeiro para comércio pode trabalhar em casa, por isso, o tempo que gastaria no trânsito pode ser usado para outras coisas, como atividades de lazer e exercícios físicos.
O corte de gastos e a redução do tempo na locomoção traz mais qualidade de vida e motivação, dois elementos responsáveis por aumentar a produtividade. Uma pessoa menos estressada consegue manter o foco em suas atividades.
Todo o cotidiano se torna mais sustentável, afinal, com menos carros nas ruas, a poluição do ar também diminui, e isso é muito importante para preservar o meio ambiente e a qualidade de vida.
Disposições da CLT
Antes da Reforma Trabalhista ocorrida em 2017, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não mencionava o trabalho remoto.
Só que a reforma regulamentou algumas regras para que as organizações pudessem fazer esse tipo de contratação. De acordo com as novas regras, as companhias precisam se adequar.
A CLT define o teletrabalho como uma forma de realizar as atividades profissionais fora das dependências da corporação, mesmo que o funcionário tenha que comparecer às reuniões ou prestar contas de seu serviço.
Por exemplo, os funcionários do escritório de um fornecedor de salgados para festa de casamento que trabalham em casa se encaixam no trabalho remoto.
De acordo com o Artigo 75-B da CLT, é considerado como teletrabalho a prestação de serviços fora das dependências do contratante, usando tecnologia e sistemas de comunicação que não se constituam no trabalho externo.
Se porventura o funcionário tiver que comparecer na empresa para uma reunião, ainda assim se encaixa no teletrabalho. Além do mais, todos os direitos trabalhistas são protegidos, como férias e décimo terceiro.
Como funciona o trabalho remoto?
O funcionamento dessa modalidade de trabalho consiste em realizar as atividades de qualquer lugar, mesmo que o profissional esteja em outro país.
Mas, mesmo diante dessa flexibilidade, é necessário arcar com algumas responsabilidades, visto que o indivíduo deve participar de reuniões, mesmo que por meio dos recursos virtuais, para manter contato com a equipe.
Por exemplo, um contador que trabalha para uma doceria especializada em bolo de festa de aniversário infantil e que atua em trabalho remoto, pode realizar suas atividades de qualquer lugar, desde que cumpra suas funções.
Como implementar o trabalho remoto?
O primeiro passo para implementar essa modalidade de trabalho é definir as expectativas, pois ele não pode ser confundido com a total autonomia por parte dos colaboradores.
O gestor deve explicar o que é esperado dessas pessoas, além de definir prazos e fazer o acompanhamento das atividades.
Tendo em vista que cada funcionário pode trabalhar em uma localidade diferente, a comunicação deve se tornar prioridade, pois assim é possível evitar mal-entendidos e retrabalhos.
Uma das ferramentas mais usadas pelas empresas para resolver essa questão e evitar problemas maiores é o Google Meet, pois com ele é possível fazer videochamadas com segurança e estabelecer uma boa comunicação.
O gestor de uma loja autorizada de porta Stanley 4 folhas precisa entender que nem todos estão preparados para trabalhar dessa forma, pois querendo ou não, o trabalho remoto exige um pouco mais de autonomia.
Assim sendo, é necessário acompanhar os funcionários no dia a dia, e para isso, é primordial contar com ferramentas de produtividade em nuvem para acompanhar as atividades do setor, sem ter que solicitar relatórios para os colaboradores.
Outra coisa importante é investir em uma operação centralizada para evitar que cada funcionário use suas próprias ferramentas. Se todos puderem se concentrar em um mesmo sistema, fica mais fácil alinhar a equipe.
Influências na produtividade
Uma das maiores preocupações das empresas em relação ao home office é a baixa produtividade, pois é mais fácil perder o controle sobre o quanto o funcionário está trabalhando, uma vez que ele não está no escritório.
Mas de acordo com um relatório da Formstack de 2022, 77% dos profissionais que trabalham em casa afirmaram que sua produtividade é mais alta.
Além disso, até mesmo líderes de empresas em todo o mundo afirmaram que a flexibilidade oferecida por essa modalidade gerou impactos positivos no rendimento dos funcionários.
Mesmo que uma confecção de moda praia infantil atacado se preocupe em relação a esse aspecto, o fato é que trabalhar em casa traz muitos benefícios para a produção diária.
Independentemente da forma como as coisas são feitas, ou ao horário e até mesmo no tipo de tarefa, o fato é que trabalhar de casa traz mais flexibilidade e autonomia, e isso é muito importante para elevar o engajamento e a satisfação.
Qualquer empresa que queira uma equipe produtiva, primeiro precisa garantir que esses profissionais se sintam satisfeitos com seu trabalho.
Além disso, ao longo do expediente, é muito comum ver os colaboradores fazendo pausas para tomar um café e conversar um pouco, afinal, convivem uns com os outros.
Mas uma pessoa que trabalha em casa fazendo encomenda de bolo de aniversário e não tem muito contato com outros colaboradores também não terá muitas distrações.
Além disso, várias pesquisas já mostraram que os profissionais preferem trabalhar sozinhos, pois isso ajuda a aumentar a concentração.
Para muitos, é difícil ter que trabalhar o dia todo na mesma mesa e no mesmo ambiente, e uma das maiores razões para a satisfação com o trabalho é poder variar o ambiente.
Se o profissional está com dores nas costas e sente que precisa se deitar, mesmo não sendo adequado, pode levar o computador para a cama e continuar produzindo.
Por fim, os funcionários também podem cuidar de outros assuntos do seu interesse sem precisar enfrentar a correria do dia a dia. Para um filho que tem um pai internado em um asilo particular , ter essa flexibilidade é fundamental.
Considerações finais
O trabalho remoto é uma modalidade muito querida por empresas e profissionais no mundo todo, devido aos benefícios que oferece.
Para aproveitá-los, basta saber implementar esse tipo de rotina e orientar os funcionários sobre seu funcionamento.
A organização vai conseguir diminuir os custos relacionados às tarefas que precisam ser realizadas e os colaboradores terão mais facilidade para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.